Consumidores que
tiverem dúvidas quanto ao valor cobrado na conta de luz após o fim do período
de autoleitura de seus medidores podem procurar o Instituto Brasileiro de
Defesa do Consumidor (Idec) para buscar explicações sobre a medida adotada pela
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O Idec está esclarecendo aos
consumidores como vem sendo feita a cobrança para quem não fez a autoleitura e
consumiu acima da média nos últimos meses. Assim é possível constatar o erro
exato do valor para então fazer a reclamação.
A autoleitura foi uma
das medidas adotadas pelas distribuidoras de energia elétrica para apurar o
consumo de energia dos clientes nos meses de abril, maio e junho, para que os
funcionários deixassem de ir aos endereços fazer a leitura como forma de
prevenção e proteção contra o novo coronavírus.
Dessa forma o próprio
consumidor anotava os dados registrados no relógio e enviava para à
distribuidora. A medida foi autorizada pela Aneel, no dia 24 de março.
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