quarta-feira, 8 de maio de 2024

Expectativas para o agronegócio são boas com RN livre da Aftosa

 

O Rio Grande do Norte alcançou o status de estado livre da Febre Aftosa sem vacinação.

O reconhecimento veio por meio de publicação de portaria do Ministério da Agricultura e Agropecuária (Mapa) e gera boas perspectivas para o setor, segundo o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), Guilherme Saldanha.

A certificação sanitária, na prática, vai encerrar a aplicação de vacina nos animais, que não têm registro da doença no Estado há mais de 20 anos.

“O Brasil vem trabalhando há cerca de 20 anos nesse programa nacional de erradicação da febre aftosa, e o último bloco que faltava ser reconhecido era o de cinco estados do Nordeste.

Então, para a gente é de fundamental importância esse reconhecimento, porque ficaríamos nós isolados, sem poder, que animais de outros estados já livres, sem vacinação, entrassem nesse bloco e nem os daqui poderiam viajar para outros estados nessa mesma condição.

O Rio Grande do Norte tem um rebanho que não é tão grande, algo em torno de 1,2 milhão de cabeças de bovinos, e nós temos uma qualidade genética fantástica. E o não reconhecimento causaria um prejuízo muito grande aos criadores de gados de seleção”, disse o titular da Sape.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário