O presidente da Caixa
Econômica Federal, Pedro Guimarães, explicou nesta quarta-feira (22) como
vai funcionar o procedimento para liberação de acesso no aplicativo Caixa Tem,
que é uma poupança digital usada por quem recebe o auxílio emergencial de R$
600.
Ontem (21), o banco estatal informou ter bloqueado contas com suspeita de fraude,
mas não detalhou quantas contas foram suspensas no total. O caso também está
sendo investigado pela Polícia Federal (PF).
Quem acessar o
aplicativo Caixa Tem e estiver com a conta bloqueada terá que
verificar em qual das situações se encontra: suspeita de fraude ou inconsistência
cadastral. Cada caso terá uma mensagem específica e vai requerer um
procedimento diferente.
"Temos um grupo
com suspeita de fraude, [que representa] 51% das contas bloqueadas. Neste caso,
o cliente precisa procurar uma agência para desbloquear. São as contas com
suspeita de fraude e aquelas que já sofreram fraude", afirmou Guimarães
durante uma coletiva de imprensa.
Outra parte dos beneficiários que teve a
conta bloqueada não precisará ir até uma agência e poderá fazer um
recadastramento online, com envio de documentação de forma
digitalizada.
"Temos um segundo
grupo, com 49% desses [acessos] que foram bloqueados, com uma inconsistência
cadastral. O que deve ser feito é um novo acesso ao aplicativo para envio de
documentação [online].
Essa inconsistência cadastral evita a necessidade de ida
a agência e vai acelerar a liberação do cadastro", acrescentou Guimarães.
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