terça-feira, 18 de setembro de 2012

Celular lidera ranking de queixas dos consumidores não atendidas


As reclamações de consumidores por defeitos com aparelhos celulares lideraram a lista das queixas menos atendidas pelas empresas em 2011.

A informação foi divulgada pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon), por meio do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas.

O cadastro reúne as reclamações feitas aos Procons, consideradas fundamentadas pelo órgão, mas que não são solucionadas pelas empresas.
O produto que mais deixou os clientes insatisfeitos foi o aparelho celular, que respondeu por 14% das reclamações, seguido pelos produtos de informática e pela linha branca de eletrodomésticos (geladeira, fogão, máquina de lavar), cada um com 6,8%.
A Senacon publicou ainda a lista das empresas com maior número de reclamações dos consumidores em 2011.
A Senacon publicou ainda a lista das empresas com maior número de reclamações dos consumidores em 2011.
 Os principais defeitos apontados pelos consumidores são cobranças indevidas (28,1%), garantia (24%), vícios ou má qualidade de produto ou serviço (18,9%). 




Tratam-se de solicitações que viraram processos administrativos. 
No cadastro, são registradas queixas sobre produtos, assuntos financeiros, serviços essenciais, serviços privados, saúde, habitação e alimentos.
A empresa de telefonia celular e fixa Oi, com quase sete mil queixas, liderou o ranking. A empresa de eletrônicos LG e a operadora Claro vieram na sequência.
Do total, foram 153.094 reclamações registradas pelos Procons no ano passado contra 19 mil empresas, sendo que 36,9% não foram atendidas.

Agência Brasil

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