sexta-feira, 6 de março de 2026

RN ainda mantém 176 lixões ativos, aponta painel do Ministério Público

 

O Rio Grande do Norte possui 176 lixões ativos e 229 áreas mapeadas de descarte irregular de resíduos.

Os dados integram o Painel de Resíduos Sólidos do RN, ferramenta lançada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para monitorar a situação da destinação de lixo no estado.

Disponível no portal do órgão, o painel reúne informações sobre lixões municipais, aterros sanitários e áreas órfãs — locais que já funcionaram como lixões, mas ainda não passaram por recuperação ambiental.

Os dados são resultado do mapeamento realizado durante as fiscalizações do Projeto Lixo Negociado.

A plataforma consolida informações espaciais e estatísticas em uma única interface, permitindo que gestores públicos, órgãos de controle, pesquisadores e a sociedade civil acompanhem a situação da destinação de resíduos no estado.

O sistema também possibilita o monitoramento dos avanços na erradicação dos lixões a céu aberto e na adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).


Nenhum comentário:

Postar um comentário