quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Carnaval termina com 1,6 mil ocorrências, 23 mortos e 189 pessoas presas no estado


Das primeiras horas de sexta-feira (08) até as 6h da manhã desta, quarta-feira (13) de Cinzas, foram registrados 1.635 ocorrências policiais, 23 homicídios, 189 presos em flagrante, apreensão de maconha e crack e 850 testes de bafômetros realizados, com 69 autuados e 55 detidos por dirigir embriagado, em todo o Rio Grande do Norte.
Esse foi o saldo da Operação Carnaval, realizada em conjunto pelos principais órgãos de Segurança Pública do Rio Grande do Norte e apresentada à imprensa nesta Quinta. Após o término da operação, foram registradas mais seis mortes no Estado.
Para o secretário estadual de segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Aldair da Rocha, o Carnaval 2013 pode ser considerado tranquilo, com reduções nos números de ocorrências policiais e atendimentos médicos e de urgência e emergência realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O balanço apresentado pela Polícia Militar mostrou que 23 pessoas foram assassinadas em todo o Estado, sendo 12 apenas na Capital, no período citado.
No entanto, segundo o comandante geral da corporação, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, apenas uma morte foi diretamente relacionada aos festejos de Momo. As demais foram de pessoas envolvidas com algum tipo de crime, em especial, o tráfico de drogas.
“Somente essa, de um rapaz esfaqueado por um casal (que foi preso em flagrante) durante uma festa em Macau, é que podemos afirmar que foi uma morte relacionada ao Carnaval.
Araújo disse ainda que foram feitas apreensões de 14 armas de fogo, sendo nove no interior e quatro na Região Metropolitana de Natal, incluindo uma pistola calibre 380 que estava em poder de um morador do bairro de Nova Parnamirim.
Ele foi flagrado com o artefato após ter sido denunciado por vizinhos por violência doméstica.
Já as apreensões de drogas aumentaram em 79%, com relação ao mesmo período de 2012.
Este ano, foram retiradas de circulação 252 pedras de crack, 30 gramas do entorpecente e uma pedra de tamanho médio, além de 352 gramas de maconha. “As apreensões efetuadas  dias antes do Carnaval ajudaram a diminuir a quantidade traficada no Estado”, relatou o comandante Araújo.
Portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário