terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Residência foi atingida por dois disparos de arma de fogo em Parelhas


Por volta das 21h00 desta Segunda-Feira (28), a Polícia Militar de Parelhas foi acionada via 190 onde informações davam conta de que disparos de arma de fogo haviam sido disparados em via publica no Bairro São Sebastião Zona Norte da cidade.
Viaturas da PM se deslocaram para o local onde constataram dois disparos de arma de fogo que provavelmente são de espingarda.

Os disparos atingiram uma residência na Rua Deuzidero Florentino dos Santos no referido Bairro .
O morador da residência atingida Fernando Feliciano da Silva informou a Polícia que desde o ultimo Domingo (27), o acusado pelos disparos vem lhe perturbando.
A Polícia Militar realizou várias rondas mais não obteve êxeto na ação.
Marcos Silva



PM apreende motos irregulares em cidade do Seridó


Na noite do ultimo sábado (26), a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) realizou uma blitz na cidade de Florânia, com objetivo de combater os abusos cometidos por alguns condutores de veículos, bem como retirar de circulação veículos em situação irregular.

A operação policial contou com o apoio dos policiais do GTO de Jucurutu e RP de Florânia, e teve como resultado final a apreensão de sete (07) motos que estão em situação irregular. 

As motos apreendidas foram conduzidas para a Delegacia local, para serem tomadas as providências cabíveis.

PM Jucurutu

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Fifa custeará infraestrutura de telecomunicações apenas durante a Copa


O Ministério das Comunicações e a Federação Internacional de Futebol (Fifa) assinaram acordo que estabelece as obrigações na área de telecomunicações para a Copa do Mundo de 2014, que será sediada no Brasil.

O acordo definiu que o governo federal será responsável por toda a infraestrutura fixa, que ficará como legado ao país, enquanto a Fifa custeará o que será usado apenas durante o Mundial.

A previsão, até o momento, é que o governo federal desembolse R$ 380 milhões. Do total, R$ 200 milhões foram repassados ao orçamento de 12 redes metropolitanas. 

Os outros R$ 180 milhões, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) destinará para reforço, treinamento, equipamentos, rede, entre outros.

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, destacou que a área de comunicação é fundamental para a Copa. A fim de garantir a eficiência do Mundial, é necessário que todos os prazos sejam cumpridos. 

Sobre a segurança dos estádios, diante da tragédia que ocorreu no Domingo (27) no município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Valcke lamentou o ocorrido, mas garantiu que o esvaziamento rápido dos estádios é um dos requisitos básicos na organização da Copa.

"Na organização de uma Copa do Mundo, faz parte dos requisitos evacuar os estádios em pouquíssimos minutos.

Na última sexta-feira (25), a Telebras, responsável pela infraestrutura de telecomunicações da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014, divulgou que 74% das obras executadas nas seis cidades-sede (Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Fortaleza) estão concluídas.
Com relação às demais - São Paulo, Cuiabá, Natal, Manaus, Curitiba e Porto Alegre - o percentual de execução fica em 20%, atualmente em fase de licenciamento e projeto executivo.

Ao todo, serão disponibilizados mais de 1,2 mil quilômetros (km) de fibra óptica nas regiões metropolitana das 12 cidades-sede, construídos 780 km de fibra óptica, com o uso, inclusive, de redes de fibras já implantadas e ativação de mais de 47 pontos de Presença (POPs), que são subestações de dados.

Parelhense participa de curso de examinador de trânsito do Detran RN


O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN)  termina na próxima quarta-feira (30), o Curso de Examinador de Trânsito, colocando à disposição do órgão e da população mais 22 examinadores de trânsito, que terão a responsabilidade de realizar os exames práticos de volante dos candidatos a condutor de todo o estado.
Eles se juntarão aos 26 examinadores existentes hoje no quadro funcional da Autarquia, portanto podendo quase que dobrar o número de funcionários aptos a exercer a função.
Para o Diretor-Geral do Detran/RN, Willy Saldanha, essa é mais uma etapa para tornar os serviços oferecidos pelo Órgão mais eficientes. “Recentemente fizemos a nomeação de mais 123 concursados, por exemplo. Todas essas ações estão interligadas, pois fazem parte do esforço do Governo do Estado em tornar o Detran mais ágil e eficiente”.
O curso foi dividido em quatro módulos, oportunidades em que os alunos tiveram explanações a respeito, por exemplo, dos princípios éticos que regem a função e sobre os aspectos psicológicos presentes no processo de avaliação.
Além da participação de servidores do Detran, funcionários de outros órgãos, como a Polícia Militar, também tiveram a oportunidade de se capacitar. Esse é o caso de Amaral Cavalcante de Macedo Júnior, que mora na cidade de Parelhas. “Fiquei em Natal na casa de familiares durante o período do curso.

Estou fazendo este esforço porque reconheço a importância da função de examinador, afinal ele é quem avalia se o condutor tem condições de dirigir o veículo de forma segura e capaz”, colocou Amaral.

Os cursos de Examinadores de Trânsito são regulados pela Resolução 358/2010 do Denatran, a qual vincula a capacitação a uma carga horária de aulas mínima de 208 horas, além de restringir o exercício da função aos que tem no mínimo 21 anos de idade, curso superior completo, dois anos de habilitação compatível com a categoria a ser examinada, não ter sofrido penalidade de suspensão do direito de dirigir ou cassação de CNH, não ter cometido nenhuma infração de trânsito de natureza gravíssima nos últimos 12 meses e ter o curso de examinador de trânsito.
Portal JH 

Defesa Civil Estadual convida 14 municípios para assinarem o protocolo de abastecimento


A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec), órgão da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), realiza o terceiro convite de adesão dos municípios, em situação de emergência, para assinarem o protocolo de intenções com a Sejuc, a partir desta terça-feira, até o dia 15 de fevereiro, para que o município possa ser beneficiado com a Operação Carro Pipa do Governo do Estado.

A Operação Carro Pipa irá atender mais 14 municípios potiguares em situação de emergência, devidamente reconhecidos pelo Governo Estadual, em virtude da estiagem, e que não foram contemplados com a Operação Pipa do Exército.

O Coordenador Estadual de Defesa Civil, Ten. Cel. BM Acioli, enfatiza a importância da celebração deste Termo de Cooperação.
Ainda de acordo com o Ten. Cel. BM Acioli, 26 municípios já estão sendo beneficiados com a Operação Carro Pipa do Governo do Estado. “Contudo, é preciso que os prefeitos venham assinar o documento para garantir o abastecimento de água do município por meio de carros pipa”, informou o Coronel Acioli.
O prefeito deve procurar o Setor de Convênio da Sejuc, no Centro Administrativo, do dia 29 de janeiro a 15 de fevereiro, das 8 às 16h. Para a assinatura do Termo é necessário trazer o documento original e a cópia da carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência.
Os municípios convidados para assinar o protocolo de intenções: Macau; Lagoa Nova; Guamaré; Galinhos; Timbaúba dos Batistas; Santana do Seridó;Grossos; São Miguel; Rafael Godeiro; Paraná; Pendências; Encanto; Triunfo Potiguar; Sítio Novo.
Portal JH

Assaltante foragido da justiça é preso com moto roubada no interior do RN


Uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar da cidade de São Paulo do Potengi/RN, na madrugada de sábado (26), no município de Elói de Souza/RN, resultou na prisão de Cícero Ronaldo da Silva Filho, mais conhecido como “Gordinho”, de 23 anos.
O acusado estava foragido do Núcleo de custódia desde o mês de fevereiro do ano passado, onde respondia por assalto.
Com Gordinho os policiais apreenderam um revólver calibre 22, com oito munições, além de uma motocicleta de placas NNL-9281.
O veículo havia sido tomado de assalto em Elói de Souza, na madrugada do dia da prisão. O parceiro dele, conhecido por “Pipita”, fugiu do cerco policial e se encontra foragido.
O preso está recolhido no Centro de Detenção Provisório (CDP) do município de São Paulo do Potengi/RN e já foi reconhecido por mais três vítimas que tiveram suas motocicletas roubadas na região.


Duas mulheres são presas na penitenciária estadual de Alcaçuz com drogas nas vaginas


Agentes penitenciárias do presídio Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, flagraram duas mulheres de presos tentando entrar na unidade com cocaína e crack escondidas na vagina.
Alana Souza Luna, de 18 anos, e Natália Cristine da Silva, de 22, estavam com duas crianças de cinco e sete meses, filhas das duas, no momento do flagrante.
De acordo com a diretora do presídio, Dinorá Simas, as acusadas já estavam sendo observadas pelas agentes e por policiais da guarda. Elas sempre chegavam para a visita muito nervosas e assustadas.
Acabamos descobrindo que Alana servia de mula para transportar drogas para o marido e o companheiro de Natália”, disse.
Ainda segundo Dinorá, muitas mulheres arriscam a vida e a liberdade praticando o tráfico de drogas tentando entrar em presídios com drogas escondidas nas partes íntimas.
Muitas fazem isso sob ameaça e outras por amor. De acordo com estatísticas, 40% das mulheres que cumprem pena nos presídios do Estado, respondem por tráfico de drogas.
As duas acusadas foram autuadas ainda no presídio de Alcaçuz e em seguida conduzidas para o Instituto Técnico e científico de polícia, ITEP, onde foram submetidas a exame de corpo de delito. Natália Cristine disse ser inocente.
Alana Souza preferiu se manter em silêncio quando perguntada sobre a propriedade das drogas.

Portal BO

Polícias Civil e Militar prendem jovem com quase um quilo de maconha no interior do RN


Um trabalho conjunto das Polícias Civil e Militar da cidade de São Tomé/RN, na tarde da última sexta-feira (25), culminou com a prisão de Ivan Silva Filho, vulgo “Dinho”, de 18 anos, acusado de tráfico de drogas.
Na casa dele, foi encontrado dois tabletes de maconha prensada pesando aproximadamente um quilo da droga, 03 pedras grandes de crack, oito papelotes de cocaína, balança de precisão, entre outros objetos de origem duvidosa.
O jovem havia saído do sistema prisional no mês de dezembro do ano passado, onde estava detido sob acusação de ter tentado matar dois sacoleiros, fato ocorrido no município de São Tomé/RN, no último mês de outubro.
Dinho se encontra recolhido no Centro de Detenção Provisório (CDP) da cidade de São Paulo do Potengi/RN.
Portal  JH

Programa de combate ao crack deverá se expandir pelos demais municípios potiguares


A presidente Dilma Rousseff pretende anunciar nesta semana, durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos, em Brasília, uma extensão do programa de combate ao uso de crack.
Restrita no primeiro ano às capitais de 14 estados, a campanha ‘Crack, é Possível Vencer’ será colocada à disposição dos mais de 5 mil municípios brasileiros.
A presidente avalia que os primeiros 12 meses do projeto foram bem sucedidos e já há base de controle e implantação desenhada e testada que garantem ampliar sua abrangência.
A ofensiva deve ser turbinada com um orçamento mais robusto. Criado em dezembro de 2011, sob três eixos de atuação (cuidado, autoridade e prevenção), o programa recebeu R$ 4 bilhões até dezembro passado.

Parelhense Ex- massagista da Seleção Brasileira de Basketball faleceu em São Paulo


A Confederação Brasileira de Basketball manifestou todo seu pesar pelo falecimento do ex-massagista da Seleção Brasileira Adulta Masculina, José Gediel do Nascimento, o Gegê, ocorrido na última sexta-feira (25).

O enterro aconteceu no dia seguinte, no Cemitério Jardim Parque dos Ipês, em Itapecerica da Serra (SP).
Gegê tinha 45 anos e trabalhava com a equipe do Clube Atlético Paulistano (SP), que disputa a atual temporada do NBB 2012/2013. 
O massagista esteve presente na campanha da conquista da vaga olímpica, no Torneio Pré-Olímpico de Mar del Plata (Argentina - 2011), além da preparação para os Jogos Olímpicos de Londres (Inglaterra - 2012), realizada em São Paulo (SP).
José Gediel do Nascimento nasceu em Parelhas, e deixou o Rio Grande do Norte aos 20 anos e foi tentar a vida em São Paulo.

Marcos Dantas

Capotamento registrado na tarde deste domingo na RN-288 no Seridó


O acariense Tibério Graco sofreu um grave acidente de carro na tarde deste domingo, dia 27. 

Entre as cidades de Caicó e São José, mais precisamente próximo ao São Bernardo, Tibério perdeu o controle do carro e saiu da pista, ao tentar retornar o carro veio a capotar. 

Mesmo com a violência do capotamento o acariense não sofreu nenhum arranhão, isso em razão ao uso do cinto de segurança, o qual salvou sua vida.

Eduardo Silva

Suspeito de assaltar lotérica foi preso com arma e máscaras de carnaval


Um jovem suspeito de assaltar uma casa lotérica, no bairro de Petrópolis, foi preso pela Guarda Municipal e pela Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicleta (Rocam), neste domingo (27).
Anderson Rodrigues da Costa, de 19 anos, estava com um carro roubado quando foi abordado em Ponta Negra. Com ele, foi encontrado um revólver calibre 38 e duas máscaras de carnaval. 
De acordo com informações repassadas pela polícia, Anderson é suspeito de vários assaltos à lotéricas em Petrópolis e Tirol. Além disso, ele teria confessado ser autor de um homicídio no bairro das Rocas, há três semanas.
O jovem estava em um Pálio que havia sido roubado na última terça-feira (22).

No momento da abordagem, Anderson estava acompanhado de uma adolescente de 15 anos. Ele recebeu voz de prisão e foi levado para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, em Candelária. 

O suspeito teria sido reconhecido por imagens de câmeras da casa lotérica que ele assaltou duas vezes na mesma semana, bem como confessou os delitos.
Ainda segundo a polícia, as duas máscaras de carnaval encontradas em poder de Anderson Rodrigues seriam usadas por ele em outros delitos, como forma de esconder o rosto para não ser reconhecido.

Portal BO

domingo, 27 de janeiro de 2013

Grave acidente registrado na RN-288 na saída de Caicó para São José do Seridó


Um grave acidente do tipo colisão foi registrada na manhã de sábado, por volta de 08h00, na RN-288 na saída da cidade de Caicó para São José do Seridó.

O acidente envolveu uma caçamba e uma moto que trafegava pela Rodovia Estadual. 
A colisão foi tão violenta que a moto ficou debaixo da caçamba. 

A vitima, condutor da moto, foi identificado como Reginaldo Fidelis, de 39 anos , residente no Bairro Barra Nova em Caicó que foi socorrido pela equipe de resgate do Corpo de Bombeiros e deu entrada no Hospital Regional com fraturas.

A Policia Rodoviária Estadual esteve no local e fez o registro da ocorrência enquanto que a vitima ficou internada para avaliação médica e possíveis procedimentos cirurgícos. 

 

Eduardo Dantas

 

MEC antecipa segunda chamada de selecionados do Sisu



Os resultados da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já estão disponíveis na internet. A divulgação, prevista para segunda-feira (28), foi antecipado para este final de semana.
Os candidatos selecionados poderão fazer matrícula nas instituições de ensino nos dias 1º, 4 e 5 de fevereiro.

Os candidatos não selecionados podem integrar a lista de espera, que funcionará apenas para a primeira opção de curso. O prazo de adesão para a lista de espera vai até o dia 8 de fevereiro, e as convocações estão previstas para o dia 18 de fevereiro.

O Sisu ofereceu 129,3 mil vagas em 3,7 mil cursos na primeira edição deste ano, 18% a mais em comparação com o mesmo período em 2012.
Ao todo, 101 instituições públicas aderiram ao sistema para a seleção de estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Agência Brasil

Homem foi morto a tiros em Equador


A Polícia Militar da cidade de Equador foi acionada por populares no início da manhã deste Domingo (27), por volta das 04h00, onde informações davam conta de que havia um corpo no Bairro Bela Vista próximo ao lixão daquela cidade.

A Polícia se deslocou ao local informado onde confirmou a veracidade da informação, e identificou o corpo do homem Marcos Rufino de Oliveira (Xeba) de 33 anos.

A PM local identificou aproximadamente três disparos de arma de fogo na cabeça.

Até o momento a PM da cidade de Equador não sabe a motivação do crime e nem quem teria praticado o ato.

A PM fez o isolamento do local enquanto aguarda a chegada do ITEP.

Marcos Silva 

sábado, 26 de janeiro de 2013

Aneel divulga os índices de redução da conta de energia que já começaram a valer no país


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), divulgou as novas tarifas de energia elétrica a serem aplicadas aos consumidores.
Para os consumidores potiguares atendidos em Baixa Tensão, classe de consumo em que se incluem os residenciais, a Aneel decidiu reduzir a tarifa em 18%. 
Já os consumidores Industriais e Comerciais de médio e grande porte, atendidos em Alta Tensão, terão redução de 21,19%, em média.
As novas tarifas entraram em vigor a partir do consumo de energia de Sexta-Feira (25) e o consumidor perceberá a redução por completo a partir da conta emitida no final de fevereiro.  A Cosern atende mais de 1,2 milhão de consumidores em todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte.
Os consumidores de Baixa Tensão (residenciais e pequenos comércios) representam mais de 99% dos clientes da Cosern.
Com a nova tarifa, um consumidor Residencial que consome 80 kWh/mês, por exemplo, terá sua conta reduzida de R$ 37,60 para R$ 30,83. Já o Residencial Baixa Renda, que conta com o desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica, com o mesmo consumo de 80 kWh/mês, terá o valor alterado de R$ 18,39 para R$ 15,07.
A diminuição da tarifa de energia elétrica, prevista na Lei 12.783 de 11/01/13, será possível em função da redução dos custos de geração – e consequentemente, os custos com a energia comprada pelas distribuidoras – e dos encargos e tributos do setor elétrico, não influenciando no planejamento de investimento e manutenção do sistema elétrico da Cosern.
Portal JH

PM de Parelhas como sempre não para


A Polícia Militar de Parelhas recapturou nesta Sexta-Feira (25), por volta das 17h30, Manoel Francisco Filho.

A recaptura foi registrada no Bairro Cruz do Monte na Rua Ana Macedo.

Após a recaptura que contou com as guarnições de Rádio Patrulha e GTO, o Manoel Francisco foi conduzido para o Centro de Detenção Provisória de Parelhas, onde encontra-se detido a disposição da Justiça.

Marcos Silva 

PM de Parelhas prendeu dois e recuperou moto furtada neste Sábado

Por volta das 18h00 deste Sábado (26), a Polícia Militar de Parelhas foi comunicada via 190, onde informações davam conta de que uma moto havia sido furtada na cidade.
Um dos Acusados- (Antonio Marcos )
O fato foi registrado no Bairro Cruz do Monte, onde dois indivíduos um deles armado com uma pistola com 15 munições, furtaram uma moto modelo Honda CG 125, de cor Verde, Ano 98-99, Placa MNZ 2230 PB.

A vitima de nome Josicleide Silva Souza residente no Bairro Cruz do Monte, estacionou a moto em um determinado local e quando retornou não a encontrou.

Segundo acusado 
A Polícia Militar rapidamente foi até o local e conseguiu prender no momento da ação um dos indivíduos identificado como José Arimateia,natural de Campina Grande PB o mesmo portava uma pistola 380 com (19) munições intactas o outro conseguiu fugir na moto.

A Polícia de Santana do Seridó e Equador foram acionadas, e juntamente com a PM de Parelhas conseguiram prender o segundo acusado identificado como Antonio Marcos Junior de 21 anos, natural de Campina Grande na PB.

Segundo o próprio Antonio Marcos, ele já tem passagem pela polícia, e só queriam a moto para retornarem para Campina Grande, já que o veículo que os mesmos vieram para Parelhas apresentou defeito mecânico.

O mesmo foi preso já no município de Santana do Seridó.
A moto foi encontrada abandonada também no município de Santana do Seridó.
Material apreendido
A moto juntamente com o acusado foram encaminhados para o quartel da PM de Parelhas e logo em seguida o acusado foi conduzido a Caicó para os procedimentos.

Estiveram na ação as guarnições RP de Parelhas, Santana do Seridó e Equador, Polícia Ambiental de Parelhas e GTO de Parelhas.

Marcos Silva 

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Sethas recebe R$ 17,8 milhões do MDS para a construção de novas cisternas no RN



A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social-Sethas já conta com recursos em caixa de R$ 17,8 milhões para dar início à execução de um novo programa de construção de cisternas no Rio Grande do Norte neste ano. 

A parcela é referente ao convênio, no valor global de R$ 33 milhões, firmado no final do ano passado entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Sethas, e o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome-MDS, para a execução de projetos sociais que possibilitem o acesso e o armazenamento de água em comunidades rurais no âmbito do Estado.

Os recursos são destinados à construção de 7.470 reservatórios, em área rural, sendo 2.000 cisternas de calçadão com capacidade para 52 mil litros de água, 5.100 cisternas de placa com capacidade para 16 mil litros, 250 tanques de pedra para a produção de alimentos e criação de animais e 120 cisternas de 52 mil litros em escolas rurais.

Serão contempladas com este novo convênio comunidades rurais localizadas nas áreas territoriais Assu-Mossoró, Agreste-Litoral Sul, Alto Oeste, Mato Grande, Potengi, Seridó, Sertão Central-Cabugi, Litoral Norte, Sertão do Apodi e Trairi.

O convênio em referência prevê, além do acesso e o armazenamento de água, por meio de cisternas, para consumo humano, também, a produção de alimentos, uma vez que o termo do contrato está em conformidade com o Programa de Segurança Alimentar e Nutricional. 

O convênio tem dotação orçamentária de R$ 33,8 milhões, sendo que destes recursos, R$ 338,9 mil são referentes à contrapartida contratual do Governo do Estado, por meio da Sethas.

“Vamos trabalhar para que o Rio Grande do Norte seja o primeiro estado brasileiro a alcançar a meta de universalizar o acesso à água proposta pelo Ministério, ressaltou o secretário Luiz Eduardo Carneiro Costa, da SETHAS, órgão gestor dos recursos no Estado.

Além desse convênio, a Sethas está executando outro, também com o MDS, no valor de R$ 4,7 milhões que prevê a conclusão de 3.100 cisternas de placa em 47 municípios do RN. 

Os trabalhos de construção dos reservatórios estão sendo executados pelo Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos e Comunitários-SEAPAC, instituição vencedora da licitação realizada pela Sethas no ano passado.

Portal JH

Meteorologistas preveem chuvas abaixo da média para os próximos três meses



Meteorologistas dos principais centros de previsão climática do país estão reunidos em Fortaleza, capital cearense, e divulgaram hoje (25) as previsões para os próximos três meses na região do semi-árido nordestino. 

Após as pesquisas concluídas ontem, os especialistas de instituições estaduais e órgãos nacionais concluíram que as previsões não são muito diferentes da situação atual de seca.
Segundo Eduardo Sávio Martins, presidente da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), as chuvas no semi-árido nordestino nos meses de fevereiro, março e abril ficarão abaixo do normal no norte do Nordeste. 

De acordo com Eduardo Martins, a seca no próximo trimestre ocorrerá devido à Zona de Convergência Intetropical, onde os ventos vindos dos hemisférios Norte e Sul trazendo umidade confluem, perdendo esse fator essencial para as chuvas na região. 

O prognóstico geral para o Nordeste, de acordo com os estudos é de chuvas abaixo da média e de forma irregular, prejudicando os produtores da região.

Da Tribuna do Norte