A partir das 10h de hoje (23), o contribuinte que entregou a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física até meados de maio poderá saber se acertou as contas com o Leão. A Receita Federal liberará a consulta ao terceiro dos cinco lotes de restituição de 2021.
Esse será o maior lote de restituição da história em número de
contribuintes. Ao todo, 5.068.200 contribuintes receberão R$ 5,8 bilhões. Do
total, 4.913.343 contribuintes entregaram a declaração até 18 de maio.
O restante tem prioridade legal, sendo 13.985 contribuintes idosos acima
de 80 anos, 95.298 contribuintes entre 60 e 79 anos, 8.987 contribuintes com
alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 36.616 contribuintes
cuja maior fonte de renda seja o magistério.
O dinheiro será pago em 30 de julho. A consulta pode ser feita
na página da Receita
Federal da internet. Basta o contribuinte clicar no campo Meu Imposto de
Renda e, em seguida, Consultar Restituição. A consulta também pode ser
feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos
sistemas Android e iOS.
A consulta no site permite a verificação de eventuais pendências que
impeçam o pagamento da restituição – como inclusão na malha fina. Caso uma ou
mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma
declaração retificadora e esperar os próximos lotes.
Calendário
Inicialmente previsto para terminar em 30 de abril, o prazo de
entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física foi encerrado
em 31 de maio por causa da segunda onda da pandemia de
covid-19. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi
mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último
dia útil de cada mês.
A restituição será depositada na conta bancária informada na Declaração
de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, como no
caso de conta informada desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate
por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores de forma
simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB
por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais
localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para
deficientes auditivos).
Edição: Maria Claudia
Nenhum comentário:
Postar um comentário