sábado, 2 de março de 2013

A cooperação pela água é o meio de atender pessoas carentes das comunidades rurais


A busca pela universalização dos serviços de saneamento, nos últimos anos, impulsionou a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), a investir na implantação de sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais como forma de assegurar saúde e qualidade de vida à população.

Por causa da seca, as fontes de abastecimento estão ficando vazias e a empresa persiste, trabalhando para evitar o colapso em algumas localidades.

Março é o mês das celebrações voltadas para a água no planeta e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançou o tema "Cooperação pela água", uma forma de reunir todos, governos, sociedade civil, formadores de opinião e especialistas em recursos hídricos, para garantir água potável, que atenda as necessidades das pessoas.

A Caern possui contrato de prestação de serviços com 155 municípios, atendendo a parte urbana e cerca de 500 comunidades rurais espalhadas pelo interior do Rio Grande do Norte.

Um dos trabalhos que se destacam nacionalmente é o de Autogestão aplicado em 55 comunidades rurais atendidas pela adutora Monsenhor Expedito, onde a própria comunidade elege um morador da localidade para administrar os serviços de abastecimento da água fornecida pela Caern.

Todas as decisões são conduzidas às assembléias de usuários e os recursos recebidos dos consumidores, aplicados na manutenção dos trabalhos.

Eles ficam atentos ao desperdício e definem a tarifa compatível para o serviço. Além das 55 comunidades onde o modelo foi implantado, a Caern está preparando mais 40 localidades para adotarem o mesmo sistema.

O tema cooperação pela água norteará a Semana da Água 2013. Na programação estão visitas técnicas, caminhadas e apresentações culturais. O evento será realizado entre os dias19 e 23 de março.

Assessoria Caern

Nenhum comentário:

Postar um comentário