terça-feira, 29 de outubro de 2013

Bandidos explodem agência bancária e atiram contra policiais

Criminosos voltaram a agir contra agência bancária e destruíram uma unidade do Banco do Brasil, na cidade de Guamaré.
Na madrugada desta terça-feira (29), uma quadrilha invadiu a cidade e usaram dinamites para explodir o banco.
Populares contaram que chegaram a ouvir três fortes explosões, na tentativa do bando em arrombar os caixas eletrônicos. Os criminosos, de acordo com a polícia, estavam em dois carros, sendo um Dublô e um Pálio.
Parte da quadrilha foi até a base da PM e atirou contra a viatura e contra os policiais.
Nesse momento, houve uma reação e intensa troca de tiros. Enquanto isso, o resto dos criminosos explodia a agência bancária.
Com a ação concretizada na agência bancária, os bandidos fugiram por uma estrada que dá acesso à Galinhos.
Desde a madrugada a polícia realiza diligências, porém, ninguém foi preso até o momento. 

Portal BO - Foto: Blog Guamaré em Dia

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Jovem é assassinado no Planalto e suspeita é envolvimento com drogas

O jovem foi identificado como Diego Barbosa Cruz de Lima, de 18 anos, foi executado, na manhã desta segunda-feira (28), no bairro Planalto, zona Oeste de Natal.
A vítima, segundo a polícia, estava caminhando na travessa Valência, quando um veículo Fiorino parou e dois homens desceram.
Um deles, armado com um revólver, atirou em direção ao rapaz, que morreu antes mesmo da chegada do socorro.
Segundo o soldado Lucivaldo, do 9º Batalhão da Polícia Militar, devido a lei do silêncio no local, não foi possível colher informações mais precisas sobre o crime.
Os familiares de Diego, que preferiram não serem identificados, relataram que o jovem era viciado, o que levantou a suspeita da motivação ter relação com as drogas.
O crime será investigado no 11º Distrito Policial.

Sérgio Costa - Foto: Cedida / Ariane Viana

Dieese estima injeção de R$ 143 bilhões na economia com 13º salário

Pouco mais de R$ 143 bilhões, decorrentes do pagamento do décimo terceiro salário, devem ser injetados na economia brasileira neste ano, indica estudo divulgado pelo (Dieese).

O montante representa aproximadamente 3% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país). O valor deste ano representa crescimento de 9,8% em relação ao de 2012.

Cerca de 82,3 milhões de trabalhadores serão beneficiados com o rendimento adicional de R$ 1.740, em média. O número dos que receberão o décimo terceiro aumentou 2,9% na comparação com os beneficiados no ano passado.
A estimativa é que 2 milhões de pessoas a mais passem a receber o adicional de fim de ano.
Aproximadamente 70% dos recursos (R$ 100 bilhões) irão para trabalhadores da ativa, que representam 50,6 milhões de pessoas, ou 61,4% do total de beneficiários.
O valor médio do abono para esse segmento é R$ 1.988,05. Contando apenas os trabalhadores domésticos com carteira de trabalho, o rendimento médio cai para R$ 856,77 – os domésticos somam 1,760 milhão, correspondendo a 2,2% do total de trabalhadores.
A parcela formada por aposentados e pensionistas da Previdência Social, que representam 37,4% dos beneficiários, receberá pouco menos de R$ 30 bilhões.
O valor médio do benefício é R$ 951,23. Há ainda o conjunto de 760 mil pessoas que recebem pensão da União (regime próprio) e ficarão com 5% do montante, o equivalente a R$ 7,2 bilhões.
O valor médio, nesse caso, é R$ 7.309,85. Os que recebem pelo regime próprio dos estados ficarão com R$ 6,3 bilhões, ou 4,4% do montante.
Aposentados e pensionistas do regime próprio da União não estão incluídos na conta e respondem, isoladamente, por 5% do montante, podendo viver em qualquer região.
Os empregados do Distrito Federal deverão receber o maior valor médio pago pelo benefício, R$ 3.174. O menor irá para os estados do Maranhão e do Piauí, com média de R$ 1,1 mil. Esses valores não incluem aposentados pelo regime próprio dos estados.
O levantamento é baseado em dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, além de informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2012, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério da Previdência e Assistência Social e da Secretaria do Tesouro Nacional.
O estudo do Dieese não considera autônomos, assalariados sem carteira ou outras formas de inserção no mercado de trabalho que, eventualmente, recebem algum tipo de abono de fim de ano.
Também não há distinção de categorias que recebem parte do décimo terceiro antecipadamente, por definição de acordos ou convenções coletivas de trabalho.
Os dados, portanto, constituem uma projeção do volume total que entra na economia ao longo do ano em razão do décimo terceiro salário. Estima-se, entretanto, que cerca de 70% dos valores sejam pagos no fim do ano.

Por Camila Maciel / Agência Brasil

PM deteve cidadão que estava maltratando animais em cidade Seridoense


A Policia Militar de Currais Novos prendeu na manhã desta segunda-feira (28), a pessoa de José Claudino da Luz Júnior, de 40 anos, mais conhecido por Pepe, que na hora do patrulhamento de rotina, pegaram o acusado em flagrante maltratando um cachorro, nas proximidades da feira livre.

Segundo testemunhas, ele estava maltratando outros animais e desta forma, a guarnição conduziu Pepe até a delegacia de Policia Civil, onde foi instaurando um inquérito para apurar o crime de maus tratos a animais.

Jota Dantas 

Resultado do concurso da Assembleia será divulgado na Quarta

O tão aguardado resultado do concurso da Assembléia Legislativa terá resultado divulgado na próxima quarta-feira (30) no site da empresa organizadora do concurso, a Fundação Carlos Chagas.
Além do site www.fcc.org.br o resultado também será publicado no Diário Oficial do Estado.
A prova foi feita por mais de 28 mil pessoas no último dia 1º de setembro para os cargos de Analista Legislativo, Arquitetura, Analista de Sistema, Biblioteconomia, Enfermagem, Engenharia Civil, Jornalismo, Medicina e Psicologia com remuneração de R$ 6.215,20. 
Os cargos de nível médio como operador de Som, Programador, Taquigrafia e Técnico em Hardware também foram concorridos com remuneração de R$ 2.609,48.

Marília Rocha

Servidores de cidade do RN promovem assembléia para votar greve municipal

Os servidores públicos da administração municipal de São Tomé irão promover na próxima quarta-feira (30) uma assembléia para votação de uma greve geral da categoria no município. 

O motivo da paralisação é a falta de pagamento dos servidores que denunciam que não recebem salários desde o mês de agosto. 
A assembléia será na sede Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) e em seguida, os servidores terão audiência com o prefeito Gutemberg Pereira (PMDB).

Marília Rocha - Foto: Cedida

PRF registra 30 acidentes e autua 52 motoristas por embriaguez ao volante no fim de semana no RN

O trabalho de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no fim de semana, nas rodovias do RN, registrou 52 autuações por embriaguez ao volante e 30 acidentes. 

Nos testes de bafômetros, 488 motoristas foram submetidos ao exame e oito deles foram encaminhados para a delegacia, onde foram autuados, enquanto o resto teve seu veículo apreendido e multado. 

Nos acidentes, 16 pessoas ficaram feridas e um homem morreu. A vítima fatal foi identificada como Elias de Freitas Holanda, de 30 anos, condutor de uma motocicleta.


Ele não resistiu aos ferimentos após uma colisão frontal com um veículo Fox, no Km 169 da BR 406, na tarde desse domingo (27), no município de São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal. 

Fonte: Blog do BG

Municípios recebem R$ 1,36 bilhão referente ao terceiro decêndio do FPM nesta quarta (30/10)

As prefeituras vão receber nesta quarta-feira, 30, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao terceiro decêndio de outubro. 

O valor a ser creditado será de R$ 1.366.364.966,69. 

O montante considera a retenção do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
 
O repasse é 21,93% maior do que a projeção divulgada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) no começo do mês. 

Estimativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que, em valores brutos, sem a porcentagem destinada à Educação, o repasse é de R$ 1.707.956.208,36.
 
Com esse resultado, o mês de outubro fechou com o montante de R$ 4.662.221.728,78. O valor representa, em termos reais, 3,1% a mais do que o distribuído em outubro de 2012. 

Com o aumento em relação a outubro do ano passado, no acumulado do ano, o FPM apresenta aumento real de 1,5% em relação ao ano passado. De janeiro até agora, o Fundo soma R$ 57,2 bilhões.
 
A projeção do Tesouro Nacional de novembro em relação ao mês de outubro é de um crescimento de 34%. Para o mês de dezembro, espera-se um aumento de 12% em relação ao mês de novembro.
 

Agência CNM

domingo, 27 de outubro de 2013

ABC perde fora de casa para o Oeste

O ABC perdeu fora de casa para o Oeste pelo placar de 2 a 1 no estádio dos Amaros, em Itápolis (SP), na tarde deste sábado (26).

Em uma partida considerada morna, a equipe alvinegra chegou à terceira derrota seguida no campeonato e continua na incômoda 16ª posição na tabela. 

O técnico Roberto Fernandes teve dificuldade em montar a equipe, que tinha várias desfalques: Júnior Timbó, Daniel Paulista, Somália, Gilmar, suspensos, além de Giovanni Augusto, contundido, e Flávio Boaventura, que Roberto optou por não relacionar. 

A lista de baixas aumentou com os vetos de Leandro Santos e Alvinho, que vinham treinando no time titular, mas também reclamaram de contusão. 

"A gente lamenta o resultado por ter perdido um confronto direto.
Se tivéssemos o grupo inteiro à disposição, com certeza teríamos um resultado diferente", afirmou o treinador em entrevista à Rádio Globo Natal.

Em um confronto direto contra o rebaixamento, o jogo entre o 15º e o 16º colocado na tabela foi uma partida morna, onde faltou criatividade.

Na próxima rodada, o ABC enfrenta outro grande desafio: o clássico contra o América no Estádio Frasqueirão às 16h20, horário local, do próximo sábado (2). Já o Oeste enfrenta o Paysandu no mesmo dia e horário no Estádio Mangueirão, no Pará.

FICHA TÉCNICA
OESTE 2 X 1 ABC

Local: Estádio Amaros, em Itápolis (SP)
Data: 26 de outubro, sábado
Horário: 16h20 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Rafael da Silva Alves (RS)
Cartões amarelos: Memo (Oeste); Edson, Rodrigo Silva e Wesley Bigu (ABC)

Público: 1.051 pagantes
Renda: R$ 1.245,00
Gols: OESTE: Piauí, aos 33 minutos do primeiro tempo e aos 12 minutos do segundo tempo; ABC: Maurinho, aos 31 minutos do segundo tempo

OESTE:Fernando Leal; Eric, Dezinho, Ligger e Piauí; Adriano Alves, Memo, João Denoni e Marquinhos Paraná (Fernandes); Lelê (Pablo) e Bruno Batata (Emerson)
Técnico: Luís Carlos Martins

ABC: Wilson Junior; Rogélio, Lino e Gilson (Tony); Thiaguinho (Schwenck), Edson, Bileu, Tony (Erick Flores) e Wesley Bigu; Rodrigo Silva e Maurinho
Técnico: Roberto Fernandes

Tribuna do Norte 

No interior da Paraíba Quadros de motos foram encontrado dentro de uma cacimba

Na manhã da ultima sexta-feira dia (25/10), dois quadros de motos foram encontrados em um antigo cacimbão conhecido por cacimba dos bentos no Bairro do Estado em Cubati-PB.

Quando o proprietário realizava uma limpeza foi surpreendido ao ver dois quadros de  motos que foi jogado há um bom tempo, possivelmente fruto de roubo, a polícia foi chamada para receber os objetos para que seja feita a perícia, muitos curiosos estiveram no local. 

Fonte e foto: Silvio Neto 

Cubati Urgente

Vaquejada corre risco de ser proibida pelo STF

A corte analisa uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), proposta pela Procuradoria Geral da República (PGR) do Ceará, contra uma lei daquele Estado regulamentando a vaquejada como ‘prática desportiva e cultural’.

O procurador geral da República, Rodrigo Janot, emitiu parecer considerando a vaquejada ‘prática inconstitucional, ainda que realizada em contexto cultural’.

A Procuradoria Geral da República entende que a prática da derrubada do boi viola o art. 225 da Constituição Federal. A alegação é que “fere a proteção constitucional ao ambiente por ensejar danos consideráveis aos animais e tratamento cruel e desumano”.

O parecer fala ainda em “maus-tratos aos animais” e sustenta que a prática viola a Constituição nos dispositivos de proteção da fauna e da flora.

O governo do Ceará argumenta que a vaquejada estaria amparada no art. 215 da Constituição Federal (§ 1º), cuja previsão é a de que o “Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e difusão das manifestações culturais”.

Outra alegação do governo cearense é a de que a vaquejada é uma atividade turística que gera emprego e movimenta milhões. O procurador geral da República se contrapõe sustentando que essa alegação não é suficiente para dar constitucionalidade à derrubada do boi.

Com o parecer do novo procurador da República, Rodrigo Janot, o relator da ação, ministro Marco Aurélio Melo, poderá apressar um desfecho para a questão.

O Supremo Tribunal Federal (STF) já proibiu a “farra do boi”, em Santa Catarina, e as brigas de galo, no Rio de Janeiro. Por isso, a vaquejada corre risco. 


Josival Pereira

América vence e se tranquiliza na luta contra rebaixamento

O jogo tinha cara de decisão e os três pontos que tinha um sabor de título no confronto entre América e Ceará, quem levou a melhor foi o time natalense.

A equipe potiguar, com o resultado, atrapalhou a caminhada do alvinegro rumo ao G-4 e também se afastou ainda mais da zona de rebaixamento da série B.

O gol foi marcado por Max, aos 38 minutos da segunda etapa, o jogador comprovou sua fama de ser artilheiros do clube nos momentos mais importantes.

Os americanos voltam a campo no próximo dia 2 de novembro, para disputar o clássico contra o ABC, no Frasqueirão numa posição bem mais cômoda que a do adversário.

Ficha

América 1 x 0 Ceará

América: Andrey, Norberto, Cléber, Edson Rocha e Wnderson; Adílson (Cascata), Coutinho, Fabinho e Régis; Max (Edvânio) e Rodrigo Pimpão (Adriano Pardal). Técnico: Leandro Sena.

Ceará: Fernando Henrique, Marcos, Gustavo Silva, Potiguar e Vicente; João Marcos, Lulinha (Dinélson), Ricardinho e Rogerinho (Thiago Humberto); Mota e Magno Alves (Léo Gamalho). Técnico: Sérgio Soares.

Árbitro: Guilherme Sereta de Lima (SP)
Gol: Max/AME (35'/2ºT)
Público: 3679 pagantes
Renda: R$ 35.300,00
Estádio: Nazarenão


Tribuna do Norte

Grave acidente com vitima fatal foi registrado no interior da Paraíba

Na manhã da ultima Sexta-Feira (25/10), por volta das 05h30, um acidente na PB 177, tirou a vida do aposentado Adeildo Pessoa de Queiroz, de 78 anos, natural de Pedra Lavrada, o aposentado foi atropelado por uma caçamba de placas de Pocinhos-PB .


A vítima trafegava em uma moto, sentido São Vicente do Seridó-PB, mas, ao chegar no trevo foi surpreendido pela caçamba que o arremessou longe. A moto ficou toda retorcida.



O motorista após alguns minutos, apresentou-se a polícia e, foi conduzido para prestar depoimento na sétima regional em Picuí-PB.  

O Corpo da vítima foi liberado por uma equipe da Polícia Civil. O aposentado morava atualmente na cidade de Sossego-PB. 


Cubati Urgente

Em protesto, Unidade da InterTV é depredada por manifestantes

Os participantes do Movimento Passe Livre, que realizaram protesto na sexta-feira (25), depredaram a unidade móvel da InterTV Cabugi, após entrarem a Cientec, semana de ciência, tecnologia e cultura da UFRN.
O veículo estava estacionado ao lado do palco do anfiteatro da UFRN.
Os manifestantes haviam saído da marginal da BR-101 e decidiram entrar na área que circunda o anfiteatro do Campus gritando palavras de ordem em favor do passe livre.
Após rodearem o palco, encontraram a unidade móvel estacionada em área próxima.
Os mascarados decidiram iniciar o quebra-quebra do veículo, com chutes e pauladas e coquetel molotvs. Tentaram sem sucesso, virar o veículo e incendiá-lo. A polícia não interveio nenhum momento.
Após o ataque ao veículo, o grupo se dirigiu até as proximidades do túnel da BR-101 onde realizaram uma plenária para saber o destino da marcha.
Decidiram retornar à Cientec e se misturaram à multidão para dispersar a ação da Policia Militar que vigiava os manifestantes com quatro viaturas.
“Nos avaliamos que o movimento cumpriu seus objetivos e que vamos fazer novas avaliações para decidir os próximos atos”, disse um dos manifestantes.
Por Moisés de Lima e Virgínia França - Foto: Wellington Rocha

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 37 milhões no próximo sorteio

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 37 milhões no próximo sorteio. 
Ninguém acertou os números sorteados na noite deste sábado, 26 de outubro de 2013, na cidade de Paracatu/MG, o prêmio estava acumulado em R$ 29 milhões e não teve acertadores com seis dezenas.
Os números sorteados foram: 07 - 11 - 12 - 30 - 39 - 57
Nas cinco dezenas houve 154 acertadores que receberão R$ 20.868,02. Com quatro dezenas houve 11.783 acertadores que receberão cada R$ 389,62.
Para o próximo concurso 1543, a ser realizado na próxima quarta-feira, 30 de outubro de 2013, o prêmio esta estimado em R$ 37 milhões.

Gerlane Lima

Quatro são feridos e 22 são detidos na partida entre América e Ceará

Quatro feridos por armas de fogo e 22 pessoas detidas são o saldo inicial do confronto ocorrido na tarde deste Sábado na partida realizada entre o América e o Ceará no Estádio Nazarenão em Goianinha, válida pela Série B do Campeonato Brasileiro
O confronto começou antes do inicio do jogo quando indivíduos em três veículos  – um  Fox, um Corsa e um caminhão com placas não identificadas dispararam contra torcedores que se preparavam para entrar no estádio.
Quatro torcedores atingidos foram levados  para o hospital do município para receberem atendimento de urgência.
Dentro do estádio houve novo confronto entre os torcedores que derrubam a grade divisória das torcidas. Os PMs interviram com armas não letais – spray de pimenta e  balas de borracha para conter o conflito.
Após o término da partida, os ônibus que  transportaram os torcedores da equipe cearense foram escoltados por viaturas policiais até a divisa do estado com o Ceará

Por Bruno Araújo e Moisés de Lima

No primeiro dia do Enem, 24 candidatos são eliminados por postar fotos nas redes sociais

No primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 24 candidatos foram eliminados, até as 17 horas, por postarem fotos do exame em redes sociais. 
Os candidatos postaram, de dentro das salas de provas, por exemplo, fotos do cartão de resposta.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, não informou os estados dos estudantes desclassificados. Ele informou que a maioria pagou a taxa de inscrição. Os alunos concluintes da rede pública de ensino eram isentos do pagamento da taxa.
Outros candidatos podem ser eliminados por terem deixado a sala de provas com menos de duas horas após o início da prova, que começou às 13h (horário de Brasília), o que não é permitido. O Ministério da Educação ainda está apurando o número de estudantes que podem ser desclassificados por esse motivo.
Na noite deste Sábado, 96 mil candidatos sabatistas iniciam a prova em todo o país. No entanto, em 13 estados e no Distrito Federal, eles começarão às 20 horas (horário de Brasília). Isso porque nesses locais anoitece mais tarde por causa do horário de verão. 
A mudança no horário foi decidida no dia (25) após uma decisão do Tribunal de Justiça da 1ª Região. Nos demais estados, os sabatistas iniciaram a prova às 19h (horário de Brasília). Os sabatistas guardam o sábado por convicção religiosa, o que significa que só trabalham ou estudam após o pôr do sol.
No balanço do primeiro dia do exame, Mercadante informou que uma candidata, de 20 anos, entrou em trabalho de parto em Teresina (PI). Ela foi atendida no local por médicos e levada para o hospital. De acordo com o ministro, a jovem será mãe de uma menina. A estudante poderá fazer a prova em data posterior, ainda não definida, segundo Mercadante.
No total, o Enem tem 713 candidatas em todo o país que podem dar à luz durante o período das provas. O ministério entrou em contato com as secretarias municipais e fez um mapeamento dos hospitais próximos aos locais onde essas candidatas farão o exame. Além disso, há profissionais de saúde disponíveis nesses locais de prova.
No Sul do país, Mercadante disse que a aplicação da prova foi prejudicada por causa das fortes chuvas que afetam a região. Segundo ele, faltou luz em algumas escolas.
De acordo com levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 22 mil candidatos conferiram o local de prova na internet uma hora antes do início do exame. Para o ministro, o dado é preocupante. 
Ele apelou para que os candidatos cheguem hoje (27) aos locais de prova com antecedência e munidos do documento de identidade com foto e caneta preta, em material transparente, para preencher o cartão de respostas e fazer a redação.
Na avaliação do ministro, o primeiro dia de prova “teve excelente resultado”. Para ele, “é um grande desafio fazer um Enem para 7,1 milhões de candidatos”.
Neste domingo (27), além da redação, os candidatos fazem a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Mariana Tokarnia, Agência Brasil

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Abertura do JEPAR’S (Jogos Escolares de Parelhas) Acontecerá Terça-Feira dia 29

A Prefeitura Municipal através das Secretarias de Educação e de Turismo, da Cultura e do Esporte estará realizando na próxima terça-feira dia 29, em Parelhas, a abertura dos JEPAR’S (Jogos Escolares de Parelhas), que acontecerá até o próximo dia 08 de Novembro.

A abertura acontecerá às 16h00 com desfile pelas ruas da cidade, saindo da Praça Félix Gomes (ao lado da igreja matriz) até o Ginásio de Esporte Ovídio Dantas, um dos locais que sediará as competições.

Durante a solenidade de abertura também haverá apresentações com grupos de danças e bandas marciais.

Onze escolas, dentre municipais, estaduais e particulares de Parelhas, participarão do campeonato que se dividirá entre o Ginásio, a AABB local e a Praça José Arnaldo de Medeiros (Praça da Rodoviária).

Em torno de 110 jogos serão realizados até o dia 08 de Novembro, data de encerramento das competições. Em média mil estudantes participarão das disputas.

O evento, que reúne modalidades como vôlei de quadra e de areia (dupla), futebol de salão e de campo e queimada, é uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Secretaria de Turismo, da Cultura e do Esporte.


Logo após a abertura dos Jogos, as equipes do Juvenil Feminino e Masculino das Escolas Municipal Arnaldo Bezerra e Cooepar disputarão os primeiros jogos.

Policia Militar da Paraíba realizou Operação Divisa segura entre Nova Floresta-PB e Jaçanã-RN

Dando continuidade ao trabalho de combate aos crimes nas cidades que fazem divisa com a Paraíba, policiais militares paraibanos  deflagraram nesta quinta-feira (24/10), mais uma etapa da operação “Divisa Segura”.

O efetivo policial concentrou as suas atividades na BR 104 entre as cidades de Nova Floresta-PB e Jaçanã-RN.

A operação – que desta vez teve o comando do Tenente Maxuel – Durante toda a tarde os policiais abordaram diversos veículos que foram prontamente vistoriados pelos policiais militares de ambos os estados no intuito de inibir a ação delituosa. 


Por: Luiz Lopes - Notícia da Serra

Presos fazem motim durante construção de muro em CDP

Os presos do Centro de Detenção Provisória de Assu realizaram um motim, nesta quinta-feira (25), durante uma reforma para melhorar a segurança da unidade.
Há vários meses, o prédio vinha sofrendo com invasões e entrada de produtos ilegais para os presos, devido ao muro ser muito baixo.
No entanto, após muita insistência dos agentes penitenciários do CDP, a própria população resolveu ajudar e fazer doações para que a Coordenação da Administração Penitenciária (Coape) concretizasse a construção de um muro maior, evitando assim que pessoas entrassem no prédio para repassar drogas ou celulares para os presos.
Também nesta quinta-feira, os agentes daquele Centro realizaram uma espécie de pente-fino, apreendendo maconha, celulares, carregadores, facas artesanais e serras.
Isso gerou ainda mais raiva entre os presos que iniciaram um quebra-quebra nas celas 2 e 4.
Depois do motim, sete presos foram retirados do Centro de Detenção Provisória, sendo eles: Renan Barbalho Dantas, Allan Pinheiro Galvão de Araújo, Eric Denis de Oliveira, Clailton Silva Moura, Wallyson Fernandes Nogueira, Sérgio Fernandes Farias Bezerra e Gessé Francisco dos Santos Júnior.

Portal BO - Foto: Força Tática de Assu

"Desconhecido" ameaça por fogo em escola do interior da Paraíba

Um homem ameaçou por fogo na escola Maria Elenita Vasconcelos Carvalho, em Pedra Lavrada no interior da Paraíba.
Com a ameaça, alunos, professores e funcionários entraram em total desespero. 
O fato ocorreu por volta das 16h00 desta quinta.

Não há notícias de feridos, entretanto, o terror tomou conta da comunidade escolar. 
A polícia foi acionada e as informações iniciais levam a crer que o homem é doente mental.

Segundo informações, o rapaz é um ex-aluno da escola e já teria provocado ações que levaram pânico à escola.

 Voz de Pedra

No Seridó: Viatura da PM foi incendiada e fogo quase se alastrou para sede da Companhia

Na madrugada desta sexta-feira (25/10), uma Viatura tipo Gol, da Polícia Militar da cidade de Jucurutu/RN foi incendiada e por pouco o fogo não se alastrou também para a sede da 3º Companhia da Policia Militar.

O crime ocorreu por volta das 03h30. 

Os Policiais do GTO faziam rondas pela cidade quando foram informados pela central que a viatura estaria pegando fogo em frente ao quartel. 

Ao chegar na sede da 3ª CPM, os policiais constataram que o incêndio na viatura teria sido criminoso, visto que perto do veículo incendiado havia duas garrafas de refrigerante contendo resto de gasolina, que indica terem sido usadas para atear fogo na Viatura.

Uma viatura do Corpo de Bombeiros de Caicó-RN, esteve no local e fez o resfriamento da viatura e assim controlar de vez o incêndio.

A Polícia já tem uma linha de investigação e a qualquer momento os responsáveis poderão ser presos.


Fonte: Blog PM Jucurutu - Foto: Damião Oliveira

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

RN receberá novos médicos no próximo sábado

O Rio Grande do Norte vai receber novos profissionais do Programa Mais Médicos do Governo Federal. 

São 19 médicos estrangeiros que chegam a Natal no próximo sábado (26) em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). 

O desembarque está previsto para acontecer às 11h20, na Base Aérea de Natal. 

Em terras potiguares, o Programa Mais Médicos foi beneficiado com a chegada de 43 profissionais em sua primeira etapa, com a previsão de mais 26 médicos na segunda fase.

Uiacy explica que a Sesap atua como acolhedora dos médicos, fornecendo todas as informações sobre como se dará a atuação deles e sobre a realidade local do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Da segunda fase, que começou no dia 1º de outubro, já estão trabalhando sete médicos brasileiros, nos municípios de Touros, Tenente Laurentino Cruz, Ielmo Marinho, Upanema, Viçosa, Boa Saúde e Rio do Fogo.

Cada município recebeu um profissional. Neste sábado chegam os profissionais estrangeiros que irão atuar nos municípios de Natal, Caraúbas, Nova Cruz e Touros.


Esses profissionais passaram por um período de qualificação em Fortaleza, que durou 15 dias. Onde puderam conhecer mais sobre o SUS, clínica médica e especificidades da cultura local.

Já no período de 29 de outubro a 1º de novembro, os profissionais estrangeiros irão passar por um período de qualificação e acolhimento promovido pela Sesap, oportunidade em que vão conhecer os serviços e regiões de saúde, as áreas técnicas da secretaria e as características da população dos municípios onde irão atuar. 

Após esse momento, os profissionais seguem para os municípios a que foram designados. Eles começam a atuar a partir do dia 3 de novembro.

No Brasil, o Programa Mais Médicos obteve a adesão de 4.025 municípios e 35 distritos indígenas. 

No Rio Grande do Norte os municípios beneficiados pelo programa na primeira fase são: Alexandria, Bom Jesus, Caraúbas, Extremoz, Ielmo Marinho, Lagoa de Pedras, Macaíba, Monte Alegre, Natal, Olho d'Agua do Borges, Porto do Mangue, Riacho da Cruz, Serra Caiada, Touros, Ceará Mirim, São Miguel do Gostoso, São Tomé, São Miguel e Riacho de Santana.

Mais duas universidades federais vão aderir ao Sisu em 2014

Mais duas universidades federais decidiram adotar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir do ano que vem: a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).
O sistema seleciona  os candidatos para as vagas ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior que usam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Além das duas instituições, mais dez universidades federais e duas estaduais também vão aderir ao Sisu, conforme levantamento recente do Ministério da Educação (MEC), em 2014.
A UFCG e a UFRA divulgaram a decisão neste mês. A UFRA vai adotar integralmente o Sisu nos processos seletivos do próximo ano, destinando todas as vagas.
A UFCG também confirmou a destinação de 100% das vagas, a partir do segundo semestre de 2014. A nota do Enem já é usada pela instituição, na classificação dos candidatos. 
O número de vagas que será oferecido pelas duas instituições vai constar em editais, que ainda serão publicados. A UFRA adianta que, até agora, estão previstas 1.120 vagas, distribuídas pelos campi de Belém e do interior do estado. 
Segundo o MEC, o edital para a adesão formal ao Sisu para o primeiro semestre de 2014 será lançado em novembro ou dezembro deste ano. Até lá, outras instituições podem optar em ingressar no sistema. 
No processo seletivo para o segundo semestre deste ano, participaram 54 instituições, entre universidades federais e estaduais e institutos federais. 
O Enem será aplicado no próximo fim de semana, nos dias 26 e 27 de outubro. Mais de 7,1 milhões de candidatos farão a prova em 1.161 municípios.

Mariana Tokarnia, Agência Brasil