domingo, 5 de maio de 2024

Ministério da Saúde libera R$ 540 milhões para atender emergência no Rio Grande do Sul

O Ministério da Saúde autorizou na sexta-feira (3) o pagamento de quase R$ 540 milhões em emendas parlamentares ao Rio Grande do Sul para apoiar e prestar assistência aos municípios afetados pela tragédia climática que o estado enfrenta.

A pasta também anunciou que vai instalar um centro de operação de emergências em saúde pública para chuvas intensas e inundações na Região Sul. O objetivo é coordenar as atividades de resposta à emergência causada pelas fortes enchentes dos últimos dias.

Segundo a pasta, a ideia é que o centro planeje, organize, coordene e controle as medidas a serem empregadas durante as ações de assistência.

O comitê vai trabalhar em conjunto com gestores estaduais, distritais e municipais do SUS (Sistema Único de Saúde) e com outros órgãos e entidades do poder público para tomar medidas necessárias ao enfrentamento da emergência, como envio de equipes e insumos, preparação de relatórios técnicos sobre as situações epidemiológicas e andamento de ações administrativas necessárias.

“O momento é de intensificar os cuidados e unir esforços de toda a sociedade e dos gestores públicos para mitigar os impactos da situação e apoiar a população local no enfrentamento das consequências desses desastres.

A instalação do centro é mais uma medida do governo federal para amparar as populações atingidas e salvar vidas”, ressalta a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

R7


Nenhum comentário:

Postar um comentário