domingo, 30 de janeiro de 2022

Conta de luz: consumidores de baixa renda vão ficar livre de taxa extra em fevereiro

 A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que as famílias de baixa renda inscritas no programa Tarifa Social não vão pagar taxas adicionais nas contas de luz em fevereiro.

Hoje, 12,6 milhões de unidades consumidoras recebem descontos. Acionada pelo terceiro mês consecutivo, a bandeira tarifária verde indica condições mais favoráveis de geração de energia elétrica.

Apesar de as chuvas registradas desde meados de outubro terem refletido no nível de armazenamento dos reservatórios, continua em vigor a bandeira de escassez hídrica, com cobrança de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos para os demais consumidores do País.

O patamar mais caro deve ser cobrado até abril. As famílias atendidas pelo Tarifa Social são isentas de pagar a bandeira de escassez hídrica.

Esses consumidores continuam com descontos previstos pelo programa, que são estabelecidos por faixas de consumo.


Rede Nordeste Novelar - Mais Fácil de Comprar

 


Governo vai priorizar criação de empregos em 2022, diz presidente

 O presidente Jair Bolsonaro disse que, em 2022, o governo focará seus esforços na geração de emprego e no combate à inflação. A afirmação foi feita durante a assinatura do protocolo de intenções para oferta de vagas de qualificação no Programa Nacional de Prestação de Serviço Civil Voluntário.

O programa pretende ajudar trabalhadores desempregados, com idades entre 18 e 29 anos, a adquirirem experiência profissional, com a ajuda de cursos de qualificação. Beneficiará também trabalhadores com idade acima de 50 anos, que estão fora do mercado há mais de dois anos.

O objetivo do governo é, com a ajuda dos municípios, aumentar a empregabilidade desses trabalhadores e transferir renda através da bolsa qualificação, de forma combinada com a execução de atividades de interesse público nos municípios participantes.

Pretende, também, amenizar os impactos sociais no mercado de trabalho decorrentes da crise causada pela covid-19.

“Os municípios que optarem por participar do programa irão se encarregar da organização local das atividades de interesse público e do pagamento da bolsa qualificação, devendo observar a regulamentação da Medida Provisória e outras disposições do Ministério do Trabalho e Previdência", informa a Secretária-geral da Presidência da República.


Presidente diz que enviará PEC de combustíveis nesta semana

 O presidente Jair Bolsonaro disse que o governo deve enviar nesta semana uma proposta de emenda constitucional (PEC) ao Congresso para zerar o imposto federal que incide sobre o diesel.

Segundo o presidente, a medida é necessária para que o corte seja realizado sem indicar uma fonte de recurso para compensar a perda na arrecadação dos impostos.

A proposta é discutida como uma das medidas para conter o aumento dos combustíveis. Pela legislação fiscal, uma fonte compensatória deve ser indicada pelo governo no caso de renúncia de receitas.

“Nós vamos entrar com uma PEC pedindo ao Congresso que me dê autorização para zerar o imposto de diesel sem fonte compensadora”, afirmou.

Na semana passada, o presidente anunciou a PEC para conter o preço dos combustíveis. Desde então, a discussão está em torno do alcance da medida.

Embora o texto da emenda não tenha sido divulgado, os alvos da redução seriam os tributos federais que compõem o preço dos combustíveis. Contudo, os impostos estaduais e o valor cobrado pela Petrobras continuariam no preço final.


Evangelho Deste Domingo – Dia de Santa Jacinta Marescotti

 

Anúncio do Evangelho (Lc 4,21-30)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, estando Jesus na sinagoga, começou a dizer: 21“Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.

22Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: “Não é este o filho de José?”

23Jesus, porém, disse: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”.

24E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria.

25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia.

27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”.

28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até ao alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


sábado, 29 de janeiro de 2022

Açude Dourado de Currais Novos (RN) recebe 10 centímetros d’água em seu volume

 Açude Dourado da cidade de Currais Novos (RN) recebeu 10 centímetros d’água em seu volume nas últimas 24 horas.

O açude tem capacidade para 10 milhões de metros cúbicos, e encontra-se com 7,76% de sua capacidade total.


Comunicado ÓTICAS MIRNA

 A Óticas Mirna Parelhas comunica que na próxima segunda (31), haverá exames de vista computadorizados.

As primeiras 10 pessoas agendadas não pagarão pelo exame.

Agende seu exame de vista na Óticas Mirna.

Óticas Mirna – Rua Manoel Norberto – Centro

Contato: (84) 9 9811 9238


RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 72,1%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 72,1%, registrada no início da tarde deste sábado (29). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 250.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 67,8% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 80% e a Região Seridó tem 73,3%.

Até o momento desta publicação são 20 leitos críticos (UTI) disponíveis e 106 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 45 disponíveis e 144 ocupados.

Outros 21 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e também 55 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outras síndromes gripais.


COVID: RN possui 20 leitos críticos e 45 leitos clínicos disponíveis

Conforme levantamento feito por volta das 12h45 deste sábado (29), o RN possui mais pacientes necessitando de leitos críticos do que a quantidade disponível.

Neste período, havia 28 pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e três (03) aguardavam avaliação.

Foram registrados disponíveis 20 leitos críticos e outros 45, sendo clínicos.

Em relação aos leitos clínicos, havia 58 pacientes na lista de regulação até o momento desta publicação.


Governo autoriza integralização de cotas no fundo garantidor do Fies

 O Ministério da Economia publicou portaria que autoriza a integralização de cotas pela União, no valor de R$ 500 milhões, para o Fundo Garantidor do Fundo de Financiamento Estudantil (FG-Fies). O valor será utilizado para garantir o crédito do Fies, em caso de inadimplência do estudante.

Criado pela Lei do Novo Fies em 2017, o FG-Fies começou a funcionar em 2018. A legislação que criou delimitou um total de R$ 3 bilhões para a integralização de cotas do FG-Fies por parte da União.

Além da União, a legislação também prevê o aumento do repasse de recursos para o FG-Fies pelas mantenedoras de instituições de ensino que aderirem ao programa.

A utilização dos recursos ocorre quando o estudante estiver inadimplente há mais de 360 dias. Assim que for efetuado o pagamento, o FG-Fies torna-se credor do contrato do financiamento estudantil.

Nesses casos, as regras adotadas pelo comitê gestor do Fies prevêem a possibilidade de cobrança judicial dos contratos firmados até o segundo semestre de 2017, com dívida mínima de R$ 10 mil. Nos casos em que a dívida for inferior a R$ 10 mil, a cobrança ocorre por meo de processo administrativo. O devedor e os fiadores poderão ser acionados.

Renegociação

Em razão dos impactos econômicos e sociais da pandemia de covid-19, o governo federal publicou, no final do ano passado, uma medida provisória que estabelece regras para a renegociação de dívidas do Fies. A expectativa é que a iniciativa atenda pouco mais de 1 milhão de estudantes, que representam contratos no valor de R$ 35 bilhões.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os números levam em conta o total de 2,6 milhões de contratos ativos do Fies, abertos até 2017, com saldo devedor de R$ 82,6 bilhões. Desse total, 48,8% (1,07 milhão) estão inadimplentes há mais de 360 dias. O texto que facilita o pagamento dos atrasados foi editado no último dia de 2021 e ainda precisa de um decreto regulamentador.

Pelos números do MEC, os estudantes com contratos do Fies que estão no CadÚnico ou que receberam Auxílio Emergencial somam 548 mil contratos. Os demais estudantes inadimplentes somam outros 524,7 mil contratos de financiamento.


Bandido arromba lanchonete e usa cortador de pizza para destruir câmera que o filmava

Um homem foi flagrado por câmeras de segurança no interior de uma lanchonete, localizada na avenida João Medeiros Filho, no bairro Potengi após ter arrombado o local.

No arrombamento, o suspeito aparece procurando produtos e em seguida, usando um cortador de pizza para tentar destruir a câmera que aparece o filmando. O criminoso fugiu levando alguns produtos do estabelecimento.


Evangelho Deste Sábado – Dia de São Constâncio, bispo e mártir

 


Evangelho (Mc 4,35-41)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 

37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro.

Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” 39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 

40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Parelhas Tem Magno Edificações

 


Governo do RN anuncia que vai pagar salário atrasado desde dezembro de 2018 a 53 mil servidores neste sábado (29)

 O Governo do Rio Grande do Norte anunciou que vai concluir neste sábado (29) o pagamento da quarta folha de salários em aberto desde 2018 a 53 mil servidores ativos e inativos com vencimentos até R$ 3.500,00 líquido. O pagamento é referente à folha salarial de dezembro de 2018.

Também no sábado (29), o governo deverá concluir o pagamento dos salários de janeiro, segundo o governo estadual.

“Quando assumimos em 2019, os servidores públicos estavam com quatro folhas de salários em atraso.

Nos últimos três anos pagamos os salários em dia e três folhas deixadas em atraso. Agora estamos quitando esta herança perversa e concluindo o pagamento de todos os salários atrasados de 65% dos servidores”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

Segundo o governo, a dívida era de quase R$ 1 bilhão. Dos 85 mil servidores que tinham salários atrasados, serão concluídos os pagamentos de 53 mil neste sábado (29).

Ainda de acordo com o governo, no final de março será concluído o pagamento de outros 22,5 mil e o restante receberá o pagamento no final de maio.

Com o pagamento deste sábado ficará faltando quitar aproximadamente R$ 200 milhões.


COVID: RN possui 19 leitos críticos e 36 leitos clínicos disponíveis

Conforme levantamento feito por volta das 12h10 desta sexta-feira (28), o RN possui mais pacientes necessitando de leitos críticos do que a quantidade disponível.

Neste período, havia 31 pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e cinco (05) aguardavam avaliação.

Foram registrados disponíveis 19 leitos críticos e outros 36, sendo clínicos.

Em relação aos leitos clínicos, havia 55 pacientes na lista de regulação até o momento desta publicação.

 

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 70,7%; Região Oeste tem 80,9%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 70,7%, registrada no início da tarde desta sexta-feira (28). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 238.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 67% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 80,9% e a Região Seridó tem 60%.

Até o momento desta publicação são 19 leitos críticos (UTI) disponíveis e 106 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 36 disponíveis e 132 ocupados.

Outros 25 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e também 59 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outras síndromes gripais.


RN registra 11 óbitos por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 2.396

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira (28). São 419.885 casos totalizados. Na quinta-feira (27) eram contabilizados 415.433, ou seja, 4.452 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 2.396 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.686 no total. Onze (11) óbitos foram registrados nas últimas 24 horas no RN (Areia Branca, Monte Alegre, Caicó, Santa dos Mato, Marcelino Vieira, Cruzeta, Natal e Mossoró). Na quinta (27), eram 7.668 mortes. A Sesap não registrou outros óbitos após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.505.

Recuperados são 385.311. Casos suspeitos somam 6.895 e descartados são 858.471. Estimativa de casos em acompanhamento: 26.888.


Está Construindo ou Reformando seu imóvel? Então Visite o Armazém Dantas

 Pensou em construir ou reformar?

Visite o Armazém Dantas, onde preço e qualidade andam juntos.

Trabalhamos com madeiras Angelim Vermelho, madeira Uxí, no varejo e no atacado, com o melhor preço da região.

Oferecemos ainda lajes, portas, janelas, material elétrico, material hidráulico e ferros para sua construção.

Acompanhe-nos em nossas redes sociais @armazemdantas e faça seu pedido através do nosso Whatsapp (84) 9 9983 0609.

Aceitamos todos os cartões crédito e debito parcelando no valor de avista sem juros, pagamentos por PIX, link de cartões e boletos.

Entre em contato com a gente

(84) 3471 2808

(84) 9 8896 5743

Armazém Dantas – Armazém de Goba


Chuvas registradas desta quinta para esta sexta (28)

BARRA DA MANIÇOBA – 14MM

SITIO CORDEIRO – 11MM

SITIO PITOMBEIRA – 13MM

SÃO FERNANDO – 11MM

JUCURUTU – 30MM

SITIO ALDEIA (BELÉM DE BREJO DO CRUZ) – 20MM

SITIO FLORESTA – 21MM

SITIO BARRA DA CARNAÚBA – 18MM

SITIO ESTREITO (JUCURUTU) – 18MM

SITIO BRAZ FELIX – 25MM

DISTRITO LAGINHAS – 28MM

SITIO PINTADO (SERRA NEGRA) – 22MM

TIMBAÚBA DOS BATISTAS – 5MM

SITIO LAGOA (JUCURUTU) – 25MM

SITIO PICOS – 25MM

SACO DO ANIL (JUCURUTU) – 23MM

SITIO RIACHO – 7MM

SÃO JOÃO DO SABUGI – 5MM

SITIO CARIDADE – 45MM

SITIO JERUSALÉM (SÃO JOÃO DO SABUGI) – 5MM

SITIO SOLEDADE (JUCURUTU) – 20MM

SITIO PEDRA FERRADA (JUCURUTU) – 30MM

SITIO CAMPO GRANDE (SÃO JOÃO DO SABUGI) – 5MM

SITIO INÁCIO (CAICO) – 85MM

Atendimentos Desta Sexta (28) na Clínica Maria Teonas

 


Caixa paga Auxílio Brasil a cadastrados com NIS final 9

 A Caixa paga nesta sexta-feira (28) o Auxílio Brasil a beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) final 9. O valor mínimo do benefício é R$ 400. As datas seguirão o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês.

Em janeiro, 3 milhões de famílias foram incluídas no programa, aumentando para 17,5 milhões o total atendido. Segundo o Ministério da Cidadania, serão gastos R$ 7,1 bilhões neste mês com o Auxílio Brasil.

O beneficiário poderá consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Auxílio Gás

O Auxílio Gás também é pago hoje - retroativamente - às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com NIS final 9. O benefício segue o calendário regular de pagamentos do Auxílio Brasil.

Uern adia volta 100% presencial das aulas para 14 de março

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) informou nesta quarta-feira (26) que adiou o retorno 100% presencial das aulas para o dia 14 março, diante da alta de casos de Covid em todo o estado.

Dessa forma, as aulas que começam no dia 2 de fevereiro serão remotas na parte teórica. Já as aulas práticas e teórico-práticas podem ser feitas de forma presencial. A instituição anunciou em dezembro que cobrará passaporte vacinal dos alunos.

A Universidade autorizou os departamentos acadêmicos a flexibilizarem o horário dessas aulas da modalidade presencial a depender da conjuntura específica do curso.

Já as aulas presenciais voltam em 14 de março, segundo a universidade, “quando se espera que se observe maior segurança sanitária frente ao quadro pandêmico”.


Professores da educação básica terão reajuste no piso salarial

 O presidente Jair Bolsonaro anunciou pelo Twitter, reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores da educação básica.

"É com satisfação que anunciamos para os professores da educação básica um reajuste de 33,24% do piso salarial. Esse é o maior aumento já concedido pelo governo federal, desde o surgimento da Lei do Piso”, afirmou.  Em 2022, o valor será corrigido e o piso da categoria será de R$ 3.845,63.

O aumento leva em consideração o valor, por aluno, pela variação da inflação nos últimos dois anos, conforme prevê a Lei do Magistério. 

Segundo o presidente, mais de 1,7 milhão de professores de estados e municípios, que lecionam para mais de 38 milhões de alunos nas escolas públicas, serão beneficiados.


Evangelho Desta Sexta – Dia de São Tomás de Aquino

 

Evangelho (Mc 4,26-34)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. 

28a A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”. 

30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 

32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”! 33 Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Clínica Maria Teonas

 

Na Clínica Maria Teonas tem médica oftalmologista para cuidar dos olhos do seu filho com todo jeito, paciência e carinho que ele merece?

Dra Kirya Costa, oftalmologista. Realiza consultas em crianças e adultos, tratando de glaucoma, miopia, estrabismo, conjuntivite, dificuldade de visão, entre outros.

A visão do seu pequeno, merece o melhor.

Dra Kirya Costa - Oftalmologista.

Agende sua consulta através dos telefones (84) 99936-1564 ou (84) 99952-0263.

Clínica Maria Teonas

Vocação em atender bem!

 

A Clínicas Maria Teonas conta com médico especialista Dr Otávio Atallah, membro da sociedade brasileira de otorrinolaringologia, tratando doenças da garganta, nariz, ouvido, alergias, rinite alérgica, sinusite crônica, infeção de garganta de repetição, labirintite, entre outros.

E uma grande novidade: Agora na Clínica Maria Teonas, Dr Otávio está realizando testes alérgicos, e tratamento com vacinas específicas.

Agende sua consulta através dos telefones (84) 99936-1564 ou (84) 99952-0263.

Clínica Maria Teonas

Vocação em atender bem!

Clínica Maria Teonas está realizando testes alérgicos, e tratamento com vacinas específicas