domingo, 2 de outubro de 2022

Evangelho Deste Domingo – Dia de Santos Anjos da Guarda, companheiros na caminhada

 

Anúncio do Evangelho (Lc 17,5-10)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— A Palavra do Senhor permanece para sempre; e esta é a Palavra que vos foi anunciada (1Pd 1,25)

 — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 5os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!”

6O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria.

7Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso tu poderás comer e beber?’ 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado?

10Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

sábado, 1 de outubro de 2022

Eleições 2022: votação segue horário de Brasília em todo o país

 O eleitor deve ter atenção redobrada neste domingo (2), pois diferentemente de pleitos anteriores, o período de votação para as Eleições 2022 foi unificado em todo o país e seguirá somente o horário de Brasília, não mais levando em consideração diferenças de fuso horário.

A decisão pela unificação foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda em dezembro, sob a justificativa de que, dessa maneira, será possível iniciar a apuração e a divulgação de resultados logo após o fim da votação, sem a necessidade de se aguardar os estados com fuso mais atrasado.

Com a decisão, no próximo domingo todas as seções eleitorais do país estarão abertas das 8h às 17h no horário de Brasília. Somente poderão votar após as 17h de Brasília os eleitores que já estiverem na fila.

Nos estados que seguem fuso horário diferente daquele de Brasília, o horário local de abertura das urnas será adequado. É o caso de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e parte do Amazonas, onde a votação ocorrerá de 7h às 16h, no horário local.

No Acre e em algumas seções eleitorais do Amazonas, as urnas abrirão e fecharão com duas horas de antecedência. Nesse caso, a votação ocorrerá das 6h às 15h. Já na ilha de Fernando de Noronha, onde o fuso é uma hora adiantado em relação a Brasília, as urnas devem ficar abertas de 9h às 18h.

Divulgação

A previsão do TSE é que a divulgação de resultados seja iniciada tão logo seja encerrada a votação. Os números poderão ser acompanhados, por exemplo, pelo aplicativo de celular Resultados, disponíveis nas lojas Android e iOS. A Justiça Eleitoral também criou uma página na internet especificamente para este fim.


Vem aí Dia das Crianças na Clínica Maria Teonas

 

A entrada será gratuita, basta pegar seu acesso que estará disponível na recepção da Clínica Maria Teonas.

Na segunda dia 10 de Outubro, as 18h00

Leve sua criança e venha se divertir nessa noite mágica!

Clínica Maria Teonas Vocação em Atender Bem!

Contatos: (84) 9 9952 0263

                         9 9936 1564


Eleições 2022: saiba o que é preciso levar no dia da votação

O eleitor poderá exercer seu direito de voto, neste domingo (2), com apenas um documento oficial com foto. Pode ser carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte, certificado de reservista, identidade funcional emitida por órgão de classe e até carteira de trabalho.

Veja aqui a lista completa de documentos válidos para votar. 

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esses documentos poderão ser usados ainda que a data de validade esteja vencida. As certidões de nascimento ou de casamento, por outro lado, não valem como prova de identidade na hora de votar.

Não há, portanto, obrigatoriedade de levar o título de eleitor, que muitas vezes a pessoa nem consegue localizar em casa no dia da eleição, por ser um documento pouco usado no cotidiano.

No entanto, é fundamental saber o local de votação, como zona e seção eleitoral. Por isso, ter o título em mãos pode ser útil, mas essa informação pode ser facilmente consultada na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet.

O eleitor também tem a opção de votar apresentando o e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral em que é possível consultar e baixar o próprio título de eleitor, em versão digital, e acessar serviços como emissão de certidões de quitação eleitoral, consulta de local de votação e até fazer a justificativa para a ausência, caso não possa votar. O aplicativo pode ser baixado nas lojas de aplicativo do celular ou tablet.

Se a pessoa já tiver feito o cadastramento biométrico (com as impressões digitais) na Justiça Eleitoral, o perfil no e-Título virá acompanhado de uma foto. Nesse caso, não é preciso nem apresentar um documento oficial com foto, pois o mesário poderá atestar a identificação no momento do voto. A imagem do eleitor só aparecerá no e-Título se ele tiver feito o cadastro biométrico. Caso a fotografia não apareça, será necessário levar também um documento oficial com foto na hora de votar.

Vale lembrar que o TSE proibiu este ano que o eleitor ingresse na cabine de votação portando celular, máquina fotográfica, filmadora ou similar. Então, mesmo que apresente documentação digital no celular, como e-Título ou outro documento de identificação válido, após a confirmação da identidade, o aparelho ficará com o mesário enquanto o eleitor procede a votação.

Pelas regras vigentes, os mesários devem perguntar ao eleitor, antes de votar, se está portando algum dos aparelhos em questão, que podem interferir no sigilo do voto. Se a resposta for afirmativa, o objeto deve ser entregue até a conclusão do processo de votação.

Caso contrário, a mesa receptora deve impedir que a pessoa vote, registrar em ata os detalhes da situação e acionar a força policial e o juiz eleitoral. Os tribunais regionais eleitorais têm autonomia para usar detectores de metal portáteis para impedir o uso de equipamentos eletrônicos na cabine de votação.


Justificativa de ausência na votação pode ser enviada online

 Os eleitores que precisarem justificar a ausência no primeiro e segundo turno das eleições poderão utilizar o aplicativo e-Título durante o horário de votação, das 8h às 17h.

A justificativa também pode ser feita em qualquer local de votação com apresentação do requerimento de justificativa eleitoral e um documento com foto, também durante o horário do pleito. 

Se não for possível fazer a justificativa durante o horário de votação, é possível regularizar a situação até 60 dias após cada turno sem o pagamento de multa. O procedimento pode ser feito pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica.

Além de preencher os documentos, é necessário anexar comprovantes (um bilhete de passagem, por exemplo) que justifiquem a ausência na votação. A justificativa será analisada por um juiz eleitoral.

Quem estiver no exterior pode justificar pelo e-Título no horário da votação. Também é possível fazer a justificativa posterior com prazo de 60 dias após cada turno ou 30 dias depois do retorno ao Brasil. 

Em todos os casos, o eleitor deve fazer uma justificativa para cada turno em que não puder comparecer.


Mais de 330 mil brasileiros votarão em trânsito no primeiro turno

Mais de 330 mil brasileiros que estarão fora do domicílio eleitoral neste domingo (2) solicitaram o voto em trânsito à Justiça Eleitoral. Na eventualidade de segundo turno, o pedido foi feito por 314.804 eleitores.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na comparação com as eleições gerais de 2018, os pedidos de voto em trânsito aumentaram 278% em relação ao primeiro turno, quando foram feitas 87.979 solicitações, e 277% em relação ao segundo, que registrou 83.494 pedidos.

Para o público geral, o prazo para requerimento, alteração ou cancelamento da habilitação para votar em trânsito ou em seção distinta da origem nas eleições deste ano terminou em 18 de agosto. Já para militares, guardas municipais, agentes de trânsito e pessoas convocadas para apoio logístico, entre outros, o prazo foi até 26 de agosto.

O estado de São Paulo é o destino do maior número de pessoas que pediram para votar em trânsito no primeiro turno: 82.393. Destes, 38.030 paulistas pretendem votar fora do domicílio eleitoral, mas no próprio estado, que é o maior colégio eleitoral do país.

Por outro lado, 44.363 eleitores de outros estados requereram o direito de votar em São Paulo. Em 2018, São Paulo também registrou o maior número de eleitores que votaram em trânsito na primeira etapa da eleição: 17.773.

A segunda maior movimentação no primeiro turno deve ocorrer no Rio de Janeiro, onde 30.916 eleitores que pediram para votar fora do domicílio de origem. Destes, 14.054 fluminenses votarão em trânsito dentro do próprio estado e 16.862, em outros estados. Em 2018, a segunda maior movimentação de eleitores para o voto em trânsito no primeiro turno ocorreu em Minas Gerais, com 10.163 requerimentos.

Transferência temporária

A transferência temporária para outra seção eleitoral é facultada aos presos provisórios e aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa em unidades de internação; aos integrantes das Forças Armadas, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Ferroviária Federal, das polícias civis e militares; e às equipes do Corpo de Bombeiros e de guardas municipais que estiverem em serviço por ocasião das eleições. Vale também para juízes eleitorais, servidores da Justiça Eleitoral e promotores eleitorais, além de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Neste ano, 26.725 militares pediram a transferência temporária (TTE) de sua seção no primeiro turno. Os presos provisórios, por sua vez, fizeram 12.903 solicitações. Por parte da Justiça Eleitoral, foram 7.792 requerimentos de transferência temporária para votação e 149.643 TTEs de ofício.

Outros casos

Ao todo, 469 indígenas e quilombolas indicaram para o primeiro turno o local onde preferem votar, em vez daquele em que está sua seção eleitoral.

A opção é assegurada a indígenas e quilombolas, desde que dentro dos limites da circunscrição da eleição.

No caso de eleitores com deficiência ou com mobilidade reduzida, 14.001 pediram para votar no primeiro turno em uma seção especial com acessibilidade.

Voto no exterior

Conforme o Código Eleitoral e a Resolução TSE nº 23.669/2021, quem está no exterior não pode votar em trânsito.

Entretanto, se o título de eleitor estiver cadastrado em outro país, e a pessoa estiver em território nacional, será possível votar este ano penas para presidente da República. No total, 1.719 pessoas nesta situação pediram para votar em trânsito na primeira etapa do pleito.

Na eventualidade de haver segundo turno, foram 1.496 pedidos.

Consultas

Para saber o local onde votar em trânsito, o eleitor deve acessar o Portal do TSE e clicar no link Consulta aos locais de votação para o voto trânsito (pessoas ausentes do seu domicílio eleitoral), localizado em “Locais de Votação”, na aba “Eleições 2022”.

“Caso o eleitor habilitado para votar em trânsito não compareça à seção, deverá justificar a ausência, inclusive se estiver no domicílio eleitoral de origem no dia da eleição. A justificativa não poderá ser feita no município por ele indicado para o exercício do voto”, orienta o TSE.


Parelhas Tem Magno Edificações

 


Estelionatários foram presos tentando alugar veículos em Currais Novos usando documentação falsa

No fim da tarde desta sexta-feira (30) dois homens, usando documentos falsos, tentaram alugar um veículo em uma locadora de Currais Novos, sendo que um deles ficou na locadora e o outro permaneceu dando suporte em uma pick-up strada branca.

A PM e a PRF foram acionadas e um dos suspeitos foi preso quando tentou fugir da loja.

O estelionatário identificado como Breno Dionísio de Assis Lacerda foi encaminhado à delegacia de plantão em Caicó.

Ao chegar lá o outro comparsa, que tinha conseguido fugir, identificado como Francisco Wilton Duarte Mendes, já o aguardava com um advogado.

Na ocasião, o delegado autuou os dois em flagrante por falsificação de documentos públicos, furto qualificado e associação criminosa.

Os suspeitos já foram presos em outro estado por vender carros alugados. Breno Dionísio responde a vários processos em outros estados.

O grupo criminoso aluga veículos e posteriormente os vendiam como se fossem legítimos proprietários. A dupla de golpistas permanece presa em Caicó aguardando decisão da justiça.


Redução do preço do querosene de aviação passa a valer hoje

A redução de 0,84% nos valores de venda do Querosene de Aviação (QAV) da Petrobras para as distribuidoras está valendo a partir de hoje (1º). A companhia informou que esta é a terceira queda nos preços do produto. Anteriormente, os preços tinham caído 10,4%, em setembro, e 2,6%, em agosto.

A empresa informou que a prática dos últimos 20 anos indica ajustes mensais de preços de QAV, que são definidos por meio de fórmula contratual negociada com as distribuidoras.

“Os preços de venda do QAV da Petrobras para as companhias distribuidoras buscam equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo, com reajustes aplicados em base mensal, mitigando a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio”, revelou.

A comercialização do QAV é feita pela Petrobras apenas para as distribuidoras. Cabe às distribuidoras transportarem e venderem o produto para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos ou para os revendedores. “Distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento”, observou.

“Importante ressaltar que o mercado brasileiro é aberto à livre concorrência e não existem restrições legais, regulatórias ou logísticas para que outras empresas atuem como produtores ou importadores de QAV”, afirmou.


Final de Semana Com Muita Economia é no Supermercado Santo Antonio - Loja II

 


Mega-Sena sorteia neste sábado o maior prêmio de concurso regular da história: R$ 300 milhões

Sem pagar o prêmio principal nos últimos 14 concursos, a Mega-Sena volta a ser sorteada neste sábado (1º), com a promessa de pagar R$ 300 milhões ao apostador que cravar sozinho as seis dezenas reveladas.

O prêmio estimado para o concurso 2.525 é o maior da história dos sorteios regulares da loteria, sem considerar a Mega-Sena da Virada e a correção monetária. O sorteio está marcado para as 20h, no Espaço da Sorte, que fica na avenida Paulista, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Caixa Econômica.


Feira Livre em Parelhas Acontece Normalmente Nesta Segunda (3) Feriado Estadual

 

A Secretaria de Agricultura, dos Recursos Hídricos, da Pesca, Meio Ambiente e da Defesa Civil, informa que a Feira Livre acontecerá normalmente nesta segunda-feira (03/10), Feriado Estadual dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu.


Operação Lei Seca registra aumento de 211% em prisões de motoristas por embriaguez ao volante em 2022

A Operação Lei Seca prendeu de janeiro a setembro deste ano 211% motoristas a mais por embriaguez ao volante do que no mesmo período do ano passado no Rio Grande do Norte. Os dados são do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) e a maior parte desses casos aconteceu na capital Natal.

Ao todo, 106 motoristas foram presos pelo crime – em 2021 foram 34 neste mesmo período. O número dos primeiros nove meses de 2021 é menor do que apenas o do mês de setembro deste ano, em que a operação prendeu 36 pessoas por embriaguez ao volante.

“Uma série de fatores [explica o aumento], dentre os quais podemos destacar o incremento no número de operações, que tem sido feitos realmente em horários alternados e dias também em que as pessoas não esperam uma fiscalização, como segundas, terças e quartas”, explicou o major César Fagundes, comandante da Lei Seca no RN.

A operação mais recente aconteceu na madrugada de quinta-feira (29) e prendeu quatro motoristas durante uma blitz montada em frente ao cemitério do Alecrim, na Zona Leste de Natal.

“E se deve também ao fato de estarmos sendo mais criteriosos com aqueles que se recusam a realizar o teste de alcoolemia, posto que, no momento em que você se recusa, se tiver um conjunto de sinais que denotem uma alteração da capacidade psicomotora você também é passível de de ir pra delegacia”, explicou o comandante da Lei Seca no estado.

“Então, essa ideia de se recusar ao teste e ser sinônimo de multa tão somente já não é mais compatível. São inúmeros os casos em que os condutores se recusam a realizar o teste e nós estamos sim levando à delegacia para ser preso em flagrante”.

Autuações e penas

Os presos são autuados no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata de conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência.

A pena é de detenção de seis meses a três anos, sendo passível de fiança, além de multa e suspensão ou proibição de se obter habilitação para dirigir.

Além disso, a Operação Lei Seca também realizou 239 autuações administrativas a condutores por dirigirem sob efeito de álcool em setembro (entenda mais abaixo a diferença).

Outros casos registrados neste mês de setembro foram cinco procedimentos por porte de entorpecentes, recuperação de um veículo roubado, flagrante de cinco menores de idade ao volante e apreensão de uma arma de fogo ilegal.

Diferença: autuação administrativa x prisão

O que diferencia os casos de prisão e de autuação administrativa pelo consumo de bebida alcoólica associado à direção é a concentração de álcool no organismo do condutor, verificada pelo bafômetro.

Segundo a Resolução 432 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a infração administrativa é prevista para os motoristas flagrados com quantidade de 0,05 mg/l a 0,33 mg/l. A prisão por crime de embriaguez ao volante é para quem tiver concentração igual ou superior a 0,34 mg/l.

Mesmo que o condutor negue realizar o exame, os policiais também podem levá-lo à delegacia se constatarem visivelmente o estado de embriaguez.

g1-RN



Está Construindo ou Reformando seu imóvel? Então Visite o Armazém Dantas

 Pensou em construir ou reformar?

Visite o Armazém Dantas, onde preço e qualidade andam juntos.

Trabalhamos com madeiras Angelim Vermelho, madeira Uxí, no varejo e no atacado, com o melhor preço da região.

Oferecemos ainda lajes, portas, janelas, material elétrico, material hidráulico e ferros para sua construção.

Acompanhe-nos em nossas redes sociais @armazemdantas e faça seu pedido através do nosso Whatsapp (84) 9 9983 0609.

Aceitamos todos os cartões crédito e debito parcelando no valor de avista sem juros, pagamentos por PIX, link de cartões e boletos.

Entre em contato com a gente

 (84) 9 8896 5743

(84) 9 9983 0609

Armazém Dantas – Armazém de Goba


Nove estados anunciam Lei Seca para domingo

Nove estados anunciaram que vão restringir a venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições para evitar perturbações durante a votação. Nestes estados, a Lei Seca vai valer para o próximo domingo (2), primeiro turno do pleito, e em 30 de outubro, no caso de um segundo turno. 

Até o momento, Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Roraima, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Tocantins anunciaram a proibição. As demais unidades da federação ainda avaliam a possibilidade de adoção da Lei Seca. 

No Amapá, está determinado que a partir das 22h do dia 1º, sábado, até as 18h do dia 2 de outubro, domingo, é proibida a venda, fornecimento e consumo de bebidas alcoólicas no estado. 

No Amazonas e no Ceará, a proibição começará a partir de 0h de domingo e permanecerá até as 18h do mesmo dia. Em Roraima, a Lei Seca valerá das 23h de sábado (1º) até as 19h de domingo. 

Fiscalização

Em Mato Grosso do Sul, fica proibida a venda de bebidas em bares, restaurantes, lojas de conveniência, hotéis e lanchonetes. A restrição será aplicada entre as 3h e 16h de domingo.

Esses estados informaram que vão fiscalizar o descumprimento da Lei Seca. Quem não respeitar a proibição poderá ser preso em flagrante por desobediência e descumprimento de decisão da Justiça Eleitoral.

Já o estado do Paraná decidiu revogar a lei seca anteriormente prevista. No Distrito Federal, a lei seca deixou de ser adotada nas eleições de 2018. No Rio de Janeiro, não há lei seca eleitoral desde 1996. Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, a última vez que a lei seca foi implantada foi na eleição de 2006.


Presidente do TSE, Moraes chama eleitores para comparecerem às urnas e pede ‘paz, consciência e responsabilidade’

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, escreveu nesta sexta-feira (30) no Twitter um convite para os eleitores comparecerem às urnas no domingo (2) e pediu “paz, consciência e responsabilidade”.

No domingo, 156 milhões de brasileiros estarão aptos a votar no primeiro turno das eleições. A população vai escolher presidente, governador, deputado federal, senador e deputado estadual (ou distrital). Na rede social, Moraes classificou a votação como a “festa da democracia”.

“Eleitoras e eleitores, compareçam no domingo, 2/10. Vamos todos votar com paz, segurança e harmonia; respeito e liberdade; consciência e responsabilidade. Juntos, todas as brasileiras e brasileiros na grande festa da democracia: as eleições gerais de 2022”, afirmou o ministro.


PRF prende no RN casal com a quantia de R$ 8.615,00 em espécie, vasto material de campanha e lista de quem receberia o dinheiro

A PRF realizou na noite desta sexta-feira (30) uma abordagem no km 208 da BR-304, município de Caiçara do Rio do Vento, em que foi constatado crime eleitoral.

Junto a um casal foi encontrado a quantia de R$ 8.615,00 em espécie e vasto material de campanha, como dezenas de milhares de santinhos e adesivos, além de listas e anotações de quem iria receber o dinheiro.

Os candidatos no material apreendido são Samanda Alves (PT), candidata a deputada federal, e Isaac da Casca (MDB), candidato a deputado estadual.

Com informações do Blog da GL


Detona Preço é Promoção da Rede Nordeste NOVELAR

 





Com volta de titulares, Flamengo encara Bragantino pelo Brasileirão

O Flamengo recebe o Bragantino na noite deste sábado (1º) no Maracanã, em busca dos três pontos para retornar à zona de classificação (G4) do Campeonato Brasileiro. Já o Massa Bruta, 13º colocado, quer interromper uma sequência de oito jogos sem  vitórias. O duelo da 29ª rodada da Série A.

Após um mês sem vencer no Brasileirão, o Flamengo quer não só retomar o caminho da vitória no campeonato, como quebrar um jejum de 26 anos sem ganhar do Massa Bruta.

A boa notícia é o retorno Pedro, Arrascaeta e Everton Ribeiro - cedidos às suas seleções nacionais - que voltaram a treinar com o time na última quinta-feira (29).

O técnico Dorival Júnior poderá escalar os três jogadores ao lado de Gabigol no ataque. Vidal, que estava na seleção chilena, deve estar entre os titulares.

 Entre os desfalques estão João Gomes, Léo Pereira e Matheuzinho, que cumprem suspensão após o terceiro carão amarelo contra o Fortaleza, na última quarta (28). Erick Pulgar deve ser poupado, pois se recupera de uma entorse no tornozelo esquerdo. Já Varela deve ficar entre os reservas. 

Pelo lado paulista, o Bragantino não vence no Brasileirao há oito partidas. Entretanto, a equipe de Maurício Barbieri tem a seu favor um bom retrospecto contra o Flamengo e tentará assim espantar a má fase: desde que voltou à Série A em 2020 foram cinco jogos, com duas vitórias do Bragantino e três empates.

No primeiro turno, o Massa Bruta levou a melhor sobre o time carioca por 1 a 0, no jogo que marcou a demissão do técnico rubro-negro Paulo Sousa. O detalhe é que o Braga vivia um jejum de vitórias parecido: na ocasião eram nove jogos sem vencer. Esse foi o maior jejum vivido pelo Massa Brutta nesta temporada.

Para o jogo desta noite, o time da cidade de Bragança Paulista tem quatro desfalques: Alerrandro, Bruninho, Gabriel Novaes e Jan Hurtado, que nem sequer viajaram para o Rio de Janeiro.

Das ausências em campo, a de Alerrandro deve ser a mais sentida, já que é o artilheiro do Braga na temporada (ao lado de Luan Cândido) e principal referência no ataque. A provável escalação do Bragantino deve ser: Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Natan e Luan Cândido; Raul, Lucas Evangelista e Eric Ramires (Hyoran); Artur, Helinho e Carlos Eduardo.


Sesap prorroga campanha de vacinação contra a pólio por mais dez dias

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vai prorrogar por mais dez dias a campanha de vacinação contra a poliomielite no Rio Grande do Norte.

A campanha se encerraria nesta sexta-feira (30). A medida foi pactuada com os municípios e se dá pela baixa cobertura de imunização contra a paralisia infantil.

Entre as crianças, de acordo com os dados da Sesap deste dia 30, apenas 49% tiveram a aplicação da dose no RN. E entre os 167 municípios potiguares, apenas 27 atingiram a meta de 95% da população infantil vacinada.

De acordo com a coordenadora de vigilância em Saúde, Kelly Lima, a extensão da campanha é essencial para ampliação da cobertura de proteção contra a pólio. “Decidimos, em colegiado, ampliar essa campanha em nosso estado com a ideia de intensificar a vacinação e chegar ao final desses próximos dez dias com a cobertura de 95%”, afirmou a coordenadora.

A Sesap e os municípios já haviam pactuado anteriormente uma série de medidas, como horários flexíveis em postos de saúde e reforço da busca ativa, para incrementar os números.


Auxílio Brasil: bancos não podem cobrar taxas, diz ministro

O ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, disse em Brasília, que as instituições financeiras não podem cobrar nenhum tipo de taxa, seja administrativa ou de abertura de crédito, para famílias que aderirem ao crédito consignado do Auxílio Brasil. Em entrevista, ele destacou ainda que o teto de juros a serem praticados é de 3,5% ao mês.

“O empréstimo consignado veio para assessorar as famílias nesse momento de recuperação social que o país passa [no] pós-pandemia. Principalmente, para a troca de uma dívida muitas vezes cara por uma dívida com juros mais baratos.

Essas famílias, que se encontram endividadas, às vezes pagando taxa de juros em cartão de crédito da ordem de até 20% ao mês, agora vão poder trocar essa dívida cara por uma dívida barata”, explicou.

Empréstimo consignado

Outra possibilidade, segundo o ministro, é que as famílias que recebem o Auxílio Brasil e que optarem pelo empréstimo consignado utilizem o recurso para empreender, já que o programa agora permite que beneficiários constituam, por exemplo, microempresa individual sem perder o benefício.

“A família consegue, com esse novo benefício do consignado, comprar um equipamento para continuar a sua produção. Muitos profissionais autônomos que, durante a pandemia, tiveram a sua renda prejudicada, muitas vezes chegando a zero e impedidas de ganhar o seu sustento, agora, com essa ferramenta do empréstimo consignado, vão conseguir retomar a sua atividade de trabalho”, argumentou.


Atendimentos Deste Sábado na Clínica Maria Teonas

 




Aneel mantém bandeira tarifária verde para outubro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde em outubro para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com a decisão, não haverá cobrança extra na conta de luz pelo sexto mês seguido.

A conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril deste ano. Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia.

Caso houvesse a instituição das outras bandeiras, a conta de luz refletiria o reajuste de até 64% das bandeiras tarifárias aprovado no fim de junho pela Aneel. Segundo a agência, os aumentos refletiram a inflação e o maior custo das usinas termelétricas neste ano, decorrente do encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses.


Evangelho Deste Sábado – Dia de Santa Teresinha do Menino Jesus, doutora da infância espiritual

 

Evangelho (Lc 10,17-24)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”.

18Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”.

21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.

22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.

23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.