Começa nesta Terça
(25) a divulgação da campanha de prevenção de acidentes de trânsito no carnaval.
O ministro das
Cidades, Aguinaldo Ribeiro, explicou que a meta é reduzir, pelo menos 18%, o
número de acidentes, em relação a igual período do ano passado, quando foram
registradas 157 ocorrências.
“Tivemos reduções
sucessivas nos últimos carnavais. Em 2013, chegamos a reduzir 18% [o número de
acidentes] em relação a 2012. Então, nosso piso neste ano é redução de 18%, em
relação a 2013”.
A campanha, com o slogan “Não seja vítima do álcool. Seu
carnaval não precisa acabar assim”, irá até o dia 9 de março, feita em parceria
entre os ministérios das Cidades e dos Transportes, ao custo de R$ 15 milhões.
O filme, divulgado na televisão, mostra cenas
de um suposto acidente de trânsito, com presença constante de sangue, vítimas
desacordadas e um cadáver sendo coberto por um plástico preto.
Ribeiro entende
que o uso de cenas fortes é o caminho adequado para chamar a atenção da
sociedade sobre os impactos de uma imprudência no trânsito.
A campanha de 2014
faz parte da Operação Rodovida, iniciada em dezembro do ano passado, que
intensifica a fiscalização de trechos com maior índice de acidentes no Brasil.
Na mesma operação,
o Ministério das Cidades já tinha utilizado vídeos de impacto, com pessoas
comuns presenciando o socorro de vítimas em acidentes reais. Das quatro vítimas
socorridas nos acidentes retratados, três morreram. Esses vídeos, bem como o
utilizado na campanha do carnaval estão disponíveis na
internet.
“A gente está falando dos efeitos do álcool,
em função do feriado do carnaval, mas pessoas perdem a vida por passar uma
mensagem no celular, por exemplo. E aquele segundo trágico termina trazendo uma
mudança na vida de uma família”, ressaltou o ministro.
Além da campanha
publicitária, ações de fiscalização serão intensificadas pela Polícia
Rodoviária Federal e órgãos de trânsito nas cidades, com blitze relativas à Lei Seca, uso de bafômetro
e verificação de documentação.
Agência Brasil
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