Ao todo, 1.220.501 contribuintes receberão R$ 1,9 bilhão. Desse total,
1.159.183 são contribuintes não prioritários que entregaram declarações neste
ano ou retificaram declarações de exercícios anteriores.
O restante tem prioridade legal, sendo 5.201 idosos acima de 80 anos;
36.492 entre 60 e 79 anos; 4.247 contribuintes com alguma deficiência física,
mental ou doença grave e 15.378 cuja maior fonte de renda seja o magistério.
A restituição será paga diretamente na conta bancária informada na
Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix.
Caso o contribuinte tenha entregado a declaração neste ano e não receba
a restituição, deverá verificar se entrou na malha fina.
Segundo a Receita Federal, 1,03 milhão de contribuintes tiveram a declaração
retida neste ano.
Inicialmente prevista para terminar em 29 de abril, o prazo de entrega da
Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física foi adiado para 31 de
maio a fim de diminuir os efeitos da pandemia de covid-19 que pudessem
prejudicar o envio, como atraso na obtenção de comprovantes.
Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido,
com cinco lotes pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada
mês.
Como
consultar
A consulta pode ser feita na página da Receita Federal da internet.
Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida,
“Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu
Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.
Quem não está na lista ou caiu na malha fina pode consultar o extrato da
declaração para verificar eventuais pendências. Nesse caso, o contribuinte
deverá entrar na página do Centro Virtual
de Atendimento da Receita (e-CAC) e verificar se há
inconsistência de dados. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as
inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração
retificadora.
A restituição fica disponível no banco durante um ano. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contactar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento da Receita pelo telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
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