segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Comporta do Açude Santo Antônio será aberta nesta terça, em São João do Sabugi


Técnicos da Projecte e do Departamento Nacional de Obras contra as Secas – Dncs estão nesta terça-feira (03/09) no açude Santo Antônio, em São João do Sabugi/RN, para a abertura da comporta. A ação será acompanhada pelo CBH PPA, através do Centro de Apoio, e por membros da Comissão de Acompanhamento. 

Abertura será feita em sua descarga máxima possível, a ser definida pelo DNOCS, Comissão de Acompanhamento e Comitê. A manobra operativa e medição das vazões de descarga serão feitas pelo Escritório Técnico da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu.

O Comitê e a Comissão acompanharão e monitorarão o avanço da água ao longo de 20 km da calha do rio Sabugi e solicitarão a redução da vazão liberada para 20l\s, quando a barragem da Vila II do Perímetro Irrigado Sabugi estiver em sua capacidade máxima e sem transbordamento.

Para que as águas possam seguir o percurso com mais rapidez, foi comunicado aos responsáveis pela gestão das barragens do DNOCS, Barra da Cachoeira, Servi/Gilton e Carrapateira para abertura de suas comportas a partir desta terça-feira, dia 03 de setembro de 2019.

Além disso, conforme foi definido no Termo de Alocação de água 2019/2020 do Sistema Hídrico Sabugi, realizado em 11 de  julho de 2019 , no auditório do STRAF, em São João do Sabugi, que o volume de água liberado do  reservatório Santo Antônio para o rio sabugi será no máximo de 3,6 milhões de metros cúbicos de água.

Todos os membros do comitê, da comissão de acompanhamento, usuários/as de água da montante e jusante do reservatório Santo Antônio e demais pessoas interessadas foram convidadas para se fazerem presentes nesta terça-feira, dia 03.09.19, às 11:00h, para acompanharem a abertura da comporta do reservatório Santo Antônio para o rio Sabugi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário