terça-feira, 30 de maio de 2023

Semana Fecha Mês é na Rede Nordeste NOVELAR

 







Governo do RN vai fazer empréstimo de R$ 1,6 bilhão; estradas receberão R$ 200 milhões

O Governo do Rio Grande do Norte está fechando acordo com o Governo Federal para ter acesso aos recursos do Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF), que objetiva incentivar estados e municípios a implementarem medidas de ajuste para equilibrar suas contas e retomarem os investimentos por meio de operações de crédito com garantia da União. A informação é da jornalista Virgínia Coelli. Ao todo, desses recursos, R$ 200 milhões serão destinados à recuperação de estradas.

O dinheiro será aplicado em obras de infraestrutura, como a recuperação de estradas. Em entrevista a emissoras de rádio de Caicó, a governadora disse que o empréstimo vai recuperar estradas da região, como a que liga Jardim de Piranhas a Caicó.

Enquanto a transação não é finalizada, boa parte das estradas do Rio Grande do Norte estão intrafegáveis. Algumas delas em áreas estratégicas para o turismo e para as festividades juninas, principalmente na região de serras no agreste.

Tribuna do Norte


Apreensão de cocaína feita pela Draco e PRF no Sertão da Paraíba causou prejuízo de R$ 27 milhões no crime organizado

Policiais rodoviários federais em ação conjunta com policiais civis da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) apreenderam na noite da última quarta-feira (24), próximo à divisa dos municípios de Quixaba e Patos, no Sertão da Paraíba, 150 kg de cocaína.

Dois homens foram detidos durante a ocorrência. A apreensão foi considerada como a maior já realizada pela Polícia Civil e estima-se um prejuízo de R$ 27 milhões ao crime organizado.

Agentes da PRF realizavam deslocamento na BR-230, no km 332, ainda no município de Patos, por volta das 22h, quando visualizaram uma equipe da DRACO realizando abordagem a um caminhão Scania T124 com dois ocupantes. Prontamente os policiais uniram esforços para realizar a fiscalização.

Na ocasião, foi realizada uma inspeção minuciosa no interior do veículo, sendo localizadas caixas de papelão contendo tabletes prensados de droga. Análise técnica foi realizada, sendo constatado que se tratava de substância análoga à cocaína, totalizando 150 kg.

Diante da circunstância flagrada, o condutor e o passageiro foram detidos, encaminhados para a Delegacia de Polícia de Campina Grande, juntamente com o entorpecente, onde foi lavrado o flagrante por tráfico de drogas. O caminhão foi encaminhado para o pátio conveniado.

Um dos delegados que participou da ação, disse que “a retirada de circulação de drogas também é uma questão de saúde, pois os gastos com tratamentos relacionados à dependência desfalcam os cofres públicos e acarretam um grande prejuízo com tratamentos para a recuperação do vício ou com as comorbidades associadas ao consumo de entorpecentes, além de contribuir diretamente para o aumento da criminalidade“.


Precisou de Bebidas ou Gás de Cozinha ligue para Parelhas Gás e Bebidas

Parelhas Gás tem para você uma grande variedade em bebidas, Gelo e o seu botijão de Gás com a entrega mais rápida da cidade.

Aberto de Domingo a Domingo para melhor lhe atender.

Venda em grosso e no varejo.

Telefones: (84) 9 9604 1275

                          9 8819 0725  


Operação contra fraudes bancárias cumpriu mandados de busca no RN e mais 16 estados

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (30) a operação Não Seja um Laranja 2, com apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e seus bancos filiados, para desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes em contas eletrônicas mantidas em diversas instituições bancárias do país.

A operação contou ainda com o apoio da Interpol por meio do Centro de Crimes Financeiros e Anticorrupção (IFCACC-Interpol). Em Natal, no Rio Grande do Norte, foram cumpridos três mandados de busca. Ao todo, as ações estão ocorrendo em 17 estados do país. 

Policiais Federais e Civis cumprem 51 mandados de busca e apreensão, em 17 estados e no Distrito Federal, no contexto de investigações de pessoas que cederam contas pessoais para receber recursos oriundos de golpes e fraudes contra clientes bancários.

A operação faz parte do Projeto Tentáculos, que tem como um dos principais pilares um Acordo de Cooperação Técnica entre a Polícia Federal e a Febraban, vigente desde outubro de 2017, que se consolidou como referência interna e internacional de cooperação Público/Privada no combate às fraudes bancárias eletrônicas.


Homem é preso em Parnamirim tentando vender R$ 45 mil em perfumes e cosméticos furtados

 Policiais civis da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Natal (DEFUR/Natal) prenderam em flagrante Antônio Marluciano da Rocha Lima Junior, 43 anos.

Ele, suspeito por receptação qualificada, foi preso em um shopping no município de Parnamirim, enquanto tentava vender produtos furtados.

Em sua posse, foram encontrados e apreendidos perfumes diversos, os quais haviam sido furtados de uma loja localizada na Zona Norte de Natal, no dia 23 de maio de 2023.

O furto gerou um prejuízo de R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais) para a empresa.

Marluciano da Rocha respondia em liberdade a dois processos por tráfico de drogas. Ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.


Vem Aí 09 Anos do Recanto Verde em Parelhas

 


Está Construindo ou Reformando seu imóvel? Então Visite o Armazém Dantas

 Pensou em construir ou reformar?

Visite o Armazém Dantas, onde preço e qualidade andam juntos.

Trabalhamos com madeiras Angelim Vermelho, madeira Uxí, no varejo e no atacado, com o melhor preço da região.

Oferecemos ainda lajes, portas, janelas, material elétrico, material hidráulico e ferros para sua construção.

Acompanhe-nos em nossas redes sociais @armazemdantas e faça seu pedido através do nosso Whatsapp (84) 9 9983 0609.

Aceitamos todos os cartões crédito e debito parcelando no valor de avista sem juros, pagamentos por PIX, link de cartões e boletos.

Entre em contato com a gente

 (84) 9 8896 5743

(84) 9 9983 0609

Armazém Dantas – Armazém de Goba


CDL Parelhas convida Associados e Interessados para uma importante reunião

 A CDL de Parelhas convida todos os associados e interessados para uma importante reunião, que será realizada nesta terça dia (30/5), às 19h00 no Auditório Central Shopping.

A reunião terá como pauta: Alvará de Funcionamento Municipal e contará com a presença da Secretária Municipal de Finanças, da Tributação e do Planejamento.

Sua presença será de grande importância.


Homem quebra móveis e equipamentos na UPA da Cidade da Esperança

Um homem promoveu um quebra-quebra na UPA da Cidade da Esperança, no fim da tarde desta segunda-feira (29), danificando móveis e equipamentos. Ele foi contido por populares e alguns seguranças da unidade de saúde. Em um vídeo, é possível ouvir uma mulher clamando repetidamente por um médico.


Governo confirma 1º caso de gripe aviária em ave silvestre no RS

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou na noite desta segunda-feira (29) o primeiro caso de gripe aviária no estado do Rio Grande do Sul. A doença foi detectada em uma ave silvestre da espécie Cygnus melancoryphus, popularmente chamada de cisne-de-pescoço-preto, encontrada na Estação Ecológica do Taim, localizada no sul do estado.

A estação foi fechada para visitantes. O governo estadual informou que 74 propriedades rurais, localizadas no raio de 10 km do local, foram visitadas pelas equipes de vigilância para investigação e orientação da população.

Além do Rio Grande do Sul, foram registrados mais dois casos em aves silvestres, sendo um Thalasseus acuflavidus (nome popular Trinta-réis-de-bando) na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro; e um Sterna hirundo (nome popular Trinta-réis-boreal), no município de Piúma (ES).

Com as novas notificações, o Brasil tem 13 casos confirmados de influenza aviária em seis espécies de aves silvestres. A maioria registrada em cidades do Espírito Santo.

Na semana passada, o Mapa declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional em função de casos de gripe aviária detectados em aves silvestres. A medida, de acordo com a pasta, teve como objetivo evitar que a doença chegue à produção de aves de subsistência e comercial, além de preservar a fauna e a saúde humana.

Ainda segundo o ministério, a declaração de estado de emergência zoossanitária possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios, organizações governamentais nas três instâncias e não governamentais. 

Consumo

O ministério reforça que a doença não é transmitida ao ser humano pelo consumo de carne de aves ou ovos. As infecções podem ocorrer pelo contato com aves infectadas, vivas ou mortas.

Se alguém encontrar uma ave doente ou morta, a orientação é acionar o serviço veterinário local ou notificar o e-Sisbravet.


Parelhas Tem Magno Edificações

 


Jogador é banido do futebol por envolvimento em esquema de manipulação

 O meia Marcos Vinicius Alves Barreira, conhecido como Romário, foi banido do futebol pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), nesta segunda-feira (29), além de receber uma multa de R$ 25 mil. O ex-jogador do Vila Nova foi punido por participar de um esquema de manipulação de resultados de partidas de futebol.

Na mesma oportunidade o STJD puniu o volante Gabriel Domingos com uma suspensão de 720 dias e uma multa de R$ 15 mil. Segundo nota do tribunal, as decisões foram tomadas de forma unânime. Mas, como o julgamento foi em primeira instância, ainda há a possibilidade de recurso.

As punições foram motivadas pela participação dos dois em um esquema de manipulação de resultados no jogo entre Vila Nova e Sport pela edição 2022 da Série B do Campeonato Brasileiro, que foi disputado no dia 6 de novembro.

Segundo as denúncias, que são resultado de uma operação do Ministério Público de Goiás (MP-GO) chamada de Penalidade Máxima, Romário, que à época atuava no Vila Nova, atuou para tentar cooptar atletas para cometer pênaltis na partida em questão. Já Gabriel, que também defendia a equipe goiana na oportunidade, acabou envolvido no caso por afirmar, em troca de mensagens com apostadores, que toparia a proposta, o que não se concretizou no final.

A investigação do MP-GO surgiu em fevereiro, a partir de uma denúncia feita pelo presidente do Vila Nova, Hugo Jorge Bravo. Naquela oportunidade, o dirigente revelou que Romário aceitou R$ 150 mil para cometer um pênalti na primeira etapa do jogo contra o Sport. Posteriormente, em abril, o MP-GO ampliou o escopo das investigações, passando a apurar possíveis eventos irregulares em partidas da Série A e de campeonatos estaduais.



São João sem fogueira em Campina Grande (PB)

O Ministério Público da Paraíba proibiu as fogueiras, os fogos e as bombas durante todo o mês de junho na cidade de Campina Grande (PB).

Embora os efeitos adversos dessas tradições seja um assunto em pauta há alguns anos, agora a Paraíba  vive uma situação delicada em relação ao grande número de pessoas infectadas com alguma síndrome gripal.

“Não tem condição de acender uma fogueira, não tem condições de soltar os fogos por uma questão de saúde pública.

Estamos vivendo uma crise grande de síndromes gripais, nossos postos de saúde e hospitais estão lotados de pessoas com problemas respiratórios e essa fumaça iria agravar essa situação”, justificou a coordenadora de Meio Ambiente de Campina Grande, Lilian Arruda.



Polícia Civil prende homem por tentativa de homicídio e organização criminosa no RN

Policiais civis da 84ª Delegacia de Jaçanã deram cumprimento a um mandado de prisão preventiva em desfavor de Breno Damásio Fausto de Aguiar.

Ele é suspeito pelo crime de tentativa de homicídio contra a vítima Antônio Lucena, ocorrida no dia 29 de Janeiro de 2023, na zona rural da cidade de Coronel Ezequiel.

No dia do fato, indivíduos armados tentaram executar a vítima ao invadirem sua residência, a vítima conseguiu correr e escapou. Após investigações, a Polícia Civil chegou aos autores do crime.

Já se encontravam presos preventivamente Francinaldo Oliveira de Araújo e Darion Francielio Azevedo de Lima, presos durante operação da Polícia Civil, e que também são suspeitos de cometerem o crime.

Breno estava preso temporariamente. Após representação da autoridade policial, a prisão foi convertida em preventiva e ele segue detido na Penitenciária de Caicó.

O grupo criminoso é investigado ainda pela participação nos atentados ocorridos no mês de março no Rio Grande do Norte e também foram denunciados pelo crime de organização criminosa.


Encarte Prévia de São João é na Drogaria Santa Luzia

 


PF apreende quase 300kg de maconha concentrada em avião de igreja evangélica

Um avião com 290 quilos de skunk – espécie de maconha concentrada – apreendido pela Polícia Federal em um hangar de voos particulares do Aeroporto Internacional de Belém (PA), pertence à Igreja Quadrangular do Pará.

 A informação é da própria instituição religiosa. Em nota, ela alegou que um prestador de serviço terceirizado acessou o avião na noite de sexta (26) sem permissão e desconhece a origem da droga. 

O homem “procurou o nosso piloto querendo fazer um voo para levar, segundo ele, algumas peças de trator para uma cidade do interior”, diz a nota. A igreja diz que só soube da droga no avião após a ação da polícia.

A PF tornou a apreensão pública no domingo (28), sem dar nomes nem dados da aeronave. Também em nota, a corporação disse ter prendido “uma pessoa que estava prestes a transportar 290 quilos de skunk”.

O Tempo



Dupla é detida por tráfico de drogas no bairro Felipe Camarão

Policiais da Força Tática do 9° BPM realizando a prisão de dois suspeitos de tráfico de drogas no bairro Felipe Camarão, zona Oeste de Natal.

Durante um patrulhamento de rotina, a equipe policial observou dois indivíduos em comportamento suspeito. Após uma busca pessoal, os policiais foram encontrados com os suspeitos duas porções grandes de maconha, 114 trouxinhas de maconha e dinheiro fracionado.

Diante dos fatos, os suspeitos juntamente com o material compreendido foram encaminhados à delegacia responsável para a realização dos procedimentos legais.

Tribuna do Norte


Lanchonete é alvo de arrastão em cidade do Seridó

Por volta das 23h00 do último domingo (28), um homem armado praticou um arrastão na Lanchonete Castelo Burg, localizada no bairro Castelo Branco, zona leste de Caicó (RN).

O ladrão subtraiu duas alianças e um celular que pertenciam aos clientes. Ainda levou dois notebooks, celulares e cerca de R$ 1.500,00 do próprio estabelecimento.

Na sequência fugiu a pé até encontrar um comparsa que garantiu sua fuga em uma motocicleta pelas adjacências do local. A Polícia Militar foi acionada e o caso registrado na Delegacia de Polícia Civil.

Max Flávio


Encarte Com Muita Economia é no Supermercado Santo Antonio - Lojas I e II

 







Evangelho desta Terça – Dia de Santa Joana d'Arc: camponesa, guerreira e santa

 

Evangelho (Mc 10,28-31)

— Aleluia, aleluia, aleluia.

— Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 28começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. 29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna. 31Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 29 de maio de 2023

CDL Parelhas convida Associados e Interessados para uma importante reunião

A CDL de Parelhas convida todos os associados e interessados para uma importante reunião, que será realizada nesta terça dia (30/5), às 19h00 no Auditório Central Shopping.

A reunião terá como pauta: Alvará de Funcionamento Municipal e contará com a presença da Secretária Municipal de Finanças, da Tributação e do Planejamento.

Sua presença será grande importância.


Em Jucurutu, pessoas são baleadas após discussão

Pelo menos três pessoas foram atingidas por disparos de arma de fogo na madrugada deste domingo (28), após uma discussão em um quiosque de lanches em uma praça no centro de Jucurutu, na região Seridó do Rio Grande do Norte.

Eles foram atendidos inicialmente no Hospital Regional de Caicó e depois foram transferidos para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal.

O suspeito, que estaria bebendo há horas no local, teria discutido com o proprietário do estabelecimento e atirou na cabeça da vítima.

Em seguida, durante a fuga, efetuou outros disparos para trás, em direção à praça. Vítima de um dos tiros, Aléssio Cordeiro de Medeiros, 37 anos, foi atingido com um disparo no abdômen que transfixou para a coluna e está hospitalizado no Walfredo Gurgel. De acordo com a irmã de Aléssio, a bala perfurou a medula óssea e ele está paraplégico.

O proprietário do quiosque, que sofreu um disparo de arma de fogo na cabeça, está em coma induzido e não teve a identidade informada pelo hospital até a publicação desta matéria. Uma terceira vítima foi atingida por um tiro de raspão na coxa. Ele foi liberado após receber atendimentos e está em casa. O suspeito está foragido.


Clínica Maria Teonas Vocação em Atender Bem - Atendimentos pelo plano de saúde UNIMED

 Na Clínica Maria Teonas você vai encontrar mais de trinta especialidades médicas, além de um atendimento todo especial e os melhores profissionais para cuidar de sua saúde.

Temos ainda 16 especialidades médicas com atendimentos pelo plano de saúde UNIMED.

Clínica Maria Teonas - Avenida Mauro Medeiros - Centro

Contatos: (84) 9 9936 1564

               9 9952 0263 

Clínica Maria Teonas - Vocação em Atender Bem! 


Inscrições para o Mais Médicos terminam nesta quarta

Terminam nesta quarta-feira (31) as inscrições para o programa Mais Médicos, com prioridade para profissionais brasileiros formados no país. O edital com 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios foi divulgado na última segunda-feira (22). 

Também podem participar da seleção brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS) em vagas não ocupadas por médicos com registro no país. 

Para se inscrever, basta acessar o Sistema de Gerenciamento de Programas por meio do endereço eletrônico do Mais Médicos. Após a validação da inscrição, de 1º a 5 de junho, os candidatos poderão indicar até dois locais de atuação de sua preferência. 

Na alocação dos profissionais, serão considerados critérios relacionados à titulação, formação e experiência prévia no projeto. Para desempate, terão prioridade candidatos de residência mais próxima do local de atuação no Mais Médicos, com maior tempo de formado e de maior idade. 

A previsão, segundo a pasta, é de que os profissionais comecem a atuar nos municípios no fim de junho. 

O valor previsto no edital da bolsa-formação é de R$ 12,3 mil ao mês, pelo prazo de 48 meses, prorrogáveis por igual período. Todos os participantes poderão receber incentivos pela permanência no programa, sendo que os que forem alocados em regiões de extrema pobreza e vulnerabilidade, de acordo com a oferta do edital, recebem um percentual maior. 

Balanço 

Segundo o ministério, atualmente mais de 8 mil médicos atuam no programa e o edital aberto agora é para recompor vagas ociosas dos últimos quatro anos, além de mil vagas inéditas para a Amazônia Legal. 

Cerca de 45% das vagas estão em regiões de vulnerabilidade social e historicamente com dificuldade de provimento de profissionais. Em 2023, 117 médicos foram convocados para atuar em distritos sanitários indígenas, inclusive no território yanomami, em situação de emergência sanitária. 

“A expectativa do governo federal é chegar até o fim do ano com 28 mil profissionais do Mais Médicos atendendo em todo o país, principalmente nas áreas de extrema pobreza. Com isso, mais de 96 milhões de brasileiros terão a garantia de atendimento médico na atenção primária, porta de entrada do SUS”, informa o ministério.