segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

37 internos do sistema prisional do RN se recuperaram da covid-19; ainda há 141 em tratamento

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) informou, neste sábado (29), que 37 internos cumpriram o período de tratamento e estão curados do Covid-19.

O sistema prisional tem 141 privados de liberdade isolados dos demais presos para evitar a propagação do Novo Coronavírus, sendo 96 testados e 45 sintomáticos.

A nova onda de contaminação motivou a suspensão das visitas presenciais nos estabelecimentos penitenciários para preservar a saúde dos servidores, dos privados de liberdade e seus familiares.

Segundo a Seap, as equipes de saúde prisional estão priorizando o reforço vacinal da D3 e dando atenção especial aos enfermos.

A maioria dos doentes apresenta sintomas leves como dor de cabeça, dor pelo corpo, tosse e secreção. 

Os presos, em sua maioria, não relataram perda de olfato ou paladar e, alguns poucos, reclamaram de cansaço.

Na Cadeia Pública Dinorá Simas, em Ceará-Mirim, foram aplicadas 385 doses da vacina de reforço (D3) somente esta semana.

Lá, que é porta de entrada dos novos presos do sistema prisional, todos os presos que serão transferidos tem o esquema vacinal completo.

Todos os dados da vacinação no sistema prisional são encaminhados para a Secretaria Estadual de Saúde pelas equipe de saúde dos municípios e registrados no RN Mais Vacina.

Na segunda-feira (31), outros 18 presos deverão sair da quarentena curados, segundo estimativa do Comitê de Crise do Covid-19 da Seap.

Desde março de 2020, quando a Seap começou a monitorar a pandemia, foram contabilizados 754 presos infectados e curados, e dois óbitos de detentos ocorridos após internação hospitalar.

Entre os servidores, atualmente, a Seap tem 47 policiais penais afastados após teste positivo para o Covid-19.

A Seap, atendendo Portaria Conjunta Nº 01/2022 – Sesap/Sead, determinou a apresentação do passaporte vacinal obrigatório para adentrar nas unidades prisionais.

A apresentação deve ser feita inclusive por prestadores de serviço e policiais penais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário