O Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios ampliaram a parceria que permite aos segurados dar entrada no requerimento do benefício por incapacidade temporária para o trabalho (antigo auxílio-doença) em uma agência dos Correios.
O envio digital da documentação necessária é feito via Atestmed, uma
ferramenta do INSS que facilita o upload de laudos médicos e a
análise de casos.
Em março deste ano, o INSS e os Correios firmaram o primeiro acordo do
tipo com projeto-piloto em Fortaleza (CE).
Com a expansão da parceria, 2,6 mil agências próprias dos Correios em
todo o país estarão disponíveis para realizar os pedidos deste benefício.
A medida, lançada na segunda-feira, permite que o trabalhador não
precise agendar uma perícia presencial com um médico federal.
O objetivo é agilizar as concessões do auxílio-doença aos segurados do
INSS com necessidade de até 180 dias de afastamento do trabalho.
Atualmente, o tempo médio de análise dos pedidos de benefícios é de 15
dias.
Com o acordo, as unidades dos Correios se somam a 1,6 mil agências da
previdência social, além de outros canais de atendimento: o aplicativo Meu
INSS, o site e o telefone da
Central 135.
A expectativa é de que a iniciativa beneficie, sobretudo, os segurados
do INSS que não têm acesso à internet ou encontram dificuldade em fazer o
requerimento pelo aplicativo Meu INSS, e, agora, poderão ser atendidos mais
próximos de suas residências.
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