Meteorologistas dos principais centros de previsão
climática do país estão reunidos em Fortaleza, capital cearense, e divulgaram
hoje (25) as previsões para os próximos três meses na região do semi-árido
nordestino.
Após as pesquisas concluídas ontem, os especialistas de
instituições estaduais e órgãos nacionais concluíram que as previsões não são
muito diferentes da situação atual de seca.
Segundo Eduardo Sávio Martins, presidente da
Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), as chuvas no semi-árido nordestino
nos meses de fevereiro, março e abril ficarão abaixo do normal no norte do
Nordeste.
De acordo com Eduardo Martins, a seca no próximo trimestre ocorrerá
devido à Zona de Convergência Intetropical, onde os ventos vindos dos
hemisférios Norte e Sul trazendo umidade confluem, perdendo esse fator
essencial para as chuvas na região.
O prognóstico geral para o Nordeste, de
acordo com os estudos é de chuvas abaixo da média e de forma irregular,
prejudicando os produtores da região.
Da Tribuna do Norte

Nenhum comentário:
Postar um comentário