domingo, 2 de junho de 2024

Sebrae estuda inserir cinco novas queijeiras na Rota do Queijo Potiguar

 Na estrada de terra que leva até a Fazenda Alegre, localizada no Seridó Potiguar, a paisagem semiárida vai dando às boas-vindas para quem deseja conhecer a produção da Quejeira JC Caicó.

Próximo a ela, uma casa centenária conta a história familiar de José Lopes de Medeiros, especialista quando o assunto é queijo artesanal.

Neste ano, o protagonismo do local entrou no radar da Rota do Queijo Potiguar, promovida pelo Sebrae/RN, com o objetivo de valorizar a produção local e incentivar o turismo rural na região.

Para os próximos meses, a instituição estuda a inserção de outras cinco queijeiras no projeto, que atualmente contempla quatro fazendas caracterizadas como pequenos negócios do Estado.

Na trajetória de José Lopes de Medeiros, a produção de queijo artesanal ultrapassa gerações. Assim como ele, o avô e o pai foram mestres na arte de transformar o leite no alimento sempre presente na mesa do seridoense.

O aprendizado, não nega, partiu da curiosidade inerente a sua personalidade. “Curioso toda vida fui. Fui pegando [a técnica] com a curiosidade”, compartilha sorrindo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário