sábado, 27 de julho de 2013

Após delegacia ser interditada pela Covisa, 7ª DP irá funcionar em Felipe Camarão

A Delegacia Geral da Polícia Civil informou que, a partir da próxima segunda-feira (29), o atendimento referente à 7ª Delegacia de Polícia será feito em Felipe Camarão.
A medida será tomada após o prédio original da unidade, localizada no bairro das Quintas, ter sido interditado pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa).
De acordo com a Covisa, 60% do prédio das Quintas está destelhado e as paredes estão mofadas.
Com isso, a delegacia só poderá ser reativada após passar por reforma. A Degepol, no entanto, não deu previsão de quando a unidade será reformada.
Por enquanto, os moradores das Quintas, por exemplo, terão que se deslocarem até Felipe Camarão, no 1º andar da 14ª DP, para fazerem o registro de alguma ocorrência.
A unidade ficará instalada onde funcionou a 8ª DP.

Portal BO

Filho do presidente da Câmara de Cerro Corá morreu em acidente na Serra de Santana

Um grave acidente registrado neste sábado (27/07), na Serra de Santana deixou como vitima fatal o jovem Emerson Gustavo, filho do presidente da Câmara Municipal de Cerro Corá, o vereador Everaldo Araújo, que exerce o seu primeiro mandato. 

Emerson Gustavo tinha 18 anos.

O vereador Everaldo Araújo, disse que Emerson era um bom filho e tinha como vicio gostar de correr em moto. 

O corpo da vitima foi removido para o ITEP de Caicó.

Cerro Corá News

Prédio da Polícia Militar é interditado pela Defesa Civil

O prédio onde funciona a 3ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar foi interditado pela Defesa Civil por oferecer riscos as pessoas que trabalham no local.

O prédio fica localizado no cruzamento das Avenidas Coronel Estevam com a Presidente Bandeira, e segundo inspeção do coordenador da Defesa Civil Municipal, Jeoás Santos apresenta rachaduras e infiltrações, além de fiação exposta.

Ainda de acordo com o coordenador está alagado e a péssima estrutura pode causar acidentes.
“Enviamos um documento ao comando do batalhão para providenciar a retirada das pessoas”, disse Jeoás.
A visita ao prédio aconteceu na tarde de sexta-feira (26). A defesa civil deverá fazer recomendações quanto à reforma no local.

Saulo de Castro

Servidores do Estado receberão pagamento dias 30 e 31 de julho

Os servidores do Estado receberão pagamento nos próximos dias 30 e 31. 
A promessa foi feita pelo Governo do Estado que garantiu o repasse de acordo com o cronograma.
Em reunião entre a governadora e os secretários, Rosalba Ciarlini determinou redução imediata dos gastos. 
As secretarias estaduais terão 20% dos gastos reduzidos.
Na próxima semana, em uma nova reunião, os Secretários vão apresentar um cronograma de corte nas despesas.
Mas, por determinação da governadora, as pastas da Educação, Saúde e Segurança ficam de fora dos cortes em seus orçamentos.
De acordo com a assessoria, o Rio Grande do Norte vem sofrendo desde o ano passado com a constante queda em sua receita.
“Este ano”, disse Rosalba, “a frustração de receita já passa dos R$ 300 milhões.”
Já a folha de pessoal experimentou um crescimento de 19%. Mesmo em dificuldade, a governadora garantiu o pagamento do funcionalismo.
Caso os secretários não cumpram a determinação, a governadora poderá editar decreto regulamentando os gastos com a máquina da administração direta e indireta.

Gerlane Lima

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Papa tem agenda cheia nesta sexta-feira no Rio de Janeiro

O papa Francisco terá agenda cheia nesta sexta-feira (26), quarto dia da Jornada Mundial da Juventude. 

O pontífice começou o dia com uma missa privada, às 7h30, na residência oficial da Arquidiocese do Rio de Janeiro, no Sumaré.

O primeiro evento público será às 10h, na Quinta da Boa Vista, onde ele vai ouvir a confissão de cinco jovens participantes da Jornada Mundial da Juventude. 

Às 11h30, ele terá um breve encontro com presidiários, no Palácio São Joaquim, sede da Arquidiocese, na Glória, zona sul da cidade.

Às 12h, o papa Francisco fará a oração de Angelus Domini, a partir da sacada central do Palácio São Joaquim. 
Quinze minutos depois, a previsão é de que ele se encontre com organizadores e patrocinadores da Jornada Mundial da Juventude, no próprio palácio.
Além dos governos estadual e municipal do Rio, apoiam oficialmente o evento a Cruz Vermelha do Brasil e nove empresas privadas. Em seguida, às 13h, o pontífice almoçará com alguns jovens no Salão Redondo da sede da Arquidiocese.
No último evento previsto do dia, o papa assiste à encenação da Via Sacra, na Praia de Copacabana, na zona sul da cidade. 
Há a expectativa de que, durante o evento, Francisco abençoe quatro jovens sobreviventes do massacre da Escola Tasso da Silveira, em Realengo, em 2011, quando um ex-aluno entrou na escola e atirou em estudantes. Doze crianças morreram.

Vitor Abdala, Agência Brasil

Corpo de Dominguinhos foi enterrado em Recife

Sob salva de tiros e chuva de pétalas rosas o corpo de Dominguinhos foi enterrado por volta das 19h desta quinta-feira (25) no cemitério Morada da Paz em Paulista, na Região Metropolitana de Recife.
O compositor morreu nesta terça, por complicações cardíacas e infecciosas, aos 72 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele lutava contra um câncer no pulmão e fazia sessões de quimioterapia havia seis anos.
Centenas de fãs e a cantora Elba Ramalho acompanharam o cortejo, que seguiu da Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe) até o cemitério.
Pouco antes do enterro, Elba Ramalho compareceu ao velório e cantou a música "Asa Branca" de Luiz Gonzaga. 
Além da cantora, compareceram para prestar as últimas homenagens Geraldo Azevedo, Alcimar Monteiro, Cezzinha, Cristina Amaral, Nando Cordel, Genival Lacerda e Israel Filho.
Mais cedo, fãs e amigos do cantor e compositor Dominguinhos prestaram homenagens ao artista no velório na Alepe. 
Ao longo da manhã, sanfoneiros tocaram alguns dos grandes sucessos do músico, e um padre rezou uma missa de 40 minutos em sua memória.

Agências Nacionais

ProUni abre a partir de hoje adesão à lista de espera

Os candidatos que ficaram de fora das duas convocações do Programa Universidade para Todos (ProUni) podem aderir a partir de hoje (26) à lista de espera.

A adesão online está aberta até a próxima segunda-feira (29) no site doProUni.

A lista estará disponível para consulta pelas instituições de educação superior integrantes do programa em 1º de agosto.

No dia seguinte, será feita a primeira convocação dos estudantes pelas instituições. O candidato selecionado terá até o dia 7 do mesmo mês para a comprovação dos documentos e matrícula.

Em 12 de agosto, será feita a segunda convocação. O prazo para aferição dos documentos e matrícula vai até o dia 15.

Criado em 2005, o ProUni oferece bolsas de estudos no ensino superior em instituições particulares a estudantes do ensino médio da rede pública.
Também são atendidos bolsistas integrais da rede particular. As bolsas integrais são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
As bolsas parciais, no valor de 50% da mensalidade, são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Yara Aquino, Agência Brasil

Carros foram arrombados em Caicó

Vários arrombamentos em veículos foram registrados na noite de ontem e madrugada de hoje no trecho onde se concentra as festividades sociais da Festa de Sant'Ana na área central da cidade de Caicó. 

De acordo com informações, os fatos aconteceram na Rua Amaro Cavalcante (Rua da Cadeia Velha), local bastante usado por pessoas para estacionamento de veículos.

Ainda segundo informações, vários carros foram arrombados e as vitimas tiveram pertences levados, principalmente equipamentos de som. 


Eduardo Dantas 

Inscritos no Mais Médicos indicam até domingo onde desejam trabalhar

Encerradas as inscrições no Programa Mais Médicos, os profissionais que se cadastraram para participar da iniciativa têm até domingo (28) para indicar os municípios onde desejam trabalhar.

Para isso, é preciso entrar no sitedo programa, informar o login e a senha e listar as seis cidades de sua preferência.

Segundo balanço preliminar do Ministério da Saúde, até às 17h30 de ontem (25), 18.545 profissionais haviam se inscrito. Menos de 17% deles (3.102), no entanto, entregaram a documentação necessária para confirmar o interesse em participar do programa.

A medida passou a ser exigida pela pasta, após denúncias de sabotagem ao Mais Médicos.

Em relação aos municípios, o ministério informou que o número de adesões, também pelo levantamento parcial, chegou a 3.333. Os dados consolidados serão apresentados na tarde de hoje (26), em entrevista coletiva, no Ministério da Saúde.
Lançado por medida provisória, o Programa Mais Médicos tem como meta levar médicos para atuar durante três anos na atenção básica à saúde em regiões pobres do Brasil, como na periferia das grandes cidades e em municípios do interior.
Para isso, o Ministério da Saúde pagará bolsa de R$ 10 mil. O Mais Médicos também prevê a possibilidade de contratar profissionais estrangeiros para trabalhar nesses locais, caso as vagas não sejam totalmente preenchidas por médicos brasileiros.
Essa medida tem sido criticada por entidades de classe, sobretudo, pelo fato de o programa não exigir a revalidação do diploma de médicos de outros países.
O governo argumenta que a capacidade de atuação deles será avaliada por universidades federais, que são as mesmas instituições com atribuição para revalidar o diploma. O objetivo, segundo a pasta, é garantir aos profissionais estrangeiros autorização para atuar apenas no âmbito do Mais Médico nos locais indicados pelo governo.
A ampliação do número de vagas em cursos de medicina e da residência médica também faz parte dos objetivos do programa.

Thais Leitão, Agência Brasil

Operação “QUE SANTANA NOS ABENÇÕE” resultou em 11 prisões em Currais Novos

Uma operação conjunta denominada “QUE SANTANA NOS ABENÇÕE”: envolvendo Polícia Militar, Polícia Civil e Judiciário culminou na prisão e apreensão de 12 pessoas, entre elas um menor de 16 anos e uma menor de 13 anos grávida e na apreensão de; 68 pedras de crack, 12 trouxinhas de maconha, 03 papelotes de cocaína, 01 revólver calibre 38 com 03 munições intactas, 05 munições intactas de 9mm, 02 relógios, 02 câmeras fotográficas, facões, pássaros silvestres, um peba, 04 motos, aproximadamente 171,00 reais fracionados, embalagens plásticas, ligas de dinheiro, 01 TV 42 polegadas, 05 capacetes e 01 carro Fiat Brava.


Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos por Policiais Militares que trabalham nas dez cidades que compõe a 3ªCIPM com reforço de Militares vindo de Caicó, Jucurutu, Jardim do Seridó e Santa Cruz, aproximadamente 65 Policiais Militares, comandados pelo o Major Keginaldo com apoio dos Tenentes, Micael, Miranda e Nascimento. 

O alvo da operação foram pessoas citadas em várias denúncias de tráfico de drogas, a maioria conhecidos da Polícia que já cumpriram condenações anteriores ou que estão respondendo algum tipo de crime.



Foram presos: IRAQUITAM QUIRINO DA ROCHA (DODÔ CIGANO) DE 26 ANOS, residente na Rua Dedé Cândido, CARLOS ANTÔNIO SILVA DOS SANTOS DE 22 ANOS, também residente na Dedé Cândido, JUSCELINO CÂNDIDO COELHO DE 42 ANOS, residente na Rua Riacho Catunda, WILLY PRESLE REBERT MASCENA DE LIMA (TATINHO) DE 21 ANOS, residente na Rua Cabecinha,66, DOUGLAS MATHEUS DA SILVA NASCIMENTO DE 18 ANOS (DOUGLINHAS), residente na Rua Rio São Bento,328, JOSÉ GERÔNCIO DA SILVA (BOCA DE BURRO) DE 32 ANOS, residente na Rua Compadre Amâncio, VANDERLEY BATISTA DE 41 ANOS, residente na Rua Cabecinha, GILBERTO DE OLIVEIRA DE 41 ANOS, residente na Rua rio São Bento, FRANCISCA QUERINO DA ROCHA DE 28 ANOS, residente na Rua Dedé Cândido, SALES LOPES DA SILVA (NEGO DA BITÔNIA) DE 19 ANOS, residente na Bitônia Salustino, além dos menores.

WILLY PRESLE também poderá responder por estupro de incapaz, tendo em vista que sua namorada, uma adolescente de 13 anos, está grávida do mesmo.


 Por Sd PM J. Júnior - Fotos: J. Júnior

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Presos fogem do Complexo Penal João Chaves na zona Norte

Pelo menos três presos conseguiram fugir do Complexo Penal João Chaves, em uma unidade que fica localizada ao lado do Complexo Cultural da Zona Norte.
Segundo informações repassadas pela polícia, os detentos teriam cavado um túnel e tido acesso justamente à área do Complexo Cultural, que é aberta.
A partir daí, eles fugiram. A informação foi confirmada por uma fonte da Companhia de Guarda Prisional.
Uma contagem na unidade foi realizada para saber exatamente quantos presos escaparam.
O Complexo João Chaves é um anexo do prédio do Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes, e abriga presos do regime fechado. 

Matéria e foto:  Sérgio Costa 

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Jovem deficiente físico foi executado a tiros em cidade do Seridó

Por volta das 15h50 desta Quarta-Feira (24), duas pessoas em uma moto vermelha, na Avenida Teotônio Freire, atiraram contra a pessoa de Francisco Edson Boris da Silva, 20 anos, residente na Rua Manoel Patrício, 89, em Currais Novos.

Foram cerca de cinco disparos que chegaram a ceifar a vida de Edinho, que era deficiente físico, e estava pilotando sua moto Pop de cor preta de placa MYZ 5835. 

A vitima já havia sido preso por tráfico de drogas, e tinha um histórico de ligações com consumo e venda de entorpecentes.

A Policia militar destacou parte do efetivo para diligencias na tentativa de localização dos criminosos.


Jota Dantas

Audiência entre Governo e 824 concursados da PM/RN não tem acordo

Não houve acordo durante a audiência de conciliação realizada na 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), nesta terça-feira (23), entre Governo do Estado e os 824 concursados da Polícia Militar.

O Mandado de Segurança pede que o Executivo divulgue o resultado do exame físico realizado pelos autores em 2010 para o cargo de soldado, a fim de que possam realizar os testes de saúde e, caso aprovados, sejam matriculados no curso de formação.

Diante da negativa entre as partes, o processo seguirá o trâmite normal no TJRN.

A alegação do Governo do Estado, ao discordar do pleito feito pelos aprovados no concurso, é que o Executivo passa por dificuldades financeiras e não teria condições de arcar com gastos provenientes do curso de formação, entre outros.

Além disso, o procurador-geral do Estado, Miguel Josino, destacou que há uma ação anterior, tramitando na Fazenda Pública, a qual deverá ser resolvida antes do desfecho do Mandado de Segurança.

A defesa dos autores frisou que o curso de formação não pressupõe despesas e que um acordo poderia facilmente estipular um prazo para pagamento das bolsas do curso a partir do próximo ano.

Eles anexaram ao processo, um abaixo-assinado com mais de 22 mil assinaturas requerendo a convocação dos aprovados para a próxima etapa do concurso; e um levantamento que revela que o impacto na folha dos gastos do curso de formação comprometeria menos de 0,06% da menor arrecadação do Estado.

“Em função das dificuldades financeiras e da necessidade de analisar os documentos não tenho como firmar um acordo destacou o procurador-geral, Miguel Josino Neto.

Ministério Público


Segundo o procurador de Justiça, Pedro Souto, a Ação Civil Pública, em tramitação na Vara da Fazenda Pública, precisa ser julgada para que o atual pleito possa ser apreciado.

O processo em trâmite no primeiro grau requer a inabilitação de 155 aprovados no concurso que foram considerados inaptos e faltosos em um primeiro momento, mas que depois foram reabilitados.

Fonte: TJRN

CDP de Parelhas é interditado e detentos irão cumprir prisões domiciliares

A juíza Carmen Verônica Calafange, determinou a interdição do Centro de Detenção Provisória da cidade de Parelha/RN.
Os presos deverão ser transferidos para outras unidades prisionais e até mesmo para residências.
A decisão judicial, tomada em 5 de julho, também proíbe o ingresso de novos detentos no CDP, onde são verificados problemas como insalubridade e risco de desabamento e incêndio.
A interdição resulta de Ação Civil Pública do Ministério Público contra o Estado do Rio Grande do Norte.
Durante mutirão carcerário realizado em abril, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) constatou graves violações aos direitos humanos no sistema penitenciário estadual.
Segundo informou a Vara Única da Comarca de Parelhas, pelo menos até esta Terça (23) o Estado do Rio Grande do Norte ainda não havia sido intimado da decisão judicial, cujo teor alerta que as deficiências da unidade põem em risco a vida de presos e de funcionários.
A situação vivenciada pelo Centro de Detenção Provisória de Parelhas, em razão da omissão estatal, é caótica, com flagrante desrespeito aos direitos fundamentais não somente dos presos, mas também dos funcionários que lá exercem o seu labor, o que gera um iminente risco de morte a todos que ali se encontram, ante a possibilidade de ocorrerem incêndios ou desabamentos, bem como contraírem doenças infecciosas”, escreveu a magistrada.
Ao relatar as condições “sub-humanas” verificadas no CDP, a juíza cita paredes corroídas, tubulações à mostra, diversas infiltrações, gambiarras na rede elétrica, insetos rasteiros em todas as salas, banheiros sem descarga e com o piso quebrado, alimentos expostos no chão e acúmulo de lixo.
Outro problema verificado no CDP de Parelhas é a convivência entre presos provisórios (ainda não julgados) e condenados, que chegam a dividir as mesmas celas.
Segundo a juíza Carmen Verônica Calafange, trata-se de uma violação ao princípio da individualização da pena e do direito, previsto tanto pela Constituição Federal quanto pela Lei de Execução Penal.
Na decisão judicial, a magistrada determinou à direção do CDP que efetue o registro dos endereços residenciais dos detentos do regime semiaberto e os oriente sobre a necessidade de pernoitar no local indicado por eles.
De acordo com a magistrada, esses apenados deverão comparecer ao CDP apenas para assinar a lista de frequência.
A possibilidade de dormirem em casa está relacionada à falta de vagas no superlotado sistema carcerário do Rio Grande do Norte.

Tn online 

Juíza bloqueia conta do Estado para adequações em CDP do Seridó

A Juíza de Direito Maria Nadja Bezerra Cavalcanti deferiu pedido de liminar em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Currais Novos, determinando o bloqueio de R$ 10 mil de verba pública do Estado para assegurar condições mínimas para estadia dos apenados do Centro de Detenção Provisória do município.

A Magistrada determinou o bloqueio através do BACEN JUD, mandou providenciar a transferência dos R$ 10 mil para a agência do Banco do Brasil de Currais Novos, dinheiro que será destinado à construção de escada para o acesso dos presos do regime fechado ao local do banho de sol; aquisição de 20 colchões; câmeras de segurança; computador com monitor; cerca elétrica; refletores; além de cadeiras e beliches.

“Ressalto, por oportuno, que a medida extrema foi deferida em razão de ser fato público e notório o descaso do Estado do Rio Grande do Norte com o sistema Prisional”, destaca a Juíza em sua Decisão.

A Magistrada fixou multa diária no valor de R$ 1 mil a ser recolhida ao Fundo Estadual de Direitos Difusos pelo Secretário Estadual de Justiça e Cidadania (SEJUC) em caso de descumprimento, sob pena incursão do gestor em crime de desobediência.


Gerlane Lima

Manifestantes fecham rodovia que liga as cidades de Picuí e Carnaúba dos Dantas

Manifestantes fecharam a rodovia PB-151 que liga Picuí a Carnaúba dos Dantas, colocaram vários pneus no meio da pista e atearam fogo para impedir a passagem de veículos. 

O Protesto começou as 4:00h da manha desta quarta-feira, o Líder do Movimento Roterdan Ferraz, garantiu que só vão liberar a estrada com a presença de um representante do governo da Paraíba. 


Os manifestantes reivindicam a reconstrução da rodovia PB151 que a mais de 12 anos está sem manutenção, causando muitos transtornos aos motoristas que transitam naquela via. Com o problema dos buracos os ladrões se aproveitam pra assaltar os viajante e caminhoneiros que passam no local. 

Nos últimos dias a população se revoltou pelo fato do Governador declarar na reunião dos prefeitos do Orçamento Democrático, que não teria mais recursos em caixa para fazer o reparo daquela pista neste ano. 


Apesar desta declaração, os moradores de Picuí afirma que o governo não reconstruiu a pista por falta de interesse, já que são apenas 12,5 km de estrada. 
Recentemente o governo da Paraíba recapeou várias ruas do centro de Picuí, construiu a estrada que liga Picuí a Frei Marinho, e quando a população achava que iam fazer o trecho da PB151 até a divisa do RN, as maquinas foram embora e nada foi feito. 

Com isso os moradores daquela cidade, apoiados por alguns empresários locais, empresários ceramistas de Carnaúba dos Dantas, tomaram coragem de bloquear a pista em protestos contra o descaso do governo da Paraíba. 
Fonte: JCN

Homem foi detido com arma de fogo em Parelhas

Após uma denuncia anônima a Polícia Militar de Parelhas, conseguiu fazer uma abordagem em um veiculo modelo Silverado, de cor Azul, Placas MYM 1950 Acarí, onde foi encontrado com o condutor do veículo identificado como: Antonio Tárcisio Pires, natural de Feira de Santana (BA) mais residente em Carnaúba dos Dantas, um revolver calibre 38 com seis munições.

O fato foi registrado por volta 19h40 desta Terça-Feira (23/07), no Bairro Ivan Bezerra em Parelhas.

Após a abordagem o mesmo foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Parelhas para os procedimentos de praxe.


Marcos Silva 

Trailler foi arrombado próximo a rodoviária de Parelhas

Um dos traillers que fica localizado nas proximidades do terminal rodoviário de Parelhas, foi arrombado na madrugada desta Quarta.

O proprietário do estabelecimento chegou ao local, no inicio da manhã desta Quarta-Feira (24/07), e percebeu que o mesmo havia sido arrombado.

Foram levados do local bebidas dentre outros produtos.

A Polícia Militar foi acionada para as medidas de praxe.


Marcos Silva 

Teto de residência desabou na tarde desta Terça em Parelhas

Foto: face do filho da vitima
Por volta das 14h20 desta Terça-Feira (23/07), o teto de uma residência desabou em Parelhas.

A residência fica localizada no Bairro Maria Terceira.

No desabamento ficou ferido José Claudiano de Azevedo Filho 52 anos.

No momento do desabamento, a vitima encontrava-se trabalhando na residência que é de sua propriedade quando foi surpreendido pelo desabamento.

A vitima foi socorrida para a urgência do Hospital Dr. José Augusto Dantas de Parelhas, onde recebeu os primeiros atendimentos, e em seguida foi transferido para Currais Novos onde passou por exames.

Após atendimento em Currais Novos o mesmo foi liberado.


Marcos Silva 

Dominguinhos morre aos 72 anos em hospital de São Paulo

Dominguinhos morreu nesta terça-feira (23), aos 72 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo

Ele lutava havia seis anos contra um câncer de pulmão. 

De acordo com o hospital, o músico morreu às 18h em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas. 

Segundo amigos da família, o velório teria início a partir das 2h desta quarta (24) na Assembleia Legislativa de São Paulo, na região do Ibirapuera, Zona Sul da capital. Mas até 5h30, o corpo do sanfoneiro não havia chegado ao prédio.

Ao longo do tratamento, ele desenvolveu insuficiência ventricular, arritmia cardíaca e diabetes. 

Dominguinhos foi transferido para a capital paulista em 13 de janeiro. Antes, esteve internado por um mês em um hospital no Recife. 

A filha do músico, Liv Moraes, confirmou nesta segunda-feira (22) que o cantor havia voltado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) porque o estado de saúde dele tinha piorado.

Considerado o sanfoneiro mais importante do país e herdeiro artístico de Luiz Gonzaga (1912-1989), José Domingos de Morais nasceu em Garanhuns, no agreste de Pernambuco. Conheceu Luiz Gonzaga com 8 anos. 

Aos 13 anos, morando no Rio, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico.

Instrumentista, cantor e compositor, Dominguinhos ganhou em 2002 o Grammy Latino com o “CD Chegando de Mansinho”. Ao longo da carreira, fez parcerias de sucesso com músicos como Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia e Djavan.

Ainda criança, Dominguinhos tocava triângulo com seus irmãos no trio “Os três pinguins”. Quando ele tinha 8 anos, foi “descoberto” por Gonzagão ao participar de um show em Garanhuns. A “benção” lhe foi dada pelo rei do baião quanto tinha 16 anos.

 

“Gonzaga estava divulgando para a imprensa o disco 'Forró no Escuro' quando ele me apresentou como seu herdeiro artístico aos repórteres”, lembrou-se Dominguinhos em entrevista ao G1 no fim de 2012. “Foi uma surpresa muito grande, não esperava mesmo.”

De acordo com ele, o episódio aconteceu somente três anos depois de sua chegada ao Rio, acompanhado do pai, o também sanfoneiro Chicão. Mudaram-se para a cidade justamente para encontrar Luiz Gonzaga. “Em cinco minutos, ele me deu uma sanfona novinha, sem eu pedir nada”, prosseguiu. 

Naquele período, Dominguinhos saiu em turnê com o mestre para cumprir a função de segundo sanfoneiro e, eventualmente, de motorista.

Centenário de Gonzagão

No fim de 2012, Dominguinhos se dedicou ativamente às celebrações dos cem anos do nascimento de Luiz Gonzaga. Durante um show no dia centenário, 13 de dezembro, realizado na terra natal do músico, Exu (PE), Gilberto Gil comentou: “Dominguinhos teve a herança do Gonzaga, que ele incorporou, através das canções, dos estilos, o gosto pelo xote, xaxado”. 

Para Gil, no entanto, Dominguinhos soube trilhar um caminho próprio. “Dominguinhos foi além, em uma direção que Gonzaga não pôde, não teve tempo. Ele foi na direção do início de Gonzaga, o instrumentista, da época das boates do Mangue, no Rio de Janeiro, quando ele tocava tango, choro, polca, foxtrot, tocava tudo, repertório internacional, tudo na sanfona. ”

 


G1 

terça-feira, 23 de julho de 2013

Prefeito de Parelhas recebeu superintendente da Caixa Econômica Federal

Na manhã desta terça-feira, o Prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros recebeu em seu Gabinete, os representantes da Caixa Econômica Federal Roberto Sérgio (Superintendente) e Isabel Cunha (Gerente Regional), que visitaram possíveis locais para a implantação do Posto de Atendimento Bancário (PAB) da Caixa Econômica Federal. 

Após visitarem possíveis instalações, os representantes da Caixa, em parceria com a Prefeitura Municipal, definiram parte do prédio da Prefeitura para a instalação do PAB, uma vez que é possível adequar os setores que hoje funcionam no local.

Com isso, o Posto de Atendimento funcionará em frente à Praça Arnaldo Bezerra, onde hoje funciona o Setor de Tributação e Licitação da Prefeitura.

“Será implantada em nosso município uma agência da Caixa Econômica, com a diferença de que será em tamanho menor, por isso que é chamado de Posto de Atendimento, mas os munícipes terão a disposição, todos os serviços que hoje é oferecido, por exemplo, em outras agências, até mesmo com caixas eletrônicos e serviços que antes o município não oferecia.

Com isso estaremos atraindo mais serviços e dinamizando a economia do município” disse o Prefeito, Francisco Medeiros.

Participaram ainda do encontro, os secretários Gildete Maria (Chefe de Gabinete Civil) e Humberto Dantas (Finanças, Planejamento e Tributação), os vereadores Frank Kleber. Francisco Genidson e Wellington Araújo.


Jovem foi presa acusada de vários furtos em Jardim do Seridó

A Polícia Militar de Jardim do Seridó, conseguiu elucidar uma onda de furtos que aconteceram durante a madrugada de segunda-feira (22), nos bairros Baixa da Beleza e Comissão.

Informações de populares que tiveram peças de roupas furtadas do varal, que ao amanhecer, quando foram recolher as mesmas, tiveram uma surpresa, as peças  tinham sido levadas durante a madrugada.

Após denúncia a polícia, uma jovem identificada como Maria de Lurdes de Oliveira, 30 anos, solteira, jardinense, foi abordada e acabou confessando a autoria dos furtos.

Em uma residência no bairro Baixa da Beleza foram encontradas as peças de roupas.

Todo material foi levado para delegacia da Polícia Civil e após os procedimentos entregue aos donos.
A jovem foi autuada em flagrante e ficou a disposição da justiça.

Fonte: Seridó 190

Foto: Genully Carreirinha

Advogado suspeito de matar jovem em Extremoz ganha liberdade

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte decidiu, em 2ª Instância, conceder liberdade provisória para o advogado Tiago Mafra Sinedino, que é apontado pela polícia como suspeito do assassinato da jovem Ana Janaína Alves, de 24 anos, em Extremoz.
O advogado estava preso desde o dia 27 de junho.
Ele teve um mandado de prisão preventiva decretado, após o delegado Cláudio Henrique colher elementos e indícios que o colocam como principal suspeito do assassinato de Ana Janaína, que foi morta com sinais de estrangulamento, em novembro do ano passado.
Desde então, a defesa de Tiago Mafra vinha tentando relaxar a prisão do advogado e, na manhã desta terça-feira (23), o Tribunal de Justiça publicou a decisão sobre o julgamento do pedido de habeas corpus.
Tiago Mafra estava detido no Quartel do Comando Geral da Polícia.
Ele nega que tenha praticado o assassinato, embora a polícia afirme que há vários registros de ligações telefônicas e de pagamentos que comprovam que ele foi a última pessoa a ter contato com a vítima e que os dois estiveram em um motel na Praia do Meio.

Por Thyago Macedo


Foto: Cedida

Caminhão derruba parte de uma casa após ser atingido por trem

Mais um acidente envolvendo um trem foi registrado no início da tarde desta terça-feira (23).
Desta vez, um caminhão foi atingido quando atravessava a linha férrea, no Bom Pastor, rodou e atingiu uma casa.
Parte da estrutura da residência caiu, devido ao impacto da colisão. Mesmo com a gravidade do acidente, ninguém ficou ferido.
O caminhão atingido pertence a loja Atacadão dos Eletros. Ele estava trafegando no sentido bairro Nazaré-Bom Pastor, e quando passava nos cruzamentos da rua Sampaio Correia com avenida Miguel Castro, acabou sendo atingido pelo trem.
De acordo com o motorista Melque Frank de Melo, o trem atingiu a lateral do caminhão, que acabou rodando e indo de encontro a uma residência.
Com o impacto da colisão a frente da casa foi totalmente destruída. No momento do acidente, inclusive, o proprietário da residência, Clidenor Cavalcanti, estava sentado na varanda.
Ele contou que, por pouco, não foi atingido pelo caminhão. Ainda de acordo com Clidenor, essa é a terceira vez que sua casa sofre com algum acidente envolvendo trem.
Há duas semanas, outro acidente envolvendo um trem e um ônibus, matou um adolescente, na avenida Bernardo Vieira.
O motorista do caminhão atingido pelo trem declarou que o local por onde ele passou não tem cancela de contenção do trânsito e também que a luz de alerta que avisa sobre a aproximação do trem estava apagada. 
Sérgio Costa e Thyago Macedo, Portal BO

Sérgio Costa / Portal BO