Disponível desde o final de 2020, a nova Delegacia Virtual (DEVIR) da Polícia Civil, que permite o registro de boletins de ocorrência via internet, 24 horas por dia, teve alta adesão por parte da população norte-riograndense.
Implantada em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública
(SENASP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a ferramenta
recebeu, em pouco mais de 120 dias, mais de 23 mil registros.
A utilização da Delegacia Virtual, desenvolvida pelo Sistema Nacional de
Informações de Segurança Pública (SINESP), faz parte do projeto de modernização
dos processos de segurança pública, integrada ao modelo nacionalmente conhecido
como SINESP PPE (Procedimentos Policiais Eletrônicos).
Além de garantir maior eficiência, agilidade e comodidade ao cidadão, a
Delegacia Virtual promove a padronização das informações por parte das polícias
estaduais de forma econômica, sem a utilização de recursos públicos para a sua
implantação.
Para a Polícia Civil, a ferramenta também contribui para inibir o
acúmulo de pessoas nas delegacias, ação mais do que importante neste período de
pandemia.
De acordo com as estatísticas da nova Delegacia Virtual no período
compreendido entre 21 de dezembro de 2020 e 22 de abril de 2021, foram
analisados 23.128 boletins, sendo 21.536 aprovados.
Neste quantitativo, a ocorrência que apresentou maior índice foi de
perda e extravio de documento, com 10.416 boletins registrados, mais de 45% do
número total de registros no site. Em seguida, as ocorrências de estelionato,
furto, roubo e acidente de trânsito sem vítima tiveram os maiores números.
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