O secretário do
Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Vagner Araújo, participou da
22º reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do RN (CIB-RN) na
Sethas. Na ocasião, o
secretário fez a abertura e informou sobre a elaboração de dois novos projetos
para a área social do Estado.
O primeiro projeto,
que ainda está em fase de construção e debate, envolve ações para o
acompanhamento dos egressos do sistema socioeducativo. “Será um trabalho para
evitar que esses jovens voltem a cometer infrações.
O Ministério do
Desenvolvimento Social (MDS) neste momento está construindo esse projeto e
colocou o Rio Grande Norte como um dos pilotos, junto com o Rio Grande do Sul,
Rio de Janeiro e Sergipe”, explicou o secretário.
Vagner também afirmou
que o projeto será desenvolvido junto com os municípios.
Uma outra proposta
anunciada pelo secretário é uma iniciativa do Governo do RN, com base em um
trabalho desenvolvido no Rio de Janeiro. “É o combate à violência pela via
social, pela via da prevenção.
A ideia é utilizar
ações sociais, em paralelo com o esforço das ações ostensivas da segurança
pública, para que se faça um trabalho de ocupação saudável nas localidades com
maior incidência de violência, que consequentemente contribuirá na redução dos
índices de violência”, explicou Vagner.
Outro ponto importante
elencado foi a questão do cofinanciamento estadual dos serviços de média
complexidade, que segundo o secretário, já está sendo providenciada uma forma
de utilizar os recursos do Fundo Estadual da Pobreza (FECOP) para pagar os
municípios e garantir a continuidades dos serviços sociais.
Agora RN

Nenhum comentário:
Postar um comentário