terça-feira, 23 de outubro de 2018

Caern alerta para baixo nível dos reservatórios potiguares

As chuvas insuficientes para encher os reservatórios no inverno de 2018 provocam, neste período do ano, dificuldade de abastecimento em alguns municípios atendidos pela (Caern). As regiões do Oeste, Alto Oeste e Seridó foram as mais afetadas pela crise hídrica.

A Caern orienta que a população faça o uso racional da água disponível, principalmente, porque os estudos apontam que há uma atuação do El Niño, que prejudicará o inverno de 2019 e nesta terça-feira (23), a Caern divulgou informações sobre a situação de cada região mais afetada.

Atualmente, a Barragem Armando Ribeiro está com 24,32% de sua capacidade total de acordo com o (Igarn). 
Entretanto, a equipe da Caern já fez uma mudança no local de captação de água porque o volume reduziu. A cidade de Tenente Ananias está fora da situação de colapso.

Na Região do Seridó
Em Caicó, a Caern deixou de captar água, esta semana, pelo açude Itans e está fazendo a captação no rio Piranhas-Açu, em Jardim de Piranhas, com o transporte de água pela adutora Manoel Torres.

O Itans que está com 5,27% de sua capacidade ficará como reserva técnica.
Na Região do Seridó a cidade de Cruzeta está em colapso, sendo atendida por carro pipa, e as cidades de Ouro Branco e São José do Seridó estão com abastecimento parcial porque os poços tiveram redução de vazão.

As prefeituras de Ouro Branco e São José do Seridó estão fazendo o abastecimento por carro pipa das áreas que a Caern não está conseguindo abastecer.

Para atender as cidades de Currais Novos, Acari, Bodó, Cerro-Corá, Florânia, Lagoa Nova, Tenente Laurentino Cruz, São Vicente e Jucurutu, que são abastecidas pelo Sistema Produtor Integrado Serra de Santana, a Caern precisou realocar o ponto de captação na Barragem Armando Ribeiro, afastando 3km do ponto anterior.

Portal no ar 


Nenhum comentário:

Postar um comentário