sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Publicada portaria com o repasse da União para o piso da enfermagem de setembro

 Nessa quinta-feira (26), o Ministério da Saúde publicou a Portaria GM/MS n° 5.424 , de 24 de setembro de 2024, que traz os valores referentes à parcela deste mês do repasse da Assistência Financeira Complementar (AFC) da União para o cumprimento do Piso Nacional da Enfermagem a estados e municípios.

O repasse de setembro é de R$ 825.371.101,92, montante destinado aos entes federados para realizarem o pagamento do piso de trabalhadores da categoria.

O empenho e o repasse do Fundo Nacional de Saúde (FNS) deve ocorrer até o último dia útil de cada mês. De janeiro a setembro de 2024, o MS já repassou R$ 7.623.191.669,36 para a AFC da União.

A AFC da União é operacionalizada pelo ministério que, por intermédio de portarias, tem estabelecido critérios e procedimentos necessários para que estados, municípios e o DF, bem como entidades filantrópicas com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS) e que atendem ao Sistema Único de Saúde (SUS) , além das contratualizadas que atendam, no mínimo, 60% de seus pacientes pelo SUS cumpram o piso da enfermagem.

A pasta finalizou a Caravana do Piso Nacional da Enfermagem no início deste mês, depois de realizar encontros nos 26 estados e Distrito Federal.

Durante a trajetória pelo Brasil, foram reunidos quase 4 mil gestores e trabalhadores dos estados e municípios para um diálogo direto nos territórios sobre a AFC da União.

Por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), a caravana auxiliou no entendimento da gestão para viabilização do piso, que é direito da categoria.

Os encontros promoveram a qualificação do preenchimento dos dados nas planilhas a serem submetidas no InvestSUS, sistema utilizado pela gestão utiliza para fornecer informações sobre trabalhadores.

Mais informações sobre o piso da categoria estão disponíveis na página da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário