quarta-feira, 3 de julho de 2024

Em seis meses, mais de 200 condutores são presos pela Lei Seca no RN

 O Rio Grande do Norte registrou 220 prisões de condutores por embriaguez realizadas por meio de fiscalizações da Lei Seca no primeiro semestre deste ano.

O número supera o total registrado durante 12 meses dos anos de 2027 a 2021.

Os dados são do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) e foram divulgados nesta quarta-feira (3).

O levantamento aponta que o total de prisão nos primeiros seis meses deste ano supera em cinco vezes o total de 2021, quando 44 condutores foram encaminhados à delegacia por dirigirem embriagados.

Nos anos anteriores, os dados também apontam uma diferença significativa: 2017 (91); 2018 (79); 2019 (25); 2020 (34) e 2021 (44).

No comparativo aos dois últimos anos, por outro lado, os dados do primeiro semestre deste ano ainda não superaram os totais desse período.

Enquanto em 2022 foram efetivadas 254 prisões, em 2023 o número subiu para 477. Na avaliação do Major César, do CPRE/RN, apesar do alto número de registros, a fiscalização tem demonstrado resultados nos processos punitivos.

“Com o foco da fiscalização pautado em prisões e o consequente encaminhamento dos condutores embriagados à delegacia , percebemos , apesar do alto número de presos, uma diminuição em relação ao ano passado, evidenciando que a qualidade do processo punitivo que estamos adotando tem- se materializado na redução total de óbitos com fator alcoolemia decorrentes de sinistros de trânsito em Natal”, afirma.

O CPRE lembra que o crime de embriaguez ao volante é previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro e estipula pena de detenção, de seis meses a três anos, além de multa.

“As prisões de condutores embriagados são apontadas como o principal vetor para a mitigação dos óbitos decorrentes de acidentes de trânsito com fator alcoolemia na capital do Estado”, afirma o Comando.

 

Está Construindo ou Reformando seu imóvel? Então Visite o Armazém Dantas

 Pensou em construir ou reformar?

Visite o Armazém Dantas, onde preço e qualidade andam juntos.

Trabalhamos com madeiras Angelim Vermelho, madeira Uxí, no varejo e no atacado, com o melhor preço da região.

Oferecemos ainda lajes, portas, janelas, material elétrico, material hidráulico e ferros para sua construção.

Acompanhe-nos em nossas redes sociais @armazemdantas e faça seu pedido através do nosso Whatsapp (84) 9 9983 0609.

Aceitamos todos os cartões crédito e debito parcelando no valor de avista sem juros, pagamentos por PIX, link de cartões e boletos.

Entre em contato com a gente

 (84) 9 8896 5743            

(84) 9 9983 0609

Armazém Dantas – Armazém de Goba


“Operação Liberdade”: Polícia Civil desarticula ponto de drogas e prende “gerente” do tráfico em Pipa

 Policiais Civis da 103ª Delegacia de Polícia (DP) de Tibau do Sul deflagraram, nesta quarta-feira (03), mais uma fase da “Operação Liberdade”, que teve como intuito fechar um centro de armazenamento de drogas, conhecido também como “QG”, na praia de Pipa, em Tibau do Sul, litoral sul do Rio Grande do Norte.

Um homem, de 24 anos, considerado o “gerente do tráfico” na localidade foi preso em flagrante.

Durante a prisão, foram apreendidos significativos materiais ilícitos, incluindo 1.600 comprimidos de ecstasy, 52 tabletes de haxixe, cerca de dois quilos de cocaína pura, 500 gramas de flor boliviana, além de uma balança de precisão.

O valor estimado do material apreendido foi calculado em R$ 610 mil.

O suspeito foi conduzido à delegacia local, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e, posteriormente, ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. 


Homem preso na Operação Arcanjos do MP em condomínio foi liberado em audiência de custódia

 O homem de 41 anos, preso após a deflagração da Operação Arcanjo XII do Ministério Público, foi liberado na tarde de terça (02) em audiência de custódia.

O MP, com apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar, cumpriu mandado de busca e apreensão em condomínio de luxo em Mossoró.

“Na oportunidade foram apreendidos dispositivos de informática diversos e o órgão ministerial verificou o armazenamento de dados de imagens pornográficas de crianças e adolescentes e a Polícia Civil efetuou a prisão do autor”, informou a delegada Hívia Medeiros, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, DPCA.

Após a prisão, o suspeito passou por audiência de custódia e foi expedido alvará de soltura, com a liberação às 14h30.

O caso segue em investigação.



Homem morre afogado enquanto nadava em barragem do RN

Um afogamento foi registrado na última terça-feira (2) na zona rural de Caraúbas, região oeste do Rio Grande do Norte. A tragédia ocorreu na barragem de João Maria, localizada na região da Cachoeira.

A vítima foi identificada como Fransueldo, que teria se afogado enquanto nadava na barragem. 

O Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar o corpo de Fransueldo das águas.

A Polícia Militar esteve no local, isolando a área para facilitar os trabalhos das equipes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e da Polícia Civil, que foram chamadas para realizar os procedimentos de praxe e investigar as circunstâncias do afogamento.


Clínica Maria Teonas Vocação em Atender Bem!

 Na Clínica Maria Teonas você vai encontrar mais de trinta especialidades médicas, além de um atendimento todo especial e os melhores profissionais para cuidar de sua saúde.

Clínica Maria Teonas - Avenida Mauro Medeiros - Centro

Contatos: (84) 9 9936 1564

               9 9952 0263 

Clínica Maria Teonas - Vocação em Atender Bem! 


Acidente com dois carros e um caminhão deixa quatro feridos na Serra do Teixeira

 Um acidente entre um caminhão e dois carros deixou, pelo menos, quatro feridos, na tarde de terça-feira (2), na PB-262, trecho conhecido como ‘Apertado da Hora’, da Serra do Teixeira, na Região Metropolitana de Patos.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar, o caminhão que descia a serra carregado com móveis bateu na traseira de um Renault Kwid, de uma empresa que presta serviço a Cagepa, e na sequência atingiu um Volkswagen Gol, de cor vermelha.

Os ocupantes do Gol, levados para o hospital, dois estão na área verde e dois na vermelha.

Apesar da gravidade do acidente, onde o veículo que estavam ter sido esmagado pelo caminhão, eles não correm risco de morte.

O motorista do caminhão saiu ileso do sinistro. No Kwid não houve registro de feridos.

Os bombeiros ajudaram no resgate dos feridos que foram socorridos para o Hospital Regional de Patos.

Além da unidade do SAMU de Patos, as de Teixeira e São José do Bonfim também foram acionadas.


Conmebol assume erro em pênalti não marcado em Vini Jr. na Copa América

A Conmebol assumiu, nesta quarta-feira (3), que houve erro na não marcação do pênalti sobre Vini Jr. na partida entre Brasil e Colômbia. O jogo, válido pela terceira rodada do grupo D, acabou em 1 a 1.

Aos 42 minutos do primeiro tempo, Muñoz derrubou Vini Jr. na área. Mesmo após o VAR analisar o lance por quase dois minutos, o árbitro venezuelano Jesús Valenzuela viu contato normal e manteve a marcação de escanteio.

A entidade afirmou que o “defensor [Muñoz] não toca a bola, e, como produto da disputa, é produzido um contato imprudente para a ação. O árbitro não consegue observar a ação e deixa que o jogo continue”.

No fim, o áudio divulgado diz que “o VAR confirma, de maneira incorreta, a decisão original de campo”, admitindo o erro na não marcação da penalidade.

Brasil na Copa América

Com o resultado, o time de Dorival Jr. ficou no segundo lugar da chave e vai enfrentar o Uruguai no próximo sábado (6), às 22h, no Alliegiant Stadium, em Las Vegas. O confronto é válido pelas quartas de final da Copa América.

A Seleção não contará com Vinicius Junior, que recebeu o segundo amarelo e será desfalque na próxima partida.

CNN Brasil



Governo do RN suspende aulas em escola de Frutuoso Gomes após teto desabar em estudante

 Uma estudante ficou ferida após parte do teto da sala de aula da Escola Estadual Frutuoso Gomes desabar na manhã da terça-feira 2.

O incidente ocorreu por volta das 9h, durante uma aula do 4º ano do ensino fundamental. Após vistoria do Corpo de Bombeiros, a escola foi interditada por uma semana.

Segundo relatos, foi possível ouvir um barulho antes do teto desabar, permitindo que a maioria dos alunos deixassem a sala a tempo.

Uma estudante sofreu ferimentos no pé e foi atendida no Hospital Municipal Severina Carlos de Andrade, sendo liberada em seguida.

A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (Seec) divulgou nota informando que uma inspeção será realizada para identificar as causas do acidente.

A escola havia passado por uma reforma recentemente e, segundo a secretaria, “não apresentava danos estruturais”. A sala afetada terá o teto restaurado pela empresa responsável pela reforma, realizada há três anos. 


Domingão Tem Urano Fernandes no Recanto Verde - Barragem Boqueirão

 



Auxílio Reconstrução: 162 prefeituras não cadastraram famílias no RS

 O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) informa que, 162 prefeituras do Rio Grande do Sul ainda não cadastraram famílias desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes, para receberem o Auxílio Reconstrução do governo federal.

Este cadastramento feito pelas prefeituras é o primeiro passo para solicitar o benefício de R$ 5,1 mil, em parcela única, para ajudar os moradores na recuperação de bens perdidos no desastre climático.

O poder público municipal deve cadastrar pelo site oficial os dados das famílias residentes em áreas efetivamente atingidas pelas enchentes, que abandonaram suas casas, de forma temporária ou definitiva, nos municípios com reconhecimento da situação de calamidade ou emergência, devidamente reconhecido em portaria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

Os moradores do Rio Grande do Sul podem conferir, neste link se o município onde reside está na lista das 444 cidades aptas a fazerem os cadastros.

O prazo final para cadastro de novas famílias para receberem benefício foi prorrogado pelo governo federal e terminará no próximo dia 12.


MEC vai liberar recursos para escolas de cidades com contas pendentes

Uma nova resolução governamental assinada nesta quarta-feira (3), autoriza o Ministério da Educação (MEC) a liberar recursos do Programa Dinheiro Direito na Escola (PDDE) para estabelecimentos de ensino de cidades cuja prestação de contas pela prefeitura esteja pendente. Para entrar em vigor, a resolução precisa ser publicada no Diário Oficial da União. 

“Algumas escolas estão deixando de receber recursos por conta dessa situação”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana, ao anunciar a assinatura da resolução durante a 3ª Reunião Plenária do Conselho da Federação, colegiado formado por representantes dos governos federal, estaduais e municipais que esteve reunido no Palácio do Planalto, em Brasília.

Segundo Santana, há cerca de 264 mil processos de prestação de contas pendentes de análise no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Entre eles, alguns estão há mais de 15 anos tramitando.

“Já saiu prefeito, entrou outro prefeito, voltou [o primeiro], e a pendência continua lá. Devido a essas pendências, estávamos deixando de repassar às escolas de todo o país cerca de R$ 100 milhões [do PDDE]”, disse o ministro.

Santana explicou que, pela resolução, os atuais gestores de municípios com pendências que queiram receber os recursos do programa terão que protocolar uma representação junto ao Ministério Público Federal (MPF).


Supermercado Santo Antônio onde você economiza de verdade

 



Agricultura familiar terá R$ 76 bilhões para produção de alimentos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta quarta-feira (3), o Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025, com R$ 76 bilhões destinados ao crédito rural no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

valor é 6,2% superior ao anunciado na safra passada e o maior da série histórica.

“O plano safra exuberante pode não ser tudo que a gente precisa, mas é o melhor que a gente pode fazer”, disse Lula em discurso durante o evento no Palácio do Planalto.

O presidente garantiu que o governo vai cuidar para que os produtores não tenham prejuízo e disse que é preciso incentivar a produção para reduzir a inflação dos alimentos.

“[Os preços dos alimentos] aumentam em função de determinadas intempéries, quando tem seca, quando chove demais.

Então, a gente tem que incentivar as pessoas a plantarem o máximo possível e garantir que, na hora da colheita, a gente não vai deixar eles terem prejuízo porque plantaram demais.

O governo tem que garantir um pagamento correto pra que aquelas pessoas possam fazer os seus produtos chegaram no supermercado”, disse Lula.


Aneel vai paralisar atividades na nesta quinta-feira, com pressão por reajuste salarial

 A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que haverá a paralisação das atividades nesta quinta dia 4 de julho, em meio às discussões sobre reajuste salarial e recomposição da carreira do quadro de servidores das agências.

Por ora, não há previsão de estender esse protesto e a reunião da próxima terça-feira está mantida.

O Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) negocia reajuste salarial para diferentes categorias.

A próxima reunião da mesa de negociação com as agências reguladoras está marcada para o dia 11 de julho, às 16h.

Na última sexta-feira, em assembleia, o Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) decidiu pela paralisação nacional de 24 horas no próximo dia 4.

“Caso a proposta do governo seja novamente insatisfatória, a categoria se reunirá para deliberar os próximos passos, incluindo a possibilidade de uma greve”, disse o sindicato, em nota.

Logo, assim como a Aneel, outras agências devem paralisar as atividades por 24 horas.

No caso da agência reguladora, a sugestão do governo é um reajuste de 9% em 2025 e de 3,5% em 2026, considerado insuficiente pelo sindicato.


terça-feira, 2 de julho de 2024

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 170 milhões

 O concurso 2744 da Mega-Sena, realizado na noite desta terça-feira (2), no Espaço da Sorte, em São Paulo, não teve ganhador na faixa principal. Com isso, o prêmio acumulou e é estimado em R$ 170 milhões para o próximo sorteio, na quinta-feira (4).  

As seis dezenas sorteadas foram: 10 - 25 - 26 - 33 - 34 - 38.

A quina teve 102 bilhetes premiados, e cada um receberá R$ 54.826,38. Os 8.310 acertadores da quadra terão o prêmio de R$ 961,37 cada.

Para o próximo concurso da Mega-Sena, as apostas podem ser feitas até às 19h (horário de Brasília) pelo aplicativo Loterias Caixa e no portal Loterias Caixa.

O jogo também pode ser feito nas casas lotéricas de todo o país. A aposta simples, com seis números marcados, custa R$ 5.




Magno Edificações

 


Condutor é sentenciado por dirigir alcoolizado em Jardim de Piranhas

A Vara Única de Jardim de Piranhas sentenciou um cidadão que conduziu um automóvel, após a ingestão de bebida alcoólica, colocando em risco a segurança da população do município.

Nesse ato, o réu foi condenado a sete meses de detenção, em regime semiaberto e ao pagamento de 12 dias-multa e proibição ao direito de dirigir por seis meses.

Conforme consta no processo, em agosto de 2022, o acusado estava dirigindo em uma das vias públicas de Jardim de Piranhas, quando “policiais militares que realizavam patrulhamento de rotina foram acionados por populares acerca da prática de direção perigosa no bairro Centro”.

Em seguida, o réu foi abordado pelos policiais, mas se negou a realizar o teste de alcoolemia e em decorrência disso “foi lavrado um Termo de Constatação de Embriaguez”.

Nesse termo foi apontado que o condutor apresentava sinais de embriaguez em seu comportamento, tais como “dificuldade no equilíbrio, sonolência, olhos vermelhos e odor de álcool no hálito”. 


Polícia Civil resgata quatro cães em situação precária na Zona Leste de Natal

 Policiais civis da Delegacia Especializada de Defesa ao Meio Ambiente e Assistência ao Turista (DEMAATUR) resgataram, na manhã desta terça-feira (02), quatro cães que estavam vivendo em um local inapropriado em uma residência localizada no bairro Barro Vermelho, na Zona Leste de Natal.

De acordo com as investigações, no local do resgate não havia água ou alimentos para os cães fêmeas, que eram uma Pitbull e três vira-latas.

O dono da residência, um homem de 27 anos, foi conduzido à Delegacia para os procedimentos cabíveis.

Os cães ficarão sob os cuidados de uma ONG até que a Justiça determine um novo destino para os animais.


Carro descontrolado invade estacionamento e por pouco não atropela casal no RN

Um casal teve um verdadeiro "livramento" na noite de segunda-feira (1º), em Ceará-Mirim. Homem e a mulher estavam sentados em bases de concreto em frente a um estabelecimento comercial, quando um veículo em altíssima velocidade invadiu o local e se chocou violentamente contra os "bancos". 

O casal saiu totalmente ileso e câmeras de segurança do local registraram o acidente. 

Ainda não se sabe o que causou a perda do controle do veículo. 



Domingão Tem Urano Fernandes no Recanto Verde - Barragem Boqueirão

 


MEC institui Enade das Licenciaturas para futuros docentes

O Ministério da Educação (MEC) instituiu o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes das Licenciaturas (Enade das Licenciaturas) específico para avaliar os cursos que formam professores para atuar no ensino básico. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da segunda-feira (1º).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que a reformulação da avaliação para esses cursos já vale para a edição deste ano e terá maior foco na análise das competências dos docentes do que nos conteúdos disciplinares de cada curso.

Na primeira edição do Enade das Licenciaturas, as principais mudanças são no formato das provas e nas matrizes de referência de cada área de avaliação das provas.

Além do desempenho acadêmico dos estudantes, o Enade também avaliará as habilidades adquiridas pelos estudantes de licenciaturas, a partir das práticas desenvolvidas nos estágios supervisionados obrigatórios.

O Inep estima que mais de 370 mil estudantes de todo o país participem do Enade 2024. As datas das provas ainda serão publicadas em edital específico.


Clínica Maria Teonas Vocação em Atender Bem!

 Na Clínica Maria Teonas você vai encontrar mais de trinta especialidades médicas, além de um atendimento todo especial e os melhores profissionais para cuidar de sua saúde.

Clínica Maria Teonas - Avenida Mauro Medeiros - Centro

Contatos: (84) 9 9936 1564

               9 9952 0263 

Clínica Maria Teonas - Vocação em Atender Bem! 


Inscrições para programa Mais Médicos vão até sábado

 Abertas nesta terça-feira (2), as inscrições para o novo edital do Programa Mais Médicos vão até as 18h de sábado (dia 6). Estão previstas 3.184 vagas em mais de 1,5 mil cidades brasileiras. Não há cobrança de taxa.

Pela primeira vez, o governo vai disponibilizar vagas no regime de cotas para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas.

O cálculo do Ministério da Saúde é que o programa beneficie mais de 10,6 milhões de pessoas com prestação serviços na rede pública. 

Segundo o ministério, os médicos serão alocados em “regiões prioritárias e de vulnerabilidade social”.

Os profissionais vão atuar no primeiro atendimento realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são responsáveis pelo acompanhamento da situação de saúde da população, prevenção e redução de agravos.

“Preencher os vazios assistenciais que, desde 2018, deixaram de ser atendidos é uma forma de resgatar o direito e o acesso da população à saúde”, apontou o governo em publicação. 


 

Dengue: Minas Gerais decreta fim da emergência em saúde pública

 Após mais de cinco meses da pior epidemia de dengue já registrada no estado, o governo de Minas Gerais declarou o fim da situação de emergência em saúde pública provocada por arboviroses. Em março, o estado chegou a responder por praticamente um em cada três casos prováveis de dengue contabilizados em todo o país.

Mesmo com a melhora no cenário epidemiológico, Minas Gerais segue em primeiro lugar no ranking de números absolutos, com 1.655.210 casos prováveis da doença desde janeiro. 

O estado registra ainda o segundo maior coeficiente de incidência do país – 8.059 casos para cada 100 mil habitantes, atrás apenas do Distrito Federal, com índice de 9.628.

De acordo com o Painel de Monitoramento de Arboviroses, Minas Gerais já confirmou 753 mortes por dengue este ano.

Há ainda 735 óbitos em investigação para a doença. A letalidade entre casos graves, em território mineiro, é de 5,82.

A maioria dos casos foi registrado entre mulheres (55,8%) e a faixa etária mais afetada pela doença é dos 20 aos 29 anos.


Mais de 268 mil famílias se habilitam ao Auxílio Reconstrução no RS

 O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) divulgou que 268.878 famílias de desabrigados no Rio Grande do Sul estão habilitadas para receberem o Auxílio Reconstrução, de R$ 5.100.

O valor único ajudará moradores de áreas atingidas por chuvas volumosas e enchentes, entre abril e maio deste ano, no estado, no enfrentamento à situação de calamidade.

A partir da habilitação, o responsável pela família deve confirmar seus dados cadastrados pela prefeitura no site do programa do governo federal. Até a segunda-feira (1º), 256 mil famílias já validaram o registro.

O ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, comemorou na rede social X a marca de mais de 250 mil famílias que podem receber o apoio financeiro, e apontou para quem tem direito.

“Todas as pessoas que residem nas áreas alagadas e tiveram suas casas atingidas têm direito a receber esse auxílio. É nesse sentido que nós estamos trabalhando”, escreveu.

Ao todo, as prefeituras gaúchas cadastraram 597.746 famílias. Desse montante, 253.486 ainda estão em análise.

De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), esses cadastros apresentam algum problema no registro, que pode ser no CPF, no endereço informado ou porque ainda demandam uma verificação em campo.

As prefeituras gaúchas tiveram o prazo estendido até o próximo dia 12 para incluir novas famílias residentes em área atingida pelas enchentes no cadastro para que recebam o auxílio de R$ 5,1 mil para cada família.