terça-feira, 29 de novembro de 2022

Jovem de 18 anos morre após carro bater em poste e capotar na PB; motorista estava bêbado

 Um homem de 18 anos morreu em um acidente envolvendo cinco pessoas na manhã deste domingo (27), na BR-246, por volta das 8h, na cidade de Princesa Isabel, na Paraíba. 

O carro onde estava o jovem bateu em um poste e capotou diversas vezes, de acordo com a Polícia Civil. O motorista do veículo estava embriagado, foi autuado em flagrante e se encontra sob custódia da polícia na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

Segundo informações da Polícia Civil, o acidente aconteceu nas mediações do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). No total, cinco pessoas se encontravam dentro do carro e estavam voltando de uma festa que aconteceu na noite do sábado (26), na cidade de Triunfo, em Pernambuco.

O homem que dirigia o carro tem 36 anos e chegou a ser arremessado para fora do automóvel com o impacto da batida. Além da vítima fatal e do motorista, três pessoas ficaram feridas, porém com escoriações leves.

Uma garrafa de conhaque estava dentro do carro e apreendida. O motorista foi encontrado desorientado na proximidades do acidente e sem carteira de habilitação. Ainda conforme a polícia, foi comprovado por meio de laudo clínico na UPA que ele estava embriagado.

O jovem de 18 anos morreu vítima de um trauma de alta energia, quando o carro bateu no poste.

O motorista foi autuado em flagrante por homicídio culposo e após ser liberado da UPA, será encaminhado para uma audiência de custódia. Ele segue internado, sem risco de vida e em observação.

g1/PB


Suspensão de aulas diante de casos de covid-19 é protocolar, diz SEEC

 Com o aumento de casos de Covid-19 no Rio Grande do Norte, um dos pontos de destaque são as medidas a serem adotadas pelas escolas da rede pública do Estado. Segundo a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), todas as instituições da rede devem proceder conforme o protocolo de biossegurança publicado em 2021 pela pasta. O documento estabelece, dentre outras medidas, a suspensão temporária frente a alta de casos e a limpeza do espaço escolar para retorno dos estudantes.

Nesta terça-feira (29), a Escola Estadual Manoel Villaça comunicou por meio de publicação nas redes sociais que as aulas serão realizadas na modalidade remota até esta quarta-feira (30), uma consequência dos casos de covid-19 identificados entre o corpo da instituição. 

Em reportagem à Tribuna, a SEEC afirmou que o procedimento é comum, dado que ao serem identificados casos da doença, a depender do número e se for professor, as escolas devem suspender as aulas para limpeza  e afastamento das pessoas infectadas e sintomáticas.

O processo dura em média dois ou três dias, período em que as aulas podem ocorrer remotamente. Caso não sejam realizadas na modalidade remota, as aulas não ministradas devem ser repostas em outro momento. Todo o processo é articulado pelo conselho escolar e deve ser comunicado à SEEC.    

A Coordenadora de Vigilância em Saúde,  a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap/RN), Kelly Lima, afirmou à Tribuna do Norte que a pasta vai se reunir com a  União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) na próxima terça-feira (6) para discutir quais protocolos deverão ser adotadas frente a alta de casos de Covid-19. Até lá, ela orienta o uso de máscara em ambientes fechados, cumprimento do calendário vacinal e etiquetas respiratórias. 

O RN hoje está com a taxa de ocupação de leitos críticos em 67,3%, com 12 pacientes aguardando regulação. Quanto à vacinação, a porcentagem preocupa o Comitê de Especialistas da Sesap. São 95% da população vacinada com a primeira dose (D1) e 87% com a segunda dose (D2). Além de 55% de vacinados com a primeira dose de reforço (D3) e apenas 21% com a segunda dose de reforço (D4).

Tribuna do Norte 


Encarte Com Muita Economia é no Supermercado Santo Antonio - Lojas I e II em Parelhas

 



Regulação de leitos de UTI covid-19 cresce 70% no RN

 O número de pacientes regulados para leitos críticos de covid-19 no Rio Grande do Norte cresceu 70,2% no mês de novembro, de acordo com os dados da plataforma Regula RN, gerida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) e Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN).

Nos 28 dias de novembro, 63 pacientes foram encaminhados para tratamento da covid em leitos críticos públicos, enquanto que no mesmo período de outubro foram registradas 37 regulações. Atualmente o Estado tem 58 leitos críticos, número sete vezes menor do que tinha em junho de 2021 (418).

O RN hoje está com a taxa de ocupação de leitos críticos em 67,3%, com 12 pacientes aguardando regulação. Quanto à vacinação, a porcentagem preocupa o Comitê de Especialistas da Sesap. São 95% da população vacinada com a primeira dose (D1) e 87% com a segunda dose (D2). Além de 55% de vacinados com a primeira dose de reforço (D3) e apenas 21% com a segunda dose de reforço (D4).

Tribuna do Norte


De olho em vaga nas oitavas, Inglaterra mede forças com País de Gales

 A terceira rodada da fase de grupos da Copa do Catar terá início nesta terça-feira (28) com jogos decisivos. Um dos mais interessantes é o que coloca frente a frente Inglaterra e País de Gales, a partir das 16h (horário de Brasília) desta terça-feira (29), no Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan.

Ocupando a liderança do Grupo B com quatro pontos, após empate sem gols com os Estados Unidos na última rodada, os ingleses se garantem nas oitavas mesmo com um empate. Já para o País de Gales vencer é uma necessidade, e com um placar elástico que melhore seu sado de gols.

Pela mesma chave, e mesmo horário, mas no Estádio Al Thumama, Irã e Estados Unidos medem forças. Caso haja um vencedor neste confronto, quem conquistar os três pontos estará nas oitavas. Em caso de empate, o Irã só não avança se Gales vencer a Inglaterra. Ou seja, todas as quatro seleções chegam à última rodada com chances de classificação.

A terça também será dia de definir o futuro do Grupo A, com partidas às 12h. Quem parece ter a missão mais simples é a Holanda, que pega o desclassificado Catar no Estádio Al Bayt. Os holandeses estão na liderança da chave com quatro pontos. Assim, para os europeus um empate é suficiente para chegar às oitavas.

No outro confronto, Equador e Senegal fazem um confronto direto pela vaga no Estádio Internacional Khalifa, em Doha. Os equatorianos aparecem na segunda posição do grupo com quatro pontos, enquanto os senegaleses são os terceiros com três.


Precisou de Bebidas ou Gás de Cozinha ligue para Parelhas Gás e Bebidas

 Parelhas Gás tem para você uma grande variedade em bebidas, Gelo e o seu botijão de Gás com a entrega mais rápida da cidade.

Aberto de Domingo a Domingo para melhor lhe atender.

Venda em grosso e no varejo.

Telefones: (84) 9 9604 1275

                          9 8819 0725  


Pintor morre após sofrer choque elétrico e cair de andaime durante trabalho em Natal

 Um pintor morreu após sofrer um choque elétrico e cair de um andaime na tarde desta segunda-feira (28) enquanto realizava um serviço na fachada de uma academia de musculação no bairro Dix-Sept Rosado, na Zona Oeste de Natal.

A vítima foi identificada como Alexandre Magno da Silva, de 47 anos de idade. A academia fica instalada na Avenida Coronel Estevam. O filho do pintor presenciou o momento do choque e correu para desligar a rede elétrica, segundo o relatado à Polícia Militar.

Neste momento, o pai caiu do andaime, que tinha cerca de 6 metros de altura. O incidente aconteceu durante a partida entre Brasil e Suíça pela Copa do Mundo.

“O filho nos passou que ele não estava assistindo o jogo, ficou trabalhando. Quando o filho chegou, viu ele levando um choque no andaime. Quando o filho correu pra desligar a rede, o pai tombou lá de cima. O filho tentou correr pra segurar, mas não conseguiu”, disse o oficial em operação da Polícia Miitar, que preferiu não se identificar.

O homem não usava nenhuma equipamento de proteção individual, que é necessário nesse tipo de atividade.

A polícia trabalha com a possibilidade de que o homem tenha morrido eletrocutado, mas apenas o exame do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) vai afirmar se a causa da morte foi o choque elétrico ou a queda.

G1 RN


Passageira morre após queda de moto e condutor foge do local do acidente na BR-304 na Grande Natal, diz PRF

 Uma mulher ainda não identificada morreu no fim da tarde de domingo (27), após uma queda de motocicleta na BR-304, em Macaíba, na Grande Natal.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a mulher era a passageira do veículo e morreu ainda no local do acidente.

O motociclista que conduzia a moto fugiu do local antes da chegada dos policiais, deixando a vítima e a moto modelo CG 160 Start para trás. Ele não foi localizado até a última atualização desta matéria.

O caso aconteceu por volta das 17h no quilômetro 300 da rodovia federal.

As informações preliminares levantadas pela equipe da PRF apontam que o pneu traseiro da moto furou ou perdeu pressão por outro motivo, o que teria provocado o tombamento da moto.

Ainda no local, os policiais identificaram que o capacete da passageira não estava afivelado, o que pode ter facilitado a morte da mulher.

O corpo da vítima foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

G1 RN


Câncer de próstata tem novo tratamento com radioterapia reduzida

A fase aguda da pandemia da covid-19 afetou os pacientes com câncer de próstata, que não podiam parar o tratamento, mas precisavam continuar se cuidando para evitar a contaminação pelo coronavírus. Uma das medidas implantadas com o objetivo diminuir o risco de transmissão da covid-19, foi a redução no número de sessões de radioterapia para o tratamento.

O número de sessões foi reduzido de 39 para 20 aplicações. A experiência foi tão bem-sucedida que passou a ser adotada como rotina no pós-pandemia. Ao lado de exames e tratamentos sofisticados, essa é uma das novidades do combate ao câncer de próstata, que ganha destaque durante a campanha do Novembro Azul, que segue até o próximo dia 30.

No entanto, a redução se aplica a determinados pacientes, que apresentam características específicas. “Quando o paciente não apresenta risco de complicação, o tempo de tratamento por radioterapia pode ser mais curto, com cinco sessões com maior intensidade de radiação”, esclarece a médica Mariana Bruno Siqueira, oncologista da Oncologia D’Or, com foco em uro-oncologia.

O que impede a redução de sessões, explica a médica, é o tamanho da próstata e a distância entre a próstata e o reto, que é a parte final do intestino. “As complicações que a temos mais receio são diarreia e eventualmente sangramento nas fezes.

É uma decisão do médico radioterapeuta, baseado nos dados da anatomia do paciente, para definir se tem segurança de fazer em menos tempo com maior dose. Então é uma decisão para cada paciente e em conjunto com radiooncologista, que é quem vai planejar o tratamento”.


Drogaria Santa Luzia com entrega grátis de Domingo a Domingo Disk Saúde – (84) 9 9602 5287

 






Covid-19: Brasil registra 20,3 mil casos e 57 mortes em 24 horas

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde neste domingo (27) indicam que, em 24 horas, foram registrados 20.385 novos casos e 57 mortes por covid-19 no país. Desde o início da pandemia, o Brasil contabiliza 35.188.586 casos confirmados e 689.536 óbitos pela doença.

Ainda segundo o boletim, 34.205.157 pessoas se recuperaram da infecção (97,2% do total) e 293.393 pacientes estão em acompanhamento.

Os estados do Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Roraima, Santa Catarina e Tocantins, além do Distrito Federal, não atualizaram os dados em 24 horas.


Polícia encontra caminhonete roubada e troca tiros com bandidos na região agreste do RN

Uma caminhonete Amarok foi roubada por bandidos armados, na manhã desta segunda-feira (28), em Monte Alegre, na Região Agreste do Rio Grande do Norte. Segundo a Polícia Militar, após acionamento pelo Copom, buscas foram iniciadas com auxílio do GPS do veículo logo depois que houve a denúncia sobre o crime.

Diante das informações, as viaturas da Força Tática e B-1613, ambas da 1ª Companhia do 16º Batalhão, seguiram para uma área de mata no distrito de Punaú.

Ao chegar na localização, os bandidos escondidos no matagal trocaram tiros com as equipes da PM e conseguiram fugir pela mata em seguida.


Atendimentos Desta Terça na Clínica Maria Teonas

 Na Clínica Maria Teonas dispomos de atendimentos pelo plano da saúde UNIMED

São mais de 10 especialidades médicas credenciadas para você e sua família.

Agende agora mesmo sua consulta

(84) 9 9952 0263

(84) 9 9936 1564

Clínica Maria Teonas

Vocação em Atender Bem!


Evangelho Desta Terça – Dia de São Francisco Antônio Fasani

 

Evangelho (Lc 10,21-24)

— Aleluia, aleluia, aleluia.

— Eis que virá o nosso Deus com poder e majestade. E ele há de iluminar os olhos dos seus servos. (Sl 84,8)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

21Naquele momento Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai.

Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 

23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Dez hospitais estão com UTIs Covid 100% ocupadas no Rio Grande do Norte

 Nesta segunda-feira (28), o Rio Grande do Norte iniciou o dia com 100% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ocupados em dez hospitais que atendem pacientes com covid-19. Dos 394 leitos críticos para atendimento da doença no estado, 307 deles estavam ocupados até às 9h45, segundo dados da plataforma Regula RN.

“Vivemos mais um momento de intensificação do número de casos de covid no estado, causado por essas novas variantes que estão em circulação e que têm uma maior transmissibilidade. Isso tem se comprovado pelo aumento da proporção de testes positivos que vem ocorrendo a pelo menos três, quatro semanas”, afirmou o secretário estadual da Saúde Pública (Sesap), Cipriano Maia.

A taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 está em 85,3% no Rio Grande do Norte. Ao todo, 53 deles estão disponíveis e outros 34 estão bloqueados. A lista de espera por uma dessas vagas apresenta 33 pacientes.

Por regiões, a maior taxa de ocupação é na Grande Natal, com 93,2%. Na sequência vem o Oeste, com 74,5%, e Seridó, com 77,7%, dos leitos críticos sendo usados para atendimento de pacientes com a doença.

Nesse cenário, o secretário de Saúde recomendou a retomada do uso da máscara em ambientes coletivos, para evitar a propagação do vírus e a sobrecarga da assistência de saúde. Além disso, ele reforçou a necessidade da vacinação. “Essa atitude não é de alarmismo, mas de responsabilidade com a vida”, disse Cipriano Maia.

Os hospitais que tinham leitos de UTI lotados até às 9h45 desta segunda-feira eram: Hospital da PM, Hospital dos Pescadores, Hospital do Santa Catarina, Hospital Infantil Varela Santiago, Hospital Maternidade do Divino Amor, Hospital Regional Alfredo Mesquita, Hospital Regional da PM – Mossoró, Hospital Deoclécio Marques, Hospital Rio Grande e Hospital Universitário Ana Bezerra.

IMT-UFRN detecta duas novas variantes no RN

O Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) detectou duas novas variantes, em sequenciamento de amostras positivas para SARS-CoV-2, em Natal e Parnamirim.

O serviço de vigilância genômica realizado pelo IMT-UFRN, em parceria com o Instituto Butantã e o Getúlio Sales Diagnósticos, realizou o sequenciamento de 32 amostras positivas para SARS-CoV-2. Desse total, mais da metade são novos tipos de SARS-CoV-2, sendo 16 da nova variante BQ.1 e duas amostras da nova cepa BN.1.5, além de outras 14 amostras da BA.5, que já circulava desde maio de 2022. 

“Há um indicativo de que as novas variantes são mais transmissíveis, se observarmos a quantidade de novas variantes nas amostras analisadas e o aumento recente da quantidade de pessoas com covid-19”, considera a diretora do instituto Selma Jerônimo.

O período de análise das amostras é referente referentes ao período de 21 de outubro a 17 de novembro de 2022.

Tribuna do Norte



Portugal vence Uruguai por 2 a 0 e garante vaga nas oitavas da Copa

 Em duelo que marcou o fim da segunda rodada de jogos, Portugal e Uruguai se enfrentaram no estádio Lusail nesta segunda-feira (28), às 16h (de Brasília), pelo Grupo H da Copa do Mundo. Com dois gols de Bruno Fernandes, os portugueses venceram o jogo por 2 a 0 e garantiram uma vaga nas oitavas de final.

Com a derrota, os uruguaios dependem de vitória na última rodada para garantir a classificação e estender a participação no Mundial de 2022. O jogo será contra Gana, que venceu o último jogo contra a Coreia do Sul por 3 a 2.

O próximo jogo da seleção portuguesa acontece na sexta-feira (2), às 12h (de Brasília), contra a Coreia do Sul, no estádio Cidade da Educação. No mesmo dia e hora, o Uruguai enfrenta Gana, no estádio Al Janoub. As partidas encerram a fase de grupos do grupo H.

R7



Promoção Gol de Placa é na Rede Nordeste NOVELAR

 








Casemiro diz que, surgindo oportunidades, está pronto para marcar gols

 Após garantir a vitória de 1 a 0 do Brasil sobre a Suíça, nesta segunda-feira (28) no Estádio 974, o volante Casemiro afirmou, em entrevista coletiva, que sua primeira responsabilidade é sempre a de defender, mas que, se tiver a oportunidade, está pronto para marcar seus gols.

“Meu primeiro objetivo, claro, é defender e ajudar meus companheiros atrás, ajudar o meio-campo, os laterais. Porém, se tiver a oportunidade de dar uma beliscadinha ali na frente [marcar gols], acho que também é importante. Meu pensamento é estar sempre bem posicionado”, declarou o camisa 5 da seleção brasileira.

Porém, mesmo decidindo a partida diante dos suíços, o volante compartilhou o mérito da vitória com seus companheiros de equipe: “[O que é] importante, independente do gol, é ajudar os meus companheiros. Quando se vence aqui, vencem todos. Quando se perde, perdemos todos", destacou. "Quando se fala em seleção brasileira, se fala em grupo. Temos que valorizar o grupo sim, quem tem entrado, quem tem jogado, isso é o importante para conquistarmos títulos”.


Tite diz que, mesmo com vitória, Brasil sentiu a ausência de Neymar

 O técnico Tite afirmou que, mesmo com a vitória sobre a Suíça, a seleção sentiu a ausência do atacante Neymar (desfalque por causa de uma lesão no tornozelo direito). Porém, o treinador destacou o fato de a equipe ter outras opções para continuar triunfando na competição, como nesta segunda-feira (28) no Estádio 974, pelo Grupo G da Copa do Catar.

“Claro que o Neymar tem atributos diferentes. Ele, em um momento mágico, dribla e clareia. Ele tem essa qualidade”, declarou o comandante da seleção em entrevista coletiva. “Então [a seleção] sente sim a ausência do Neymar. O poderio da equipe sente. Porém, temos atletas que podem dar conta do recado”.

Segundo Tite, as opções que existem para substituir ausências importantes, como a de Neymar, são fruto do trabalho realizado nos últimos quatro anos na equipe canarinho: “Há um leque de opções porque há um processo de quatro anos de construção. Quem venceu hoje foi o processo, foi o tempo de quatro anos de uso de atletas para que eles possam desenvolver, ter a naturalidade, mesmo jovens, aproveitando em seus clubes e dando oportunidade”.

Outro assunto abordado na entrevista foi a opção por escalar o zagueiro Éder Militão como titular da lateral direita. O jogador do Real Madrid (Espanha) venceu a disputa com Daniel Alves pela vaga de Danilo, que desfalcou o Brasil por lesão.

“Você tem dois jogadores com diferentes características. Um de imposição [Militão], eu digo que ele tem turbo, consegue chegar na frente com uma consistência de marcação muito forte. O outro um articulador, um exímio construtor, que é o Dani”, afirmou. “Essa foi a ideia, de ter um jogador para conter os jogadores de lado [da Suíça]”.

Cristiano Ronaldo tenta levar Portugal ao segundo triunfo na Copa

 Portugal e Uruguai se enfrentam a partir das 16h (horário de Brasília) nesta segunda-feira (28) no Estádio de Lusail. A partida é válida pela segunda rodada do Grupo H da Copa do Mundo do Catar.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1495560&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1495560&o=node

Esse é um jogo importante e decisivo para as duas equipes, que brigam pela primeira posição da chave. Portugal venceu Gana na primeira rodada num emocionante 3 a 2, com Cristiano Ronaldo deixando a sua marca e fazendo história se tornando o único jogador da história a marcar em cinco edições diferentes de mundiais de seleções.

Já o Uruguai chega após um morno empate sem gols com o Coreia do Sul. A expectativa se concentra na presença, ou não, do meia Arrascaeta no 11 titular uruguaio. O jogador do Flamengo não entrou no gramado na estreia de sua equipe.

A partir das 10h terá início o outro confronto do Grupo H , entre Coreia do Sul e Gana no Estádio Cidade da Educação. As duas equipes buscam uma vitória para se manterem com possibilidades reais de classificação às oitavas.

Pelo Grupo G, o do Brasil, Camarões e Sérvia jogam a partir das 7h no Estádio Al Janoub. As duas equipes perderam na primeira rodada e precisam de um resultado positivo para continuarem sonhando com a classificação.

O Brasil entrar em campo às 13h no Estádio 974 para pegar a Suíça. As duas seleções buscam dar continuidade ao 100% de aproveitamento que possuem até o momento na competição.


Parelhas Tem Magno Edificações

 


Covid-19: Brasil registra 5.197 casos e 11 mortes em 24 horas

 Dados divulgados pelo Ministério da Saúde neste domingo (27) indicam que, em 24 horas, foram registrados 5.197 novos casos e 11 mortes por covid-19 no país. Desde o início da pandemia, o Brasil contabiliza 35.168.201 casos confirmados e 689.479 óbitos pela doença.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1495703&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1495703&o=node

Ainda segundo o boletim, 34.186.532 pessoas se recuperaram da infecção (97,2% do total) e 292.190 pacientes estão em acompanhamento.
Estados

O estado de São Paulo lidera o número de casos, com 6,1 milhões, seguido por Minas Gerais (3,9 milhões) e Paraná (2,7 milhões). Já o menor número de casos é registrado no Acre (153,6 mil), seguido de Roraima (178,5 mil) e Amapá (180,9 mil).

Os dados mostram ainda que São Paulo apresenta o maior número de mortes provocadas pela doença (176.133), seguido pelo Rio de Janeiro (76.054) e por Minas Gerais (63.943). Acre (2.029), Amapá (2.165) e Roraima (2.176) registram o menor número de óbitos.