A queda para o Paraguai outra vez nas quartas de final da Copa América e
na disputa por pênaltis dá ao Brasil uma estatística negativa inédita: pela
primeira vez em sua história ficará fora da Copa das Confederações da Fifa.
O Brasil não participou das duas Copa Rei Fahd, torneio que deu origem à
Copa das Confederações, em 1992 e 1995 na Arábia Saudita.
Até hoje aconteceram sete edições da competição com chancela Fifa (1997,
1999, 2001, 2003, 2005, 2009 e 2013) que reúne os campeões continentais, o
atual detentor do título mundial e o país-sede da próxima Copa do Mundo.
E a seleção ganhou quatro vezes a competição, sendo a atual tricampeã
(1997, 2005, 2009 e 2013). A pior participação aconteceu em 2003, quando não
passou da fase de grupos. Além disso, foi vice-campeã e quarta colocada uma vez
cada.
O técnico Dunga, por sinal, ganhou a edição de seis anos atrás na África
do Sul ao derrotar os Estados Unidos de virada na grande decisão por 3 a 2. A próxima edição acontecerá em 2017 na Rússia. Além dos anfitriões, já
estão garantidos Austrália (campeão asiático) e Alemanha (da Copa do Mundo).


Nenhum comentário:
Postar um comentário