Os itinerários formativos previstos na Política Nacional do Ensino Médio não devem ser objeto de avaliação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A avaliação é do diretor
de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Rubens Lacerda, que participou nesta
quinta-feira (18) de audiência pública na Comissão de Educação do Senado para
debater o PL 5.230/2023, que prevê a nova reforma do ensino médio.
Para Lacerda, o Enem não é
o melhor lugar para avaliar os itinerários formativos, pois isso resultaria em
um engessamento dessa parte do currículo.
“O Enem é um exame
padronizado, então é impossível que o Inep se adapte ao itinerário formativo.
Na prática, o itinerário formativo é que vai ter que se adaptar ao Enem, é isso
que nós queremos como sociedade, como política pública? Eu imagino que não”,
questionou.
Segundo ele, é mais adequado que as próprias escolas, as redes municipais e estaduais façam as suas avaliações formativas com relação a essa parte do novo ensino médio. “Isso garante a flexibilidade que é a proposta de todo o debate do ensino médio”, completou.
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