quarta-feira, 31 de maio de 2023

Projeto quer digitalizar 180 oficinas de costura do Rio Grande do Norte

 A fim de levar o que há de mais moderno em tecnologia para uma das atividades econômicas com maior efervescência do interior do estado, a produção têxtil, o Metrópole Parque, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), faz parte de um novo projeto, conduzido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN), que promete digitalizar 180 oficinas de costura do RN.

Intitulada Mais Performance Moda, a iniciativa visa inserir pequenos negócios do ramo têxtil ao contexto da Indústria 4.0, fazendo com que o uso de tecnologia de gerenciamento de dados possa otimizar linhas de produção, diminuir perdas e ampliar resultados, o que contribui para o desenvolvimento e expansão de diferentes tipos de negócios.

A solução tecnológica empregada no projeto foi desenvolvida pela startup NUT – empresa vinculada ao Metrópole Parque especializada em coleta e uso de dados – e consiste em um sistema web, um aplicativo e um dispositivo de hardware que permitem ao usuário acompanhar toda a linha de produção de forma online. A proposta possibilita que a gestão solucione em tempo real possíveis gargalos na fabricação das peças, de modo a otimizar recursos humanos e materiais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário