sexta-feira, 24 de maio de 2024

Efetivo Policial da Companhia de Parelhas irá intensificar fiscalização do Trânsito a partir da próxima semana

 A partir da próxima segunda-feira, todo o efetivo da 11ª Companhia de Polícia Militar de Parelhas, sob o comando do MAJ. Mycael Campos, intensificará a fiscalização de trânsito, coibindo menores condutores ao volante.


Para os pais de adolescentes, é crucial estar ciente da ilegalidade e dos perigos de permitir que um jovem dirija sem carteira de habilitação. Esta prática, infelizmente comum, não só coloca em risco a vida do menor e de outros, mas também implica sérias consequências legais para os responsáveis.

Multa por Dirigir Sendo Menor de Idade: Atualizações 2024
Quando um menor é flagrado dirigindo, ele se enquadra em duas categorias conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

Abordagem por Autoridade de Trânsito: Se o menor for abordado dirigindo sem habilitação, comete uma infração administrativa.

Embora não constitua um crime, a ação viola a legislação que proíbe a condução de veículo sem habilitação.

Condução Perigosa e Acidentes: Se o menor estiver dirigindo de maneira perigosa ou se envolver em um acidente, isso pode resultar em implicações criminais.

Conforme o Art. 309 do CTB, dirigir sem habilitação, causando perigo de dano, pode acarretar em detenção de seis meses a um ano ou multa.

Penalidades e Multas (2024):
Independentemente da situação, o condutor menor de idade será autuado. O veículo será removido para um pátio conforme o Art. 262 do CTB.

O responsável pelo menor enfrentará uma infração gravíssima, com multas e apreensão do veículo, como descrito no Artigo 162 do CTB.

Em casos de acidentes ou condução perigosa, aplica-se também o Artigo 164 do CTB. Além das penalidades do Artigo 162, o menor será encaminhado ao conselho tutelar. O proprietário do veículo, que permitiu a condução proibida, será indiciado independentemente da ocorrência de acidentes.

As multas para essas infrações em 2024 são de R$ 88,41 cada, além de taxas de guincho e diárias de pátio.

Prevenção e Conscientização: Um Dever dos Pais

"POLÍCIA MILITAR"

"SERVIR E PROTEGER"



Nenhum comentário:

Postar um comentário