quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Cardozo diz que bafômetro será usado para se defender

As mudanças na Lei Seca, que permitem que um condutor seja considerado embriagado com base em provas como vídeos e relatos de testemunhas deve começar a valer já neste final de ano.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta quarta-feira que a expectativa é de que o projeto seja sancionado “rapidamente”, para já estar em vigor nas operações nas estradas nestas festas, após ter sido aprovado no Senado.
A expectativa é que a publicação no “Diário Oficial” aconteça antes do dia 24 de dezembro.

A regra deve causar uma mudança no comportamento dos motoristas que forem parados pelas blitzes, espera o ministro.

- (O motorista) Não vai se recusar a fazer o bafômetro. Outros meios de prova, como fotos e relatos, serão validos para condenação. Então, o que era admitido como prova, será instrumento de defesa.

Ninguém vai ser obrigado, para ser condenado, a fazer exame do bafômetro. Mas se a pessoa quiser mostrar que é inocente, ela vai fazer o bafômetro – afirmou o ministro.

Cardozo destaca que o aumento das multas, somado à mudança na forma de obtenção de provas de que o condutor está embriagado, é um diferencial importante da nova lei.
Ele espera que aconteça uma redução dos acidentes com a nova regra. O ministro destaca que a elevação da punição pecuniária deve ter papel importante na coerção.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário