segunda-feira, 30 de julho de 2012

MEC apresenta manual para a correção da redação do Enem

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, apresentou nesta segunda-feira (30/7) o manual A Redação no Enem 2012 — Guia do Participante.
Os candidatos que participarem das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, que serão realizadas em 3 e 4 de novembro, terão a oportunidade de entender melhor o que se espera da redação.
O manual está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep) e na segunda quinzena de setembro 1,6 milhão de exemplares serão distribuídos aos alunos de escolas públicas e a 100 mil professores.
Também foi elaborada uma versão em braile, para deficientes visuais.
É um guia completo e didático que, pela primeira vez, trará exemplos de redações que obtiverem notas altas nas últimas edições do exame.
Além de explicar melhor o que são cada uma das cinco competências exigidas, trará dicas de palavras que não devem ser usados no texto.
Em 24 de maio, Mercadante anunciou novas regras para a correção da redação.
Entre elas está a mudança no processo de correção.
Nas provas anteriores, dois corretores avaliavam o texto, que só era corrigido por um terceiro profissional quando a discrepância entre as duas primeiras notas passava de 300 pontos.
Também sofreu alteração a nota de corte para alunos que farão o Enem com o objetivo de obter certificação para o ensino médio.
Agora é preciso tirar 450 pontos em cada área do conhecimento, 50 pontos a mais do que em 2011.
A nota mínima na redação permanece a mesma, 500 pontos.
Apesar da mudança na forma de correção, as competências exigidas na seleção de 2012 serão as mesmas avaliadas nos exames de anos anteriores. Cada uma vale 200 pontos, totalizando mil pontos na redação.
Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário