De acordo com o Ministério da Educação, os interessados devem acessar o Sistema Enade e
informar a condição que motiva a solicitação: baixa visão, cegueira, visão
monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência
intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno
do espectro autista ou discalculia. Gestantes, lactantes, idosos e pessoas com
outra condição específica também podem pedir o procedimento.
No sistema, o estudante deve inserir documento legível que comprove o
que motiva a solicitação de atendimento, como o diagnóstico descrevendo sua
condição, contendo o código correspondente à Classificação Internacional de
Doença (CID 10).
O documento deve ter a assinatura e identificação do profissional
competente, com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), no Ministério
da Saúde ou em órgão competente.
Já o tratamento pelo nome social é destinado à pessoa que se identifica
e quer ser reconhecida socialmente em consonância com sua identidade de gênero.
O estudante que deseja solicitar o tratamento pelo nome social também poderá
confirmá-lo pelo Sistema Enade, caso apresente nome social cadastrado na
Receita Federal.
Se o inscrito não tenha nome social cadastrado, ele deverá anexar no
sistema uma foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco, que
enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos
escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); e
cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação
oficiais com foto, válido, conforme edital.
Enade
Aplicado desde 2004 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enade integra o Sistema Nacional de
Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela avaliação de
cursos de graduação e pela avaliação institucional, um conjunto avaliativo que
permite conhecer a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior
brasileiras.
O objetivo do exame, de acordo com o ministério, é avaliar o desempenho
dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes
curriculares do curso de graduação, além de competências e habilidades necessárias
ao aprofundamento da formação geral e profissional dos estudantes.
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