quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Detran abre inscrições para curso para mototaxistas e motofretistas

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está com inscrições abertas para os cursos de capacitação para mototaxistas e motofretistas oferecidos gratuitamente em Natal e Mossoró.
Para serem encaixados nas turmas abertas e que terão aulas em fevereiro, os interessados devem abrir o serviço para que a observação referente ao curso seja inserida em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Esse procedimento é feito no atendimento de habilitação do Detran. 

Em seguida, o condutor precisa se dirigir a Subcontroladoria de Trânsito para serem matriculado na turma.
A oportunidade é realizada em parceria com o Sest/Senat, local onde as aulas acontecem. 

Já em Mossoró, para serem encaixados nas duas turmas abertas e que terão aulas em fevereiro, com início previsto para os dias 3 e 14, os interessados devem abrir o serviço para que a observação referente ao curso seja inserida em sua CNH.
Esse procedimento é feito no atendimento de habilitação do Detran na Central do Cidadão. 

Depois, o condutor precisa se ir ao Setor de Cursos, sala 22, para ser feito o cadastro. No dia em que inicia a turma, as matrículas são feitas por ordem de chegada.
No ano de 2013, o Detran capacitou 937 profissionais em todo o estado, dos quais 499 em Natal, 175 em Mossoró, 150 em Currais Novos, 108 em Caicó e 5 em Parnamirim. O investimento foi de cerca de 200 mil reais.

A equipe pedagógica do Detran, responsável pelos cursos, trabalha com a perspectiva de que este ano as atividades de qualificação profissional de motoqueiros cheguem a Parnamirim, Macaíba, Extremoz e Nísia Floresta, locais onde já estão sendo realizados cadastros dos profissionais que devem participar da capacitação.

As exigências para que os profissionais façam o curso estão delimitadas na Resolução 410/2012 do Contran e atendem ao que determina a Lei Federal 12.009/2009, que regulamentou o exercício dessas atividades.
Para passar pela qualificação os interessados devem ter idade mínima de 21 anos, habilitação na categoria “A” há pelo menos dois anos, não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, não ter tido sua CNH cassada em virtude de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

Assecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário