terça-feira, 6 de agosto de 2024

Número de Furtos de celulares cresce 4% no RN

 O Rio Grande do Norte registrou uma crescente nos furtos de celulares no ano passado.

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024 apontam que o Estado teve um aumento de 4,7%, passando de 6.720 em 2022 para 7.038 em 2023.

Já em relação aos roubos de aparelhos celulares houve redução de 8,6%, caindo de 11.656 para 10.648, no mesmo recorte de tempo. Somados os dois crimes, o Estado contabilizou 17.686 roubos e furtos em 2022, o que representa uma queda de 3,8% em comparação a 2023.

Apesar dos dados revelarem uma melhora tímida nos índices, os crimes ainda são uma preocupação constante, uma vez que, nos dias atuais, com aparelhos cada vez mais modernos, é comum que arquivos e documentos pessoais estejam concentrados no celular.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Francisco Araújo, diz que o resultado significa um avanço no RN. Ele atribui a diminuição nos roubos a implementação do Sistema de Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE).

“Depois de 2021, nós conseguimos colocar internet em todas as delegacias e computadores, então qualquer pessoa que tiver o celular furtado ou roubado tem a facilidade de fazer o boletim eletrônico. Na semana passada, em Brasília, nós participamos de uma reunião e o RN aderiu ao protocolo do Procel, para termos um controle maior dos furtos e roubos de celulares”, comenta.

O Protocolo Nacional de Atuação Unificada de Recuperação de Celulares Furtados ou Roubados (Procel) formula diretrizes gerais, baseadas no projeto Recuperação de Celulares do Estado do Piauí, e que abrangem várias fases de cunho investigativo e operacional. De acordo com o governo, o objetivo é a recuperação do bem subtraído/roubado, com a identificação dos receptadores, cessando assim o ciclo criminoso para gerar uma maior sensação de segurança e paz social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário