As reclamações de consumidores por defeitos com
aparelhos celulares lideraram a lista das queixas menos atendidas pelas empresas
em 2011.
A informação foi divulgada pela Secretaria Nacional
do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon), por meio do Cadastro Nacional
de Reclamações Fundamentadas.
O cadastro reúne as reclamações feitas aos Procons, consideradas fundamentadas pelo órgão, mas que não são solucionadas pelas empresas.
O produto que mais deixou os clientes insatisfeitos foi o aparelho celular, que respondeu por 14% das reclamações, seguido pelos produtos de informática e pela linha branca de eletrodomésticos (geladeira, fogão, máquina de lavar), cada um com 6,8%.
A Senacon publicou ainda a lista das empresas com maior número de reclamações dos consumidores em 2011.
A Senacon publicou ainda a lista das empresas com maior número de reclamações dos consumidores em 2011.
Os principais defeitos apontados pelos consumidores são cobranças indevidas (28,1%), garantia (24%), vícios ou má qualidade de produto ou serviço (18,9%).
Tratam-se de solicitações que viraram processos
administrativos.
No cadastro, são registradas queixas sobre produtos, assuntos
financeiros, serviços essenciais, serviços privados, saúde, habitação e
alimentos.
A empresa de telefonia celular e fixa Oi, com quase
sete mil queixas, liderou o ranking. A empresa de eletrônicos LG e a operadora
Claro vieram na sequência.
Do total, foram 153.094 reclamações registradas pelos Procons no ano passado
contra 19 mil empresas, sendo que 36,9% não foram atendidas.
Agência Brasil
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