A Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Coordenadoria de Atendimento ao Servidor e Cidadão (Codaci), suspenderá, a partir da próxima segunda-feira (1), o atendimento presencial ao público externo em todas as Centrais do Cidadão no Rio Grande do Norte.
A decisão foi motivada
para fins de prevenção da transmissão do coronavírus, em razão do recente
aumento no número de casos da Covid-19.
O coordenador da
Codaci, Luis Renato Nogueira, ressalta que o momento atual é de cautela e
salvaguarda da saúde da população.
“Devido ao agravamento
da situação da pandemia no Estado, bem como a ocupação crítica de leitos de UTI
para tratamento da doença, a prioridade do Executivo Estadual é preservar a
vida e evitar quaisquer possibilidades de contágio”, disse.
A suspensão do
atendimento ao público está justificada pela Portaria Conjunta Nº 01/2021 –
SESAP/SEAD, publicada nesta sexta (26) no Diário Oficial do Estado, a qual
recomenda que os atendimentos presenciais nos órgãos públicos da administração
direta e indireta sejam temporariamente suspensos, em virtude do alastramento
da Covid-19.
O retorno das
atividades nas Centrais do Cidadão ficará condicionado aos indicadores
constantes na portaria. Ou seja, os atendimentos presenciais somente voltarão a
ser realizados quando a taxa de ocupação dos leitos estiver abaixo dos 80%.
Atualmente, este índice encontra-se elevado em todas as regiões do RN.
Durante o tempo em que
os atendimentos estiverem suspensos, a Codaci e os órgãos que compõem o
Programa das Centrais do Cidadão, de forma conjunta, farão um diagnóstico da
situação de cada unidade, a fim de planejar novas tomadas de decisão e propor
melhorias para quando estas forem reabertas.
“Pretendemos expandir
os equipamentos de proteção disponíveis nas Centrais e redobrar as medidas de
higienização nas Centrais. Além disso, articular outras possibilidades para
garantir mais segurança tanto para os servidores quanto para os cidadãos”,
adiantou Luis Renato Nogueira.
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