Em parceria com a Prefeitura de Areia Branca,
por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, o
Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) concluiu a nova seleção com jovens
com idade de 14 a 15 anos e 11 meses para preenchimento de uma vaga de aprendiz
na agência da Caixa Econômica Federal (CEF) local.
Para se enquadrar nos critérios
exigidos, os candidatos devem ter entre 14 e 15 anos e 11 meses, estar
cursando, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental ou o equivalente na
Educação de Jovens e Adultos (EJA), possuir carteira de trabalho, ou
providenciá-la urgentemente e que seja carente do ponto de vista socioeconômico
para contratação imediata.
O benefício é parte do Programa
Aprendiz, uma política pública regulamentada pelo Governo Federal que tem por
objetivo preparar jovens para o mercado de trabalho.
O programa é desenvolvido no
município graças à parceria firmada com a prefeitura, por meio da Secretaria de
Assistência Social, via Assessoria de Geração de Emprego, Renda e Qualificação
Profissional.
Para a sua efetivação, o programa
depende da participação de empresas e instituições como a Caixa Econômica
Federal, que disponibilizou uma vaga de aprendiz nos seus quadros, cujo
contrato tem duração de dois anos.
Em sua primeira experiência
profissional, os jovens são convidados a desempenhar várias atividades e
adquirir vivência para lidar com diferentes situações no mercado de trabalho.
O contrato do aprendiz se dá
conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), por prazo determinado de 24
meses. O salário do aprendiz é baseado no salário mínimo e na carga horária
(teórica e prática). Além disso, recebe vale-refeição, vale-transporte,
assistência médica e seguro de vida.
O mossoroense
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