As escalas
operacionais do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte foram
reduzidas por tempo indeterminado. A carga horária, que antes era de 24 horas
de serviço por 72 horas de descanso, passará a ser de 24 por 48 horas.
Ou seja, antes da
portaria, a cada plantão, os bombeiros folgavam três dias. Agora, serão apenas
dois.
A decisão foi
publicada no último sábado, 29, pelo Comandante Geral da corporação, o coronel
Josenildo Acioli Bento. A alteração é algo comum no período de eleições, mas,
dessa vez, não há prazo para a normalização das escalas, o que preocupou os
membros da corporação.
De acordo com a
portaria, entre as justificativas para as mudanças estão o baixo efetivo e
restrições no orçamento que comprometem o pagamento das diárias operacionais.
Entretanto, para a Associação dos Bombeiros do RN (ABM-RN), esse tipo de
decisão não resolve os problemas enfrentados pela corporação.
“Reduzir a escala é
desumanizar ainda mais o nosso trabalho. Isso não melhora a qualidade do
serviço, pois o período de descanso diminui e o estresse aumenta”, afirmou
Dalchem Viana, presidente da ABM-RN.
Agora RN

Nenhum comentário:
Postar um comentário