sábado, 30 de janeiro de 2016

Sejuc afasta agente e abre processo disciplinar para apurar fuga em CDP


A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte  (Sejuc) instaurou processo administrativo disciplinar para apurar responsabilidades em relação à fuga do Centro de Detenção Provisória de Potengi, na Zona Norte de Natal.

A fuga aconteceu no dia 17 de janeiro. A portaria que instaura o processo administrativo disciplinar foi publicada no Diário Oficial deste sábado (30) e é assinada pelo titular da Sejuc, Cristiano Feitosa Mendes.

De acordo com a portaria, dois agentes são investigados. Um por "supostamente ter agido de forma desidiosa, possibilitando a entrada de arma de fogo no Centro de Detenção Provisória Potengi contribuindo para a fuga no dia 17 de janeiro de 2016". O outro "pela conduta supostamente omissiva na gestão da unidade prisional".

Na fuga em questão um policial militar e um agente penitenciário foram baleados. Os detentos estavam armados dentro da cela e fugiram levando o revólver do agente.

Segundo a direção, um dos presos fingiu estar passando mal, atraindo os agentes de plantão até a cela. Quando foram verificar a situação do detento, os agentes foram rendidos.

Ainda de acordo com a direção da unidade, os presos Daniel Saulo de Queiroz Lourenço e Jangledson de Oliveira fugiram levando a arma do agente baleado, um revólver calibre 38.

No momento da fuga, dois agentes penitenciários e dois PMs faziam aguarda do CDP. O Centro de Detenção Provisória do Potengi tem capacidade para 80 detentos, mas tinha até então 133 presos.

G1 – RN – Foto: Divulgação PM 


Nenhum comentário:

Postar um comentário