terça-feira, 26 de julho de 2016

“Não permitiremos que os presos desmoralizem o Estado”, diz secretário de Justiça


A Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejuc) retirou nesta segunda-feira (25), ventiladores, rádios e televisões do pavilhão 2 do Presídio Estadual de Parnamirim (PEP), na Grande Natal.

Segundo o secretário Walber Virgolino, a medida não vai atingir todo o sistema, será destinada apenas aos presos de mau comportamento e aqueles que tiverem tentado fugir das unidades.

Atualmente, os apenados de bom comportamento têm o “direito” de utilizar os equipamentos dentro dos presídios. Apesar de não concordar com as regalias, o titular da Sejuc acredita que é difícil retirar os benefícios que os presos já recebem há algum tempo.

“Eu não concordo com isso, mas uma vez concedida à regalia, é muito difícil retirar se o preso não apresentar mau comportamento”, argumenta.
Devido às tentativas de fugas e a indisciplina dos internos, a Sejuc retirou os equipamentos do pavilhão 2 da unidade. 

“Os objetos foram retirados como punição pelo mau comportamento e sucessivas tentativas de fugas dos presos do pavilhão 2 da unidade. Toda semana encontramos escavações de túneis no local”, afirmou Virgolino.

Ainda de acordo com o secretário, os equipamentos que tiverem nota fiscal serão devolvidos para as famílias dos presos. O restante, no entanto, devem ser doados para instituições de caridade, escolas ou creches.

O fim das regalias poderá acontecer também em outras unidades prisionais do Estado. Mas, isso só irá ocorrer caso os presos voltem a se rebelar e tentar fugir dos presídios. “É uma medida que vai acontecer de forma gradativa. Contudo, as outras unidades só serão atingidas se os presos tiverem apresentando maus comportamentos”, concluiu.

Rafael Araújo


Nenhum comentário:

Postar um comentário