De acordo com a Receita Federal, o crédito bancário para 358.737
contribuintes será realizado no dia 30 de novembro, no valor total de R$
762.906.928,68.
Desse total, R$ 524.811.239,34 referem-se aos que têm prioridade, sendo
5.774 idosos acima de 80 anos, 58.060 entre 60 e 79 anos, e 6.654 contribuintes
com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
Também estão na lista de prioridades: 14.863 contribuintes cuja maior
fonte de renda seja o magistério e, por fim, 129.019 que não possuem prioridade
legal, mas por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por
receber a restituição via PIX. Foram contemplados ainda 144.367 contribuintes
não prioritários.
Como
acessar
Para saber se a restituição está disponível, a pessoa deve acessar a
página da Receita na internet, clicar
em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a
Restituição".
A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço,
permitindo consulta simplificada ou consulta completa da situação da
declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode
retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam
equivocadas.
O órgão disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que
possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações
sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma
inscrição no CPF.
Crédito
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na
Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.
Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta
informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até
1 (um) ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma
simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço ou ligando para a Central de
Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001
(demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para
deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1
(um) ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da
Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto
de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede
bancária".
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