Estudantes deixam o
ensino fundamental com desempenho pior do que entraram, em média, no Brasil. É o que mostram os
resultados das avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica
(Saeb), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).
As provas que avaliam
os estudantes de escolas públicas em língua portuguesa e matemática mostram que
os estudantes chegam a um nível maior de aprendizagem nas disciplinas no 5º ano
do que no 9ª ano, quando deixam o ensino fundamental.
Os resultados mostram
que, quando fazem a avaliação no 5º ano, os estudantes ficam, em média, no
nível 4 de proficiência, tanto em língua portuguesa quanto em matemática - em
uma escala que vai de 0 a 9 em português e de 0 a 10 em matemática.
De acordo com os
critérios do MEC, no nível 4, os estudantes aprenderam o básico em ambas
disciplinas. No 9º ano, o resultado
piora.
Em média, os estudantes estão no nível 3, tanto em língua portuguesa
quanto em matemática, o que significa que não alcançaram nem mesmo o nível
básico e tiveram uma proficiência insuficiente.
Nessa etapa, a escala
vai até 8 em português e 9 em matemática, mas os critérios do MEC para
classificar a aprendizagem como suficiente permanecem os mesmos.
Mariana
Tokarnia
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