terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Professores do Estado não descartam indicativo de greve


O anúncio do reajuste salarial dos professores do Estado, direcionado no início do ano pelo Ministério da Educação, não satisfez a necessidade da categoria que é contratada pela Secretaria de Estado da Educação.
A razão não é pela taxa de aumento em si, que concedeu quase 8% de reajuste, mas pelos outros questionamentos de interesse dos profissionais que continuam sem resposta.
Segundo informou o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte/RN), a última audiência realizada com a secretaria de Educação foi em agosto do ano passado.
Desde então que os pedidos de uma nova audiência são constantes, mas o sindicato não consegue uma oportunidade para discutir a situação da categoria.
Segundo Fátima, constantemente representantes do sindicato vão à secretaria para saber do pedido de audiência, “mas as únicas respostas que eles nos dão é de que a secretária não está no local ou ainda não foi sinalizada nenhuma audiência”.
Em nota divulgada para a imprensa, o Sinte/RN alegou que a secretária precisa demonstrar mais humildade e tratar o conflito como parte de uma ação democrática. “
A secretária de estado da Educação falou sobre a relação com o Sinte/RN e garantiu que as reuniões entre membros da secretaria e do sindicato vêm sempre acontecendo.
Segundo Betânia Ramalho, “Eles acham que tudo tem que ser discutido. Tem questões que não são da propriedade do Sinte, mas os sindicalistas colocam na pauta. 
Não acho produtivo nem para a Educação nem para o Sindicato estarmos sentando toda semana para discutir. Queremos coisas produtivas. Estamos cumprindo o nosso papel de trabalhar em favor dos professores e resolver tudo que estiver ao nosso alcance”, afirmou.
Para Betânia Ramalho, a questão salarial dos professores “sempre foi muito desrespeitosa”. Entretanto, o aumento anunciado pelo MEC já foi o terceiro reajuste concedido pelo Governo do Estado desde o início da atual gestão.
 “Para fazer valer a Lei, em 2011 fizemos um reajuste da folha em 34% e em 2012 também concedemos um reajuste de 22%. Agora, cumprindo a determinação, anunciamos mais esse reajuste de quase 8%”, disse a secretária.
Portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário