O Ministério das Comunicações e a
Federação Internacional de Futebol (Fifa) assinaram acordo que estabelece as
obrigações na área de telecomunicações para a Copa do Mundo de 2014, que será
sediada no Brasil.
O acordo definiu que o governo federal
será responsável por toda a infraestrutura fixa, que ficará como legado ao
país, enquanto a Fifa custeará o que será usado apenas durante o Mundial.
A previsão, até o momento, é que o
governo federal desembolse R$ 380 milhões. Do total, R$ 200 milhões foram
repassados ao orçamento de 12 redes metropolitanas.
Os outros R$ 180 milhões, a
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) destinará para reforço,
treinamento, equipamentos, rede, entre outros.
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke,
destacou que a área de comunicação é fundamental para a Copa. A fim de garantir
a eficiência do Mundial, é necessário que todos os prazos sejam cumpridos.
Sobre a segurança dos estádios, diante da tragédia
que ocorreu no Domingo (27) no município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Valcke
lamentou o ocorrido, mas garantiu que o esvaziamento rápido dos estádios é um
dos requisitos básicos na organização da Copa.
"Na organização de uma Copa do Mundo, faz
parte dos requisitos evacuar os estádios em pouquíssimos minutos.
Na última sexta-feira (25), a
Telebras, responsável pela infraestrutura de telecomunicações da Copa das
Confederações e da Copa do Mundo de 2014, divulgou que 74% das obras executadas
nas seis cidades-sede (Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Rio de
Janeiro e Fortaleza) estão concluídas.
Com relação às demais - São Paulo,
Cuiabá, Natal, Manaus, Curitiba e Porto Alegre - o percentual de execução fica
em 20%, atualmente em fase de licenciamento e projeto executivo.
Ao todo, serão disponibilizados mais de 1,2 mil
quilômetros (km) de fibra óptica nas regiões metropolitana das 12 cidades-sede,
construídos 780 km de fibra óptica, com o uso, inclusive, de redes de fibras já
implantadas e ativação de mais de 47 pontos de Presença (POPs), que são
subestações de dados.