terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Chuvas podem ser abaixo do normal nos próximos três meses


Na semana passada, entre os dias 22 e 24, um grupo de pesquisadores de institutos meteorológicos dos estados do Nordeste Brasileiro se reuniram em Fortaleza para elaborar um documento com a previsão de chuvas para os meses de fevereiro, março e abril.
Chamado de 15º Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, o evento contou com a participação da (Emparn).
Se 2012 apresentou a pior seca dos últimos 50 anos, este ano, o quadro esboçado na reunião na capital cearense, ainda que incipiente, sugere a manutenção do quadro sombrio para pecuaristas e agricultores.
Um novo encontro entre os especialistas está previsto para os dias 19 e 20 de fevereiro, em Natal, mas Gilmar antecipa que estudos iniciais indicam oscilações de Normal à Abaixo do Normal, para os próximos três meses – preocupante, para um Estado que viu 30% de seu rebanho, estimado em mais de 1 milhão de cabeças, morrer, no ano passado.
“Não é uma previsão conclusiva. Estamos analisando o comportamento do oceano Atlântico, que tem as águas do norte mais quentes que as do sul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário