segunda-feira, 30 de julho de 2012

Governo adia reunião com servidores em greve

O governo federal adiou nesta segunda-feira a reunião de negociação prevista para acontecer nesta terça-feira com os representantes dos servidores públicos, que estão em greve há 41 dias.
O comando nacional de greve da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) se reúniram na segunda-feira à tarde para avaliar a medida do governo e determinar uma posição oficial por parte dos trabalhadores, que devem fortalecer os protestos em todo o País.

Cerca de 350 mil trabalhadores aderem à paralisação, protestando por aumento salarial.
De acordo com a confederação, apenas as categorias de base da Condsef representam 80% de todos os servidores do Executivo federal que aderiram à greve nacional.
O secretário geral da Condsef, Josemilton Costa, afirma que após a reunião que aconteceu, na sede da entidade, em Brasília a categoria terá uma posição oficial sobre a postura do governo em relação às reivindicações dos servidores.
De acordo com ele, desde o dia 18 de junho - data do comando de greve nacional - que os trabalhadores pedem uma proposta concreta, que até hoje não foi apresentada.
De acordo com membros da confederação, o próprio governo federal teria adiantado que a proposta oficial sobre todos os itens da pauta de reivindicação seria apresentada nesta terça.
"Durante toda a greve, o governo reafirmava que apresentaria oficialmente o reajuste no dia 31.
Na véspera da data eles anularam", afirma Costa.
A categoria pretende buscar mais membros para a greve.
A Condsef afirma que há entidades públicas mobilizadas mas que ainda não paralisaram seus serviços.
O Ministério Público informou por meio de um oficio o adiamento da reunião. Segundo a pasta, todas as reuniões sindicais foram adiadas para voltarem a acontecer a partir do próximo dia 13 de agosto.
De acordo com o ministério, os secretários precisam concluir trabalhos internos, após uma série de negociações que já aconteceram com outras categorias nos últimos meses.
O governo federal tem até o dia 31 de agosto, data prevista por lei, para apresentar uma proposta oficial aos servidores públicos.
Segundo o ministério, essa resposta às reivindicações será data até o dia 17.
Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário