quarta-feira, 17 de outubro de 2018

União reconhece emergência em 147 municípios atingidos pela seca no RN


Após decretar pela 11ª vez o estado de emergência em decorrência da seca, o Rio Grande do Norte teve sua situação reconhecida pelo Governo Federal que publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (17) o reconhecimento da situação dos 147 municípios potiguares.

Mesmo com as fortes chuvas que caíram janeiro e julho, a situação de seca permanece no RN, o que fez o Governo do Estado prorrogar a emergência, explicando que as chuvas que caíram no estado não foram suficientes para acabar com os efeitos da estiagem de quase sete anos.

O decreto permitirá o acesso a R$ 16 milhões em recursos federais para adotar medidas contra seca, com ênfase no abastecimento de água por meio de carro-pipa.

O RN já soma os prejuízos acumulados pelo segmento agropecuário foram de cerca de R$ 4,3 bilhões ao longo do período de estiagem.
Além disso, oito reservatórios estão em volume morto e outros três completamente secos entre as 47 barragens e açudes monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn).

Ainda o Governo do RN, as chuvas em 84 municípios foram consideradas de normal a muito chuvoso, 33 ficaram na categoria “seco” e 21 municípios na faixa “muito seco”. No estado, 29 cidades não possuem registros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário