A estratégia tem como objetivo implementar programas e ações para a
recuperação das aprendizagens e o enfrentamento da evasão e do abandono escolar
na educação básica. O projeto foi desenvolvido a partir da escuta ativa
realizada nos Encontros de Coordenação Regional, dos estudos e experiências
internacionais e nacionais.
O decreto foi publicado no mesmo dia em que o ministro da Educação,
Victor Godoy, apresentou, em Londres, o plano em um painel no Fórum Mundial da
Educação a autoridades da área de vários países.
“O decreto traz esperanças para a recuperação daquelas crianças que
sofreram tanto com os impactos da pandemia pelas deficiências do nosso sistema
educacional. Essa política consolida o trabalho de mais de dois anos de esforço
concentrado das nossas equipes e de uma série de ações específicas concretas
para a recuperação dessas aprendizagens. Esse trabalho será feito em conjunto
com estados e municípios e abrangerá toda a educação básica brasileira”,
destacou o ministro.
Índices
de evasão
A lista de metas da política é extensa. Entre as principais, figuram
elevar a frequência escolar e reduzir índices de evasão e de abandono escolar;
desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem para o avanço do desempenho e
da promoção escolar; diminuir a distorção idade-série por meio do monitoramento
da trajetória escolar; promover a coordenação de ações para o enfrentamento do
abandono escolar e recuperação das aprendizagens; e aumentar a resiliência dos
sistemas de ensino por meio da implementação de ações e programas de ampliação
da capacidade técnica e da infraestrutura das redes para responder a situações
de crise.
Também estão entre os objetivos principais contribuir para a consecução
das metas e das estratégias estabelecidas no Plano Nacional de Educação e nos
planos de educação estaduais, municipais e distrital; e fortalecer a
formação dos profissionais do magistério no que diz respeito ao diagnóstico de
lacunas nos processos de ensino e aprendizagem.
A partir da aplicação do plano, o MEC pretende promover
"intervenções eficazes e tempestivas no âmbito da atenção individualizada
aos discentes [alunos], além de incentivar a formação para o uso pedagógico de
conteúdos digitais".
Novas
tecnologias
As novas tecnologias também estão entre as preocupações do plano. Nesse
sentido, a ideia é instituir o Ecossistema de Inovação e Soluções Educacionais
Digitais, sob gestão do Ministério da Educação, como plataforma para captação,
divulgação e disseminação de soluções tecnológicas voltadas à recuperação das
aprendizagens e ao enfrentamento da evasão e do abandono escolar na educação
básica, além da potencialização de novas formas e experiências de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário