Ao
menos 2.425 presos liberados para saída temporária no Natal e na virada do ano
aproveitaram a oportunidade para fugir, mostra levantamento feito pela Folha.
Em 2012, a taxa de evasão foi de 5% entre os 47.770 condenados que
conseguiram o benefício nos 26 Estados e no Distrito Federal. A média é
semelhante a de 2011 (5,26%).
Tem direito à saída temporária quem cumpre pena por quaisquer tipos
de crimes e esteja em regime semiaberto.
Em Sergipe, 21% dos beneficiados não retornaram no prazo estabelecido
maior índice do país. Maranhão, onde cerca de 20% não voltaram, foi o segundo
na lista.
São Paulo tem o maior número absoluto: estão à solta 1.478
condenados (6,5%).
Segundo Pedro Juliotti, promotor das Execuções Criminais de São
Paulo, os presos que não retornam das saídas temporárias acabam não sendo
recapturados de imediato na maioria dos casos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário